VRaptor vs ASP.NET MVC

[quote=fredericomaia10]Só um adendo quanto às IDE’s. O Visual Studio com certeza é muito bom e Eclipse e NetBeans (gratuitas) não chegam nem perto. Agora IDE paga para Java temos o Intellij IDEA que é excelente e dá um banho em Eclipse e Netbeans.

Não conheço Asp.NET MVC, mas acho o VRaptor muito bom. Melhor que o Spring MVC (que também é bom). Se já tiveram problemas com parse de json/xml com certeza já foi resolvido. E você ainda pode criar seus próprios parser’s usando a biblioteca que quiser, e isso sem nenhuma gambiarra é da natureza do VRaptor poder sobrescrever seus comportamentos.
O que mais gosto no VRaptor é que ele é muito simples de usar, configurar e aprender. Qualquer um que conheça Servlets ou algum framework Java MVC vai aprende-lo rápido. [/quote]

Isso é o que falei la encima. Pura opinião pessoal. Eu trabalho com o Visual Studio e Eclipse e acho o Eclipse infinitamente superior. Mas é opinião mais pessoal do que técnica, embora ache os recursos de rastreamento de código e o editor do eclipse muito superiores ao do Visual Studio.
Se puder explicar por causa de quais recursos acha VS é superior, seria bastante produtivo para a discussão…

Realmente é opinião pessoal. Faz tempo que trabalhei com VS (bastante tempo), mas do que me lembro o debug era muito melhor, em tempo de debug você pode alterar qualquer código e voltar a execução para determinada linha, pode alterar valores e etc. A integração com toda a plataforma .NET. Recursos para visualizar o seu modelo em diagramas UML, acesso ao SQL Server era bem fácil e tudo dentro da própria IDE, debugador JS, autocomplete melhor e não costumava dar erro ao instalar plugins adicionais.

A minha maior queixa no eclipse é a instabilidade dos plugins, utlizar maven com ele vira e meche dá algum problema, não te ajuda muito na integração com frameworks, você pode usar ele só não te ajuda, no autocomplete de alguns arquivos de configuração por exemplo. Autocomplete e detecção de erro no frontend (HTML, CSS e JS) ele também é ruim. Evolução dele é lenta também se você quer usar Groovy e Scala principalmente, esquece. Ou usar AnjularJS, LESS, SAAS, frameworks como Play… enfim tudo opinião pessoal baseado nas experiências que já tive a na de vários colegas de trabalho.

Com Intellij não tenho nenhum dos problemas citados acima, além de possuir inúmeras outras features, como Injected code completion por exemplo. “Ahhh mas meu eclipse funciona bem, tenho vários plugins e etc”. Sim quando agente consegue ajeitar e deixá-lo estável é melhor guardar esta versão e sempre utilizá-la, já passá-la pro restante da equipe também para que não percam horas configurando suas IDE’s.

Quem usa o Eclipse a muito tempo acaba gostando, eu gostava até usar o Intellij. No começo foi estranho, não gostava, algumas semanas depois não conseguia entender mais pq usar Eclipse quando se tem uma IDE tão boa. É paga sim e pra mim vale cada centavo.

[quote=fredericomaia10]Realmente é opinião pessoal. Faz tempo que trabalhei com VS (bastante tempo), mas do que me lembro o debug era muito melhor, em tempo de debug você pode alterar qualquer código e voltar a execução para determinada linha, pode alterar valores e etc. A integração com toda a plataforma .NET. Recursos para visualizar o seu modelo em diagramas UML, acesso ao SQL Server era bem fácil e tudo dentro da própria IDE, debugador JS, autocomplete melhor e não costumava dar erro ao instalar plugins adicionais.

A minha maior queixa no eclipse é a instabilidade dos plugins, utlizar maven com ele vira e meche dá algum problema, não te ajuda muito na integração com frameworks, você pode usar ele só não te ajuda, no autocomplete de alguns arquivos de configuração por exemplo. Autocomplete e detecção de erro no frontend (HTML, CSS e JS) ele também é ruim. Evolução dele é lenta também se você quer usar Groovy e Scala principalmente, esquece. Ou usar AnjularJS, LESS, SAAS, frameworks como Play… enfim tudo opinião pessoal baseado nas experiências que já tive a na de vários colegas de trabalho.

Com Intellij não tenho nenhum dos problemas citados acima, além de possuir inúmeras outras features, como Injected code completion por exemplo. “Ahhh mas meu eclipse funciona bem, tenho vários plugins e etc”. Sim quando agente consegue ajeitar e deixá-lo estável é melhor guardar esta versão e sempre utilizá-la, já passá-la pro restante da equipe também para que não percam horas configurando suas IDE’s.

Quem usa o Eclipse a muito tempo acaba gostando, eu gostava até usar o Intellij. No começo foi estranho, não gostava, algumas semanas depois não conseguia entender mais pq usar Eclipse quando se tem uma IDE tão boa. É paga sim e pra mim vale cada centavo.[/quote]

Sobre Visual Studio ser melhor para o Debug, realmente alguns recursos como voltar para determinada linha funciona melhor, mas não é tanta questão do Visual Studio mas sim do .NET do que do Java. Entretanto no Eclipse é possivel ter uma serie de coisas no debug, para mudar em tempo de execução, colocar condições, inspecionar diversos tipos de elementos, alguns recursos até mesmo melhores do que do Visual Studio. Se for para trabalhar com C++ no Visual Studio e C++ no eclipse usando G++, o debug do Visual Studio é superior sim na minha opnião. Se for usar eclipse + Java e Visual Studio + .NET (C# e/ou VB.NET), não vejo nada significativo, no geral vejo mais como costume.

A questão dos plugins para o Eclipse, realmente da trabalho para deixar 100%, mas tem plugin para praticamente tudo. Depois que termino a configuração de um eclipse, distribuo para a equipe ele pronto como vc citou. Realmente no que se diz respeito ao “Startup” do projeto, não só o Visual Studio mas a tecnologia .NET é vantajoso em questão do Eclipse versus Java. Agora o quanto isso representa efetivamente para um projeto? Depende dos requisitos… se for projeto de 1 semana representa MUITO, se for projeto de 1 ano, QUASE NADA!

Sobre o InteliJ, concordo que é muito bom quando se fala principalmente de outras tecnologias (não somente Java puro). Embora ache o eclipse bom com muitos plugins adicionais para muitas coisas, com certeza quando começa a se falar de outras tecnologias ele passa a não ser a melhor opção na maior parte das vezes (como citei no caso do C++). Embora para C++ ainda goste bastante de usar ele no linux (acho que por costume também).

A questão de pagar ou não por algo é muito relativo. Tem quem pague por eclipse (como deve saber, ta cheio de produto pago construído encima do eclipse)…

Eclipse para Scala ja avançou muito, alias tem a IDE completa pra baixar direto no site do scala.

Mas, depois que usa Intellij IDEA, realmente é dificil querer usar qualquer outra coisa. Para Scala sempre teve o melhor plugin(eclipse evoluiu muito, nao sei qual a comparacao hoje), e agora com o Android Developer Studio, by by Eclipse de vez.

[quote=fredericomaia10]Realmente é opinião pessoal. Faz tempo que trabalhei com VS (bastante tempo), mas do que me lembro o debug era muito melhor, em tempo de debug você pode alterar qualquer código e voltar a execução para determinada linha, pode alterar valores e etc. A integração com toda a plataforma .NET. Recursos para visualizar o seu modelo em diagramas UML, acesso ao SQL Server era bem fácil e tudo dentro da própria IDE, debugador JS, autocomplete melhor e não costumava dar erro ao instalar plugins adicionais.

Quem usa o Eclipse a muito tempo acaba gostando, eu gostava até usar o Intellij. No começo foi estranho, não gostava, algumas semanas depois não conseguia entender mais pq usar Eclipse quando se tem uma IDE tão boa. É paga sim e pra mim vale cada centavo.[/quote]

Eu costumo ver esse problema do Eclipse mais ou menos assim: a culpa não é dele e, sim, da sua filosofia de ser uma plataforma!

Explicando melhor. O Eclipse é uma plataforma, ao passo que o NetBeans, o Intellij e o VS são produtos. A filosofia é um pouco diferente entre eles. O Eclipse prima por prover uma plataforma sólida para que os fabricantes possam customizar com seus plugins e formar um produto (o WSAD, o MyEclipse, o JBoss Developer Studio, etc.) e o NetBeans e companhia primam por fornecer algo pronto para uso a partir de uma instalação. Eu sempre fui muito fã do Eclipse, mas a filosofia de uma plataforma customizável acaba sendo ruim quando você trabalha com uma série de tecnologias cujos plugins não se dão muito bem e, quando isso acontece, partir para um produto pode ser melhor (mesmo que seja um produto em cima do Eclipse). O Eclipse é uma plataforma fantástica e tem uma arquietura de plugins excelente, o problema é que alguns plugins acabam manchando a reputação dele por conta disso (na minha época era o M2Eclipse).

Antigamente o Eclipse não tinha o WebTools, tínhamos aquele maluco do Lomboz, mas o plugin que a IBM vendia no WSAD era superior e, como o Eclipse tava levando um ferro por causa disso, o WebTools entrou em cena (se não me falha a memória foi no início das “luas de Saturno” e não posso confirmar se foi o mesmo projeto da IBM, mas o estopim foi o grande salto dos concorrentes em suporte ao J2EE). Hoje podemos até dizer que temos alguns produtos Eclipse (vide os diversos tipos de downloads dele na página do projeto), mas sempre fica faltando algum pluginzinho que precisamos pegar de fora e este pode ser a raíz de muitas dores de cabeça, o que dá a sensação de que o NetBeans é superior quando se compara no geral. Quando eu passei a usar o JBoss Developer Studio em vez de instalar o JBoss Tools em uma instalação minha do Eclipse, eu notei uma estabilidade maior da IDE e a integração dos plugins foi comparável à integração dos plugins do NetBeans (tanto que hoje, se for para desenvolver em cima da stack JBoss, não tem nada melhor do que ele - IMHO).

É muito complicado comparar IDEs com filosofias distintas. Isso é mais ou menos o que ocorre quando o Firefox parece pior do que o Chrome, mas tem uma penca de plugins nele que acabam com o seu desempenho.

Mas, depois de toda essa bobagem ai de cima, eu fico com o Intellij mesmo.

[quote=fredferrao][quote=pgnt]Sobre o ‘padrão Oracle’, caímos ainda numa outra discussão além das plataformas, q remontam ao interesses das grandes em vender tecnologia.

Java sempre teve o mainstream no MVC (jsp e servlets como DNA), aí, vem a Oracle, joga todos esses anos de aprimoramento pra debaixo do tapete empurrando um paradigma orientado a componente (será q já não vimos isso - webforms?! - em algum lugar? rs) pra ganhar em vendas de licenças (da sua IDE por ex), cursos, consultorias, etc…

Saudades da SUN, q era uma GRANDE empresa em todos os sentidos…

[/quote]

Acho q ta tendo uma confusão com MVC e Action Based x Component Based, JSF é MVC.
Saldades da SUN? Foi na época da Sun que criaram o JSF.[/quote]

A SUN criou o jsf mas até aí era mais uma opção frente a outras (Spring q tb estava bem forte por ex).
Se a Oracle apadrinhasse o Spring por ex, qual teria sido o futuro do jsf?

Mas como disse no começo, estava falando da discussão além de plataformas, no contexto geral.
Como por ex o q a Oracle fez com o Solaris, qdo viu q era bom demais pra dar de graça…

Sobre as IDEs, acho Eclipse fantástico, mas a forma como se monta um ambiente/plugins é quase trágico, tipo colcha de retalhos, com aquela salada de libs vindo de fornecedores diferentes e torcendo pra tudo dar certo, parece q estamos motando um carro a marretadas pq as peças não se encaixam facilmente.

O exemplo de melhor suite de desenvolvimento acho q vem do mundo dos designers, com o Creative Studio da Adobe.
Vc tem interoperabilidade com tudo, os programas são consistentes (vc abre seu arquivo em qq lugar), as caixas de ferramentas são padronizadas, tem gerenciamento de plugins, etc…

O tópico tomou outros rumos. Talvez fosse melhor criarmos outro para o assunto IDE’s.

Mas, quais outras opções de IDE’s Java vocês conhecem e acham melhores? As pagas mesmo. Intellij eu acho muito boa. MyEclipse já ouvi falar mas nunca usei. Quais IDE’s pagas vocês já usaram e recomendam? Para usar o JBoss Developer Studio acho que só adquirindo licença do AS né?

O MyEclipse é um Eclipse com o WebTools anabolizado. É muito bacana e a Genuitec (empresa por trás dele) já ganhou vários prêmios com ele.

O JBoss Developer Studio era pago, mas já tem pelo menos uns três anos que ele é opensource (só precisa fazer o cadastro - gratuito - na Red Hat e baixar).

Baixando. Possivelmente iremos utilizar JBoss AS aqui na empresa, achei que só depois de adquirir o EAP que podíamos baixar.

Baixando. Possivelmente iremos utilizar JBoss AS aqui na empresa, achei que só depois de adquirir o EAP que podíamos baixar.[/quote]

Agora já é possível. Outra coisa interessante é que a Red Hat já disponibilizou o EAP pra download (nem de cadastro precisa mais). O Developer Studio, inclusive, vem com um JBoss EAP dentro dele.

Você também pode fazer o cadastro e solicitar uma subscrição de 30 dias pra baixar o que quiser. Aí pode testar outros produtos (RHEL, JON, SOA-P e por ai vai). É legal pra ter uma ideia dos outros produtos também.

Falando em Visual Studio e Intellij IDEA, tem um plugin pro VS que muitos falam e usam, que é o ReSharper, da própria Intellij, e o que ele faz é trazer para o visual todo o poder que o IDEA tem.