Validação com SQL PHP?

,

Estou precisando fazer uma validação em um arquivo PHP, onde tenho q pegar o valor de uma SQL, onde caso tenha algo inserido na tabela, ele ignore um INSERT e estou tomando os erros abaixo

PHP Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, null given in /root/config-user.php on line 31

PHP Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, object given in /root/config-user.php on line 30

o script é esse, a conexão possui algumas variáveis de ambiente, porém não entendo nada de PHP e precisa fazer essa validação .

$db = new DB('mysqli',$DB_ADDRESS,$DB_USER, html_entity_decode($DB_PASS, ENT_QUOTES, 'UTF-8'), $DB_NAME, '3306');


$result = mysql_query($db, "select * from $DB_NAME.user");
 if(mysql_num_rows($result) > 0):
    echo "Roll already exists!";
else:
    $db->query("INSERT INTO `" . '' . "user` SET user_id = '1', user_group_id = '1', username = '" . $db->escape($username) . "', salt = '" . $db->escape($salt) . "', password = '" . $db->escape(sha1($salt . sha1($salt . sha1($password)))) . "', firstname = 'John', lastname = 'Doe', email = '" . $db->escape($email) . "', status = '1', date_added = NOW()");

endif;

Para obter o retorno da query é mais ou menos assim:

$stmt = $db->prepare($sql);
$stmt->execute();
if ($row = $stmt->fetch(PDO::FETCH_OBJ)) {
  var_dump($row);
  // exemplo: $nome = $row->nome;
}
$db = null;