até agora vcs não disseram qts recursos devo alocar para criar um framework.
Bem, levando-se em consideração um framework de 5000PF, coloque 5000 desenvolvedores seniors, um pra cada ponto de função e vc acabará o framework em 2 dias, um pra desenvolver e outro pra testar… tem grana pra isso?!? Não??? Ah, então contrate quantos vc conseguir e especifique o tempo… mas ainda acho que o tempo irá guiar quantas pessoas vc precisará…
Isso vai depender do escopo do seu framework, da capacidade técnica da sua equipe e de quantas horas você vai alocar cada recurso.
Bem, levando-se em consideração um framework de 5000PF, coloque 5000 desenvolvedores seniors, um pra cada ponto de função e vc acabará o framework em 2 dias, um pra desenvolver e outro pra testar… tem grana pra isso?!? Não??? Ah, então contrate quantos vc conseguir e especifique o tempo… mas ainda acho que o tempo irá guiar quantas pessoas vc precisará…[/quote]
na verdade…eu estava pensando em fazer eu mesmo nas horas livres.
Cara, antes de sair criando, você precisa definir o escopo do framework, como o ViniGodoy falou. Qual necessidade ele vai resolver? Os recursos que ele conterá serão baseados nessa resposta.
Uma vez definido o problema, pesquise para ver se já não existe algum que o resolva. Caso exista, veja se a sua idéia pode resolver o problema de uma forma mais otimizada ou inovadora. Depois pense seriamente em contribuir para este framework já existente, implementando a idéia. Se após essas questões você ainda tiver decidido a fazer o framework, leve o projeto a sério! Nada de ficar desenvolvendo “sozinho nas horas vagas”, provavelmente assim ele nem chegará à sua primeira versão de produção.
Agora se a finalidade for aprendizado, aí já são outros 500…
Bem, levando-se em consideração um framework de 5000PF, coloque 5000 desenvolvedores seniors, um pra cada ponto de função e vc acabará o framework em 2 dias, um pra desenvolver e outro pra testar… tem grana pra isso?!? Não??? Ah, então contrate quantos vc conseguir e especifique o tempo… mas ainda acho que o tempo irá guiar quantas pessoas vc precisará…[/quote]
na verdade…eu estava pensando em fazer eu mesmo nas horas livres.[/quote]
Pelo amor dos ETs amigos, customize um já existe ou melhor ainda, colabore e faça alterações a um framework que se assemelha mais aquilo que precisa.
Voce que nao quis ouvir 
Primeiro que nao se aloca ‘recursos’. Recurso eh impressora, telefone e lousa. Voce aloca pessoas. Mas voce nao aloca pessoas pra fazer um framework.
Pra comeco de conversa, vc nao faz um framework. Voce faz um projeto que resolve um problema de negocio, e dai sim extrai um framework dali, baseando-se em generalizacoes da aplicacao desenvolvida. Uma aplicacao real, que resolve um problema de verdade e economiza/faz dinheiro aparecer na conta da sua empresa/cliente no fim do mes.
Se vc fizer um framework so pq acha bonito fazer um framework, faca a todos nos um favor e nao o divulgue, a menos que ele tenha algo realmente inovador a oferecer. Em outras palavras, se eu consigo fazer a mesma coisa que o seu framework faz no Spring, eh bom que o seu framework me ofereca tanta, mas TANTA conveniencia, que eu va querer migrar ou usa-lo na minha proxima app. Nao eh o caso do Mentawai, por exemplo*.
- saoj, finja que vc nao leu esse ultimo paragrafo e nao comece outra discussao sobre o Mentawai onde ela nao eh bem-vinda
na verdade…eu estava pensando em fazer eu mesmo nas horas livres.[/quote]
Pelo amor dos ETs amigos, customize um já existe ou melhor ainda, colabore e faça alterações a um framework que se assemelha mais aquilo que precisa.[/quote]
Lembrei daquela piada dos programadores e dragões:
Existe um possível problema…
frameworks geralmente são GNU/GPL né?
Então não podem ser incluídos em softwares web pagos pq senão o software que a empresa desenvolver tem que se adaptar à licença. É o meu caso aqui, por isso estou na busca de aprender como desenvolver um framework próprio.
Abraços.
bY,
Max
[quote=shiroi2003]Existe um possível problema…
Então não podem ser incluídos em softwares web pagos pq senão o software que a empresa desenvolver tem que se adaptar à licença. É o meu caso aqui, por isso estou na busca de aprender como desenvolver um framework próprio.
Abraços.
bY,
Max[/quote]
Mas ai é querer demais neh, vc usar um framework gpl quase que totalmente ou em parte… e ainda querer ganhar dinheiro com isso.
Olá
[quote=shiroi2003]Existe um possível problema…
Então não podem ser incluídos em softwares web pagos …[/quote]
Não é bem assim. Primeiro que nem todos tem a mesma licença e mesmo que fosse isto nunca foi impedimento. Nos casos em que é assim você não pode incluir dentro da distribuição do seu produto mas nada impede que o instalador do seu produto instale o que for GPL.
Acho muito bom desenvolver um framework com intuito de aprendizado. Acho péssimo fazer da sua tentativa de aprendizado um padrão dentro da empresa ou a base do seu produto.
[]s
Luca
citei esse ponto apenas porque trabalho em uma empresa que faz softwares PAGOS, e infelizmente não é um critério que eu tenho que definir, o fato de lucrar com isso ou não… a minha única opção é desenvolver um framework próprio considerando que a empresa não permite o uso dos prontos por causa da licença.
inclusive queria perguntar se alguem tem uma dica legal sobre um “tutorial” de como criar seu próprio framework, tô apanhando que nem criança pequena pra isso…
valeu,
abraço
bY,
Max
eu tb gostaria de um tutorial…
Olá
Comece pelo estudo das licenças e ensine para seu chefe que há muita coisa boa inteiramente livre para ele fazer o que bem quiser, inclusive revender.
E como eu disse antes: mesmo que sua empresa faça questão de usar algo GPL, como o MySQL por exemplo, não há nenhum impedimento legal de que seu sistema funcione com ele e que na hora da instalação um script baixe, instale e configure para sua aplicação.
[]s
Luca
[quote=Luca]Olá
Comece pelo estudo das licenças e ensine para seu chefe que há muita coisa boa inteiramente livre para ele fazer o que bem quiser, inclusive revender.
E como eu disse antes: mesmo que sua empresa faça questão de usar algo GPL, como o MySQL por exemplo, não há nenhum impedimento legal de que seu sistema funcione com ele e que na hora da instalação um script baixe, instale e configure para sua aplicação.
[]s
Luca[/quote]
Não. O que eu disse foi o seguinte, poder usar? PODE.
no caso da GNU/GPL por exemplo o software tem que ser distribuído além de vendido, sendo que aqui no caso é Marketing Multinível… são softwares muito grandes que usamos POSTGRESQL + PHP + MVC, e não pode constar algo com licença GNU/GPL ex:. phpboleto
etc…
valeu
Olá
Sim, o mundo não é só GPL. Há muitas outras licenças menos impeditivas.
[]s
Luca
[quote=Luca]Olá
Sim, o mundo não é só GPL. Há muitas outras licenças menos impeditivas.
[]s
Luca[/quote]
independente…
o software tem que agregar à licença né?
licença do framework menos impeditivo, licença do software tb =\
Abraço
bY,
Max
olá
Errado. Há muita coisa absolutamente livre por aí. Acho que a maior parte do que existe open source por aí é assim, principalmente no caso dos frameworks web. Há inclusive coisas que você pode modificar os fontes sem precisar contar para ninguém.
[]s
Luca
[quote=Luca]olá
Errado. Há muita coisa absolutamente livre por aí. Acho que a maior parte do que existe open source por aí é assim, principalmente no caso dos frameworks web. Há inclusive coisas que você pode modificar os fontes sem precisar contar para ninguém.
[]s
Luca
[/quote]
Bom, o que eu quis dizer é que o software tem que agregar à licença do que usa.