Você programador Java usa Linux?

[color=“violet”]No notebook da Barbie?[/color][/quote]

Só também não uso uma daquela por questões orçamentarias… é impossível tu usar o MacOSX num Apple e não se apaixonar pelo os…

Gustavo Guilheme BacK

E um Sillicon Graphics?

Eu lembro de um na Fenasoft, em 98, acho. Ele já tinha 1 giga de RAM.
Meu PC tinha 32 Megas.

E Powerbook G4 então? Que voem os mouses :D[/quote]
Eu quero

Sempre usei windows (eca!)…
Ultimamente instyalei o Kurumin em casa e to mexendo la… Man nao consigo instalar nada… :frowning: Alguem ai sabe onde posso pegar uma versao legal?

Alias, sobre MacOs… Alguem tem uma loja onde vendem Mac baratinho ? Tava querendo comprar um pra conhecer…

acho que pra começar o kurumim é uma ótima distro…tem uma serie de facilidades em relação as outras…
o Mandrake tbm não é complicado…

Descobri a distrubuição dos meus sonhos quando comecei a usar Gentoo.
A parte “Java” dele é muito boa. Tem até um gerenciador de JVMs caso você tenha mais de uma instalada e queria escolher facilmente qual delas usar!

Eu uso Linux 100% do tempo, em casa e no trabalho.

Em casa uso Slackware, e aqui no trampo, por falta de tempo de parar um pouquinho, fazer backups e configurar as coisas, uso RedHat, mas daqui a pouco vou ganhar uma CPU nova e vou aproveitar e instalar Slackware nela. :slight_smile:

Inclusive a parte irônica é que uma coisa que realmente me permitiu usar Linux 100% do tempo aqui no serviço foi o Java, com o seu “write once, run everywhere”, realmente funciona que é uma beleza aqui, mesmo tendo um ambiente de vários SOs (win95/98/ME/w2k/XP) e Linux, tanto na empresa como em terceirizados.

trabalhava com Win2K e em casa uso o winXP Professional…
nao tenho reclamacoes de ambos…nao me deixaram na mao em nenhum momento…

nao pretendo usar Linux…nao tenho saco p/ ficar “montando” o driver de CD toda vez q precisar usar… :twisted: :twisted:

falow

Pro pessoal que quer aprender a mexer no linux um ótimo material é o Guia Foca Linux, que vai direto ao ponto, é pedagogicamente correto e tem um indice que ajuda um bucado.

focalinux.cipsga.org.br/

Ah! Que distro é essa tal de Gentoo? Quais vantagens? Tem uma boa comunidade?

Gustavo Guilherme BacK

[quote=“rbarioni”]trabalhava com Win2K e em casa uso o winXP Professional…
nao tenho reclamacoes de ambos…nao me deixaram na mao em nenhum momento…

nao pretendo usar Linux…nao tenho saco p/ ficar “montando” o driver de CD toda vez q precisar usar… :twisted: :twisted:

falow[/quote]

No kurumin que eu uso em casa nao preciso disso nao. Inicia tudo bonitinho e ja tenho acesso a drivers de CD, HD partcionada em FAT32 e NTFS… Bacaninha…

Onde acho esse tal de Gentoo ??? Dá pra baixar de algum lugar?

O Gentoo basicamente é uma distribuição linux com um
diferencial interessante:

a instalação é otimizada para a finalidade do produto, ou seja ,
se você vai instalar um desktop ou um servidor , a instalação
será diferente.

Mas não é só a questão de pacotes, e sim a recompilação de
todos os softwares necessários. Quando eu testei o gentoo
ele ficou umas 5 horas compilando e minha máquina ficou
mais rápida, pois tudo estava compilado para a minha arquitetura.

O linux de maneira geral trabalha na base de pacotes, que possuem
os códigos binários compactados em um arquivo seguindo algum
padrão, como o .tgz , .deb ou .rpm .

Esses pacotes são compilados em máquinas “genéricas” , justamente
para funcionar em qualquer computador. Se você por exemplo
possui um Pentium 4 com Hyper Threading não vai poder usar nada
disso se o seu programa foi compilado pra arquitetura i586.

A solução encontrada pelo gentoo foi de baixar a fonte e compilar
para você, para o seu programa usar todos os recursos possíveis.
Isso é uma excelente idéia, já copiada por outros linux por aí,
como por exemplo o Rock it Linux.

Eu particularmente já tenho esse hábito, não costumo usar pacotes, normalmente eu baixo o código fonte do programa e compilo.
Com isso eu ganho bastante performance na minha máquina.

Olá,

No trabalho só Win2k mesmo, mas em casa ja usei RedHat depois passei pelo Kurumim e hoje uso Fedora.

O Kurumim é legal, mas chega num momento que enche o saco. O fedora to gostando bastante.

]['s

O driver do CD você não precisa montar, ele já tá lá compilado, na maioria das distros. :wink:
Agora, a respeito do drive do CD, tem recursos para montar ele automático, quando você insere o CD.

[]'s

[quote=“TaQ”][quote=“rbarioni”]
nao pretendo usar Linux…nao tenho saco p/ ficar “montando” o driver de CD toda vez q precisar usar…
[/quote]

O driver do CD você não precisa montar, ele já tá lá compilado, na maioria das distros. :wink:
Agora, a respeito do drive do CD, tem recursos para montar ele automático, quando você insere o CD.
[/quote]

O melhor comentário que já li sobre como um filesystem de hierarquia como o do Windows é uma piada está no Operating Systems: Design and Implementation, do tio Tanenbaum.

Montar/desmontar pode ser complicado a princípio. Tem um datacenter muito famoso no Brasil [e na américa latina!!] que, certa vez, ligou para cá porque estavam desesperados porque não conseguiam ejetar o CD do servidor. Ok, ssh, umount /mnt/cdrom, eject. Hehehe… tinha que ver a cara dos malandros quando o CDzinho pulou no colo deles…

Você pode usar o automount e ter funcionaldiade bem parecida com o Windows, ainda mantendo a liberdade de colocar seu ‘diretório do cd-rom’ em qualquer lugar, irrestrito à unidade A, B, C… e isto é com qualquer coisa. Montar meu celular no /home/phillip/siemenss55/ é mioleza :slight_smile:

Eu já usei Conectiva 7,8,9…RedHAt 7.3,8,9… atualmente instalei uma build do Kurumin e fiz updates. Virou um debian woody normal, mas os scripts do Morimoto são bem legais. Meu micro de casa é um 'Metron ridículo, mas todo o hardware foi detectado e instalado automaticamente.

Linux no desktop ainda está evoluindo, mas eu recomendo com muita ênfase que qualquer programador Java saiba se virar num ambiente UNIX, porque o grande diferencial do Java vs. !Net é não estar restrito à M$, e o programador rpecisa aproveitar isso. Quantas vezes amigos meus enviam mensagens pelo ICQ para eprguntar coisas muito simples, só porque alguém mandou eles instalarem um AS num Linux/UNIX qualquer…

No trabalho usamos Conectiva, migrando para Kurumin, mas todas as máquinas têm Win2K instalado.

[]s

debian

que na minha opiniao tem o melhor sistema de update. eh animal demais.

Tanto em casa como aqui no serviço tenho o Slackware instalado. Mas mesmo assim prefiro trabalhar no Windows 2k. Infelismente o Linux tem que evoluir muito na área gráfica. Agora para servidores (AS, Banco de Dados, Arquivos, Firewall…) Linux Slackware com certeza :wink:

Opa
eu uso winxp aqui em casa mais to inguriado com ele já :slight_smile:
to querendo baixar uma distribuição mais dai só que não tenho gravador aqui tem alguma distribuição que eu possa baixar o .iso e fazer um disquete para iniciar e instalação pelo hd ou pela rede sei lá sera que tem como fazer isso ???
alguem pode me dizer ai ???

obs: não abrir outro topico por que achei desnecessario abrir :).

Em casa uso Gnu/Linux Debian SID.
Como estou de trabalho novo e esperando vir uma máquina nova para mim, estou usando Windows 2000, mas quando vier a máquina vai ser:
Gnu/Linux Debian Sarge

Por que Debian?
É única distribuição Gnu/Linux desenvolvida pela Comunidade, sem empresa por trás.
http://www.debian-br.org

se voce tiver um ADSL em casa, pode instalar o debian ou o gentoo (a instalação do debian é mais fácil e rápida do que a do gentoo, mas nenhuma das duas é, digamos, amigavel para iniciantes) toralmente via rede, precisando apenas de um diskete ou CD para bootar, o resto eles baixam da internet direto :slight_smile:

ja fiz isto um monte de vezes nestas duas distros, acho que alguma outra deve dar esta possibilidade também, mas só testei com estas duas :slight_smile:

Conhenço o Linux à 6 anos, começei pelo Conectiva e o Red Hat, porém não gostei muita das distribuições, até que depois conhenci a Slackware, e até hoje a utilizo, estando eu com a versão 9.1

Eu não sou e nunca fui daqueles que dizem “ah linux é melhor que windows, ah windows é melhor que linux”, a verdade é que nenhum SO é perfeito, ambos tem suas vantagens e desvantagens, você tem que filtrar as coisas boas de cada um, o que for melhor para você, você utiliza, ou no caso, utilize mais de um SO (meu caso).