Carta aberta de um Programador para um Cliente

Acessando o site TechTudo achei interessante esse texto do dia 29/06/11 e estou colocando aqui, apesar de não ser desenvolvedor porém é o que almejo na minha carreira profissional.

[quote]Olá Sr. Cliente,

Você está bem? Como vai a saúde? Como está na faculdade? Tudo bem com a família? É bom às vezes perguntarmos como a pessoa está. Geralmente, quando as pessoas estão bem, rendem melhor, pensam melhor e resolvem tudo de forma mais rápida e até definitiva, quem sabe. Espero que realmente esteja tudo bem com o Sr.

Gostaria de dizer que seu software já foi entregue e sua equipe já foi treinada. Todos estão aptos a utilizá-lo, de modo a deixar sua pessoa cada vez mais rica. Foi entregue conforme combinado e nada mais tenho a desenvolver nessa fase. Infelizmente, e peço novamente desculpas por isso, não entreguei no prazo pontual, é bem verdade. Tudo que falarei sobre isso podem ser apenas desculpas, mas o Sr. já viu também sua parcela de culpa?

Lembremos que quando fui abordado tratava-se de uma solicitação para um sistema simples, o qual deveria ser feito em quinze dias no máximo. Dois problemas logo aí. O Sr. provavelmente nunca desenvolveu um sistema, logo, dificilmente saberá quando este é ou não realmente simples, muito menos se esse tem condições de ser feito em dez dias, quiçá quinze dias. Eu que trabalho com isso as vezes não consigo dar prazo, imagine quem não. Tudo bem, errei também em aceitar. A grana era boa, não poderia negar. Esqueci-me, todavia, que o dia só tem vinte e quatro horas. Nem mais nem menos. Na próxima eu acerto.

Vamos lembrar também que no quinto dia de desenvolvimento o Sr. resolveu que o sistema não seria mais simples. Agora ele seria um sistemão, lotado de integrações e com muito mais carga de dados. Besteira, sou bom, consigo fazer. Consigo mesmo! O problema é que não mais em quinze dias. O Sr. não abriu mão do prazo anterior. Me ofereceu mais dinheiro. Como sou um vendido, aceitei. Sabe o que aconteceu, amigo? Permite-me chamá-lo assim? Fiz diversos arranjos técnicos para que ele só e somente só funcionasse, algo que na gíria dos programadores (pedreiros e eletricistas também) é conhecido como gambiarra. Sim, o sistema está lento, e vai ser assim. Tudo tem suas conseqüências. Ora, quanto menos tempo para desenvolver, menos tempo para testar, menos tempo para aprimorar. Logo, a roda que te entrego agora vai limpa e seca, sem câmara de ar ou sequer algum requinte.

A culpa não é sua, peço novamente desculpas, mas eu tenho que desabafar. Como o Sr, já encontrei mais de vinte. Já acho normal. Até meu pai mudou quando se tornou meu cliente. Meu próprio pai! Para você ver que não é privilégio.

Sabe de quem é a culpa? Minha, meu amigo. Minha. Eu errei nem foi em ser mercenário ao aceitar seu dinheiro e virar quatro noites que me renderão, no mínimo, uma gripe pelo estado em que me encontro. Eu errei em ser programador. Minto. Eu errei em ser fornecedor. Deve ser por isso que faculdade de medicina é tão requisitada. Não quero julgar nem generalizar, mas o bom do médico é que ele não tem que entregar um produto, mas sim um estômago curado, por exemplo. Teoricamente, não dá para se fazer freelance disso, o maior mal que já aceitei para minha vida.

O melhor de tudo é que ninguém se mete a ser cirurgião. “Ah, abre o cara e é simples, é só cortar o intestino dele ao meio, costurar, fechar o grande corte, costurar novamente e pronto, tá entregue”. Já viu alguém fazendo isso? No meu caso não todo mundo sabe que “é só fazer um sisteminha de login onde o cara bota o nome e pronto, aperta um botão”. Paciência! Por que confiam nos cirurgiões quase que cegamente, mas não confiam em mim? Por que tem que me ligar todo dia sabendo como está meu trabalho? Sabia que dez minutos perdidos são realmente PER-DI-DOS? Experimente ligar para um cirurgião no meio de um trabalho e veja se ele vai te atender. Não vai, Cliente, não vai! E olha que teoricamente você teria a obrigação de ser atendido, afinal, você está pagando para ter sempre a razão. Não é assim que funciona?

Quer saber? Não quero seu dinheiro desta vez. É a última. Você é o representante da minha mudança de vida. Não há dinheiro que pague isso. Muito obrigado. Semana que vem eu vou fazer Medicina, ou sei lá, algo que realmente não entendam do que estou fazendo, que não me liguem na hora que estou fazendo e que seja crime fazer freelance.

Até a próxima. Até, sei lá, uma úlcera. Só assim você confiará sua vida em mim. Por que um software eu já vi que é caso perdido.

Abraço.

Ex-programador.[/quote]

Edit: Caracteres copiados com erro.

Bom, como o colega do texto colocou, o culpado do que aconteceu é realmente dele.

Acho incrível esse tipo de texto ficar ganhando essas projeções, quando os verdadeiros culpados desses cenários são os próprios desenvolvedores imbecis que aceitam esse tipo de trabalho de forma passiva.

A prova de tal fato é que o cara fala na carta que ele vai estudar medicina porque na medicina é proibido por lei fazer freelancer… Ou seja, o cara continua sendo um medíocre que precisa de uma regulamentação pra evitar que ele faça merda na vida e na carreira.

Temos que fazer o que gostamos e com paixão… Não é errado alguém querer deixar de ser programador, mas que isso ocorra porque o cara descobriu que não era aquilo que ele queria fazer e não porque o mercado é assim, o gerente é assado e o cliente é cozido…

É até bom que esse tipo de gente saia mesmo da área, assim podemos começar a tentar purificar nossa profissão…

Vazem parasitas, vocês são o câncer do mundo.

Abs []

Haha, boa…

Heheheh

Boa!
Mas também tém cliente bobo. Muitos acham que é simples fazer um sistema.
Depois do combinando sempre querem acrescentar alguma “coisinha”.

A pior cliente que já tive foi uma senhora, esposa de um filantropo de uma sociedade de renome.
Tava doido pra falar o nome dela, mas eu ainda tenho o minimo de consideração.

Essa dona aprovou o site antes de eu publicar, dei o treinamento à secretaria dela e ela NÃO pagou todo o combinado.
Ela tinha (ou ainda tem) uma secretaria responsavel por receber o treinamento: atualizar o site e mais nada!
A infeliz era tão incompetente que eu pedi umas 10 vezes para ela anotar o que eu tava explicando pra ela não ficar me perguntando 3 vezes a mesma coisa, além de só reclamar.
Teve um momento muito engraçado que ela reclamou dizendo que não iria anotar mais nada e eu tive que dizer pra ela que então iria chamar a patroa dela pra ver o que ela tinha pra dizer sobre isso. Ela gritou: “Não, por favor não! Eu anoto tudo!”

O pior é que ela ligou pra mim metendo o pau dizendo que tava feio, mas que queria o codigo fonte pra ver como fiz tudo.
Deu pra ver na hora que tinha algum parasita por trás.

Como é que alguem contrata uma secretaria que não sabe trabalhar com World?
Como uma empresa dessas vai pra frente?
O pior é que quando uma empresa dessas se ferra colocam a culpa nos softwares.

Se vc pegar uns 4 clientes desses seguidos vc desanima.
Tém muito cliente querendo grana as suas custas e tém muito concorrente querendo que vc se ferre.

[quote=adriano_si]Bom, como o colega do texto colocou, o culpado do que aconteceu é realmente dele.

Acho incrível esse tipo de texto ficar ganhando essas projeções, quando os verdadeiros culpados desses cenários são os próprios desenvolvedores imbecis que aceitam esse tipo de trabalho de forma passiva.

A prova de tal fato é que o cara fala na carta que ele vai estudar medicina porque na medicina é proibido por lei fazer freelancer… Ou seja, o cara continua sendo um medíocre que precisa de uma regulamentação pra evitar que ele faça merda na vida e na carreira.

Temos que fazer o que gostamos e com paixão… Não é errado alguém querer deixar de ser programador, mas que isso ocorra porque o cara descobriu que não era aquilo que ele queria fazer e não porque o mercado é assim, o gerente é assado e o cliente é cozido…

É até bom que esse tipo de gente saia mesmo da área, assim podemos começar a tentar purificar nossa profissão…

Vazem parasitas, vocês são o câncer do mundo.

Abs [][/quote]

Entendo seu ponto de vista, como um professor meu falou “Muitos entraram aqui sem ter a real consciência do que se trata o curso.”
Muitas vezes se reclamada da carreira sem ao menos pensar por que entrou nela.
Acho em minha opinião que o erros cometidos nesse caso são os mesmos cometidos pelos clientes que é não ter noção dos limites do desenvolvedor e uma pseudo-experiencia em programação, só sabe fazer na base do POG.

[quote=Luiz Augusto Prado]…
Como é que alguem contrata uma secretaria que não sabe trabalhar com World?
Como uma empresa dessas vai pra frente?
O pior é que quando uma empresa dessas se ferra colocam a culpa nos softwares. [/quote]
Ainda tento entender isso, parece que algumas empresas querem limitar o conhecimento do funcionário para que com sua inexperiência não o perca para uma outra empresa, e assim causando prejuízo a sí própria.

[quote=Frantic Avenger][quote=adriano_si]Bom, como o colega do texto colocou, o culpado do que aconteceu é realmente dele.

Acho incrível esse tipo de texto ficar ganhando essas projeções, quando os verdadeiros culpados desses cenários são os próprios desenvolvedores imbecis que aceitam esse tipo de trabalho de forma passiva.

A prova de tal fato é que o cara fala na carta que ele vai estudar medicina porque na medicina é proibido por lei fazer freelancer… Ou seja, o cara continua sendo um medíocre que precisa de uma regulamentação pra evitar que ele faça merda na vida e na carreira.

Temos que fazer o que gostamos e com paixão… Não é errado alguém querer deixar de ser programador, mas que isso ocorra porque o cara descobriu que não era aquilo que ele queria fazer e não porque o mercado é assim, o gerente é assado e o cliente é cozido…

É até bom que esse tipo de gente saia mesmo da área, assim podemos começar a tentar purificar nossa profissão…

Vazem parasitas, vocês são o câncer do mundo.

Abs [][/quote]

Entendo seu ponto de vista, como um professor meu falou “Muitos entraram aqui sem ter a real consciência do que se trata o curso.”
Muitas vezes se reclamada da carreira sem ao menos pensar por que entrou nela.
Acho em minha opinião que o erros cometidos nesse caso são os mesmos cometidos pelos clientes que é não ter noção dos limites do desenvolvedor e uma pseudo-experiencia em programação, só sabe fazer na base do POG.

[quote=Luiz Augusto Prado]…
Como é que alguem contrata uma secretaria que não sabe trabalhar com World?
Como uma empresa dessas vai pra frente?
O pior é que quando uma empresa dessas se ferra colocam a culpa nos softwares. [/quote]
Ainda tento entender isso, parece que algumas empresas querem limitar o conhecimento do funcionário para que com sua inexperiência não o perca para uma outra empresa, e assim causando prejuízo a sí própria.[/quote]

cara mas isso está errado, bem errado (e me parece um problema cultural, o que é pior ainda)… é o clássico exemplo do médico, quando ele pede um exame e o “cliente” dele chega com o exame aberta, o médico reclama por que o paciente abriu o exame, dificilmente ele não saberia que não deveria… enquanto que no nosso caso o cliente “tem sempre razão”, ai acontece essas coisas absurdas… falta de conhecimento não justifica falta de educação, o correto seria um que a empresa tenta manter seus funcionários dando bons salários e condições de trabalho e não mantendo-os com pouca empregabilidade (no caso poucos conhecimentos). Resumindo… isso é um erro generalizado.

cara mas isso está errado, bem errado (e me parece um problema cultural, o que é pior ainda)… é o clássico exemplo do médico, quando ele pede um exame e o “cliente” dele chega com o exame aberta, o médico reclama por que o paciente abriu o exame, dificilmente ele não saberia que não deveria… enquanto que no nosso caso o cliente “tem sempre razão”, ai acontece essas coisas absurdas… falta de conhecimento não justifica falta de educação, o correto seria um que a empresa tenta manter seus funcionários dando bons salários e condições de trabalho e não mantendo-os com pouca empregabilidade (no caso poucos conhecimentos). Resumindo… isso é um erro generalizado.[/quote]
Desculpe, não entendi o que quis dizer, se é erro meu pensar que isso ocorre ou se é erro das empresas deixar isso ocorrer. Você está absolutamente correto em falar que se segura com bons salários e condições de trabalho, mas vejo ocorrer o que falo conheço empresas que colocam esse “limite profissional” isso normalmente acaba desanimando funcionários que almejam um conhecimento maior naquilo que se graduaram acarretando em relatos parecidos com os quais foi colocado nessa carta.

Aí é que está, todos aqui já ouviram “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”.
Tudo bem que ninguém se mete a besta de pegar uma faca e cortar a barriga quando tem dor, mas chá, comprimido e xarope, todo mundo já tomou por “conta”.
Nossa área está uma droga e continuará enquanto não houver regulamentação.
Quem fornece atestado sem ter diploma pode ser preso. E quem faz software sem diploma? (não toquemos no assunto jornalista).
Culpa de quem?
Programador? Ele precisa de dinheiro, pra viver.
Cliente? Ele acha que é como o pedreiro, pagou, pode exigir.
Mercado? Talvez.
Sei que ninguém pratica, mas o correto seria definir o que foi pedido e registrar em cartório, caso PF e um contrato formal, caso PJ.

É sim, um problema cultural. Sempre fomos melhores que médicos, engenheiros e afins.

olha essa vaga:

EMPRESA NO SEGMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE SITES
Seleciona candidatos para a vaga de PROGRAMADOR WEB JR para CAMPINAS / SP.
Requisitos:
FORMAÇÃO Ensino Médio.
REQUISITOS Será responsável pelo desenvolvimento, implantação e manutenção de
aplicações web e websites, suportes a sites em asp, html e tableless, modelagem de dados,
estruturação de banco de dados, integração de sistemas web, etc.
Desejável possuir os cursos ou conhecimentos de Photoshop CS3 à CS5, Fireworks,
Dreamweaver, Flash, HTML, CSS, JavaScript, ASP, MS SQL 2000 e 2005, programas de
FTP, Criptografia
Benefícios:
Vale transporte ou Cartão Combustível, Vale Refeição
Salário: R$ 1.460,00 (sal inicial)
Enviar currículos até URGENTE! aos cuidados de: xxxxxxxxxxxxxxxxxx com a sigla:
PROGRAMADOR WEB JR no campo assunto para o e-mail: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, com
cópia xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Observações:
HORÁRIO 08:00 às 18:00 (seg a sex)

a empresa acha que ta pagando muito…

responsavel ??? como um junior pode se responsabilizar ??

fala sério depois professor reclama, conheço professor que ganha 1600…30h semanais e é de curso de ADM…aff…o cara não precisa saber absolutamente nada

Eu concordo contigo porque daria garantias para os 2 lados, mas o problema é que iria encarecer o software e para alguns clientes, que querem algo realmente bem simples, perderia o interesse.

 Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.

Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

e os jornalistas? tmb n precisam de diploma pra exercer a profissão

Gostei. É uma realidade.

É bem capaz de tentar realmente fazer alguma outra coisa, mas daí quando perceber que não ganha tanto dinheiro quanto na informática, vai voltar. Vai fazer a mesma coisa. E vai reclamar do mesmo jeito.

[quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

-Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

me diga 1 ponto de stress que essas áreas tem ? elas são auto-didatas ? eles vivem em foruns respondendo e perguntando coisas, vivem estudando pelo resto da vida ?

Achei esse texto muito bom.
No começo parece que vai ser apenas uma choradeira do programador sobre clientes, mas na verdade é uma ótima descrição de erros que NÓS cometemos.

Principalmente na hora de fazer free-lance ou mesmo “cair na vida” como empreendedor… quem nunca quebrou a cara igualzinho esse cara da história?

[quote=douglaskd][quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

-Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

me diga 1 ponto de stress que essas áreas tem ? elas são auto-didatas ? eles vivem em foruns respondendo e perguntando coisas, vivem estudando pelo resto da vida ?[/quote]

Stress toda profissão tem e varia muito do ambiente onde você trabalha. Eu mesmo trabalho em um ambiente totalmente descontraído e amigável e não da pra reclamar.
Agora eu conheço bem uns 3 professores que estão quase em Colapso dando aula pra marginal pra faturar 1400 reais no final no mês. Sem falar em como é estressante
gerenciar uma equipe de vendas por exemplo, trabalho 100% focado em resultados, vendeu = salario, não vendeu = Rua.
Vivo dizendo isso e vou continuar, Pessoal de T.I reclama muito de barriga cheia.

[quote=jonathan Coelho][quote=douglaskd][quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

-Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

me diga 1 ponto de stress que essas áreas tem ? elas são auto-didatas ? eles vivem em foruns respondendo e perguntando coisas, vivem estudando pelo resto da vida ?[/quote]

Stress toda profissão tem e varia muito do ambiente onde você trabalha. Eu mesmo trabalho em um ambiente totalmente descontraído e amigável e não da pra reclamar.
Agora eu conheço bem uns 3 professores que estão quase em Colapso dando aula pra marginal pra faturar 1400 reais no final no mês. Sem falar em como é estressante
gerenciar uma equipe de vendas por exemplo, trabalho 100% focado em resultados, vendeu = salario, não vendeu = Rua.
Vivo dizendo isso e vou continuar, Pessoal de T.I reclama muito de barriga cheia. [/quote]

reclama nada, é só stress,

de um exemplo de alguem que “reclama muito de barriga cheia.” e cita a empresa que ele trabalha, rs, mando meu curriculo agora…

O nivel de stress da nossa profissao nao chega nem perto do de outras. Um exemplo classico de profissao estressante eh o jornalismo que lida com prazos extremamente curtos. Tudo eh correria, tudo eh pra ontem, ja devia ter sido editado, ja devia ter chegado, ja devia ter saido e etc…

Ou dos vendedores, como ja foi citado, que ou vendem ou tao na rua, nao tem meio termo.

Nos, na maioria, trabalhamos, menos, nos estressamos menos, fazemos menos horas-extras e etc… Certo, de vez em quando tem um cliente puto falando besteira ou algo urgente que precisa ser entregue. Mas se isso eh uma pratica comum na sua empresa há algo errado. Repare que nao estou falando das empresas super-ageis isso e aquilo, googles da vida onde todo mundo sonha trabalhar. To falando de minha experiencia propria, das empresas por onde passei, com gerentes normais, projetos normais, programadores normais.

De vez em quando acontece alguma coisa que todo mundo tem que correr. Mas no geral, as suas 8 horas por dia de segunda a sexta sao suficientes.

E sobre o “desabafo” do primeiro post so posso dizer uma coisa. Bem feito! Pros dois, pro programador que nao sabe organizar seu trabalho e pro cliente que quis economizar contratando os “molequinho do sistema”, gastou uma fortuna e ainda recebeu um produto bem meia-boca.

[quote=douglaskd][quote=jonathan Coelho][quote=douglaskd][quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

-Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

me diga 1 ponto de stress que essas áreas tem ? elas são auto-didatas ? eles vivem em foruns respondendo e perguntando coisas, vivem estudando pelo resto da vida ?[/quote]

Stress toda profissão tem e varia muito do ambiente onde você trabalha. Eu mesmo trabalho em um ambiente totalmente descontraído e amigável e não da pra reclamar.
Agora eu conheço bem uns 3 professores que estão quase em Colapso dando aula pra marginal pra faturar 1400 reais no final no mês. Sem falar em como é estressante
gerenciar uma equipe de vendas por exemplo, trabalho 100% focado em resultados, vendeu = salario, não vendeu = Rua.
Vivo dizendo isso e vou continuar, Pessoal de T.I reclama muito de barriga cheia. [/quote]

reclama nada, é só stress,

de um exemplo de alguem que “reclama muito de barriga cheia.” e cita a empresa que ele trabalha, rs, mando meu curriculo agora…[/quote]

Eu concordo e muito no que vc disse sobre a vaga…Sem querer desmerecer RH, ADM, etc…não se compara o que temos que estudar, e pior (ou melhor tbm) é para sempre, será que com 40 anos (digo isso pois tenho 25), com netos e filhos estariamos com a mesma disposição para estudar e acompanhar aqueles que ja nascem com a tecnologia na mão? É claro que daqui a 20 anos mudará tudo, tudo mesmo, iai teremos pulmão para acompanhar?Vamos virar acadêmicos se escondendo atrás e defendendo teorias obsoletas assim como fazem os a maioria dos professores atuais (Atenção não são todos!)?

cara mas isso está errado, bem errado (e me parece um problema cultural, o que é pior ainda)… é o clássico exemplo do médico, quando ele pede um exame e o “cliente” dele chega com o exame aberta, o médico reclama por que o paciente abriu o exame, dificilmente ele não saberia que não deveria… enquanto que no nosso caso o cliente “tem sempre razão”, ai acontece essas coisas absurdas… falta de conhecimento não justifica falta de educação, o correto seria um que a empresa tenta manter seus funcionários dando bons salários e condições de trabalho e não mantendo-os com pouca empregabilidade (no caso poucos conhecimentos). Resumindo… isso é um erro generalizado.[/quote]
Desculpe, não entendi o que quis dizer, se é erro meu pensar que isso ocorre ou se é erro das empresas deixar isso ocorrer. Você está absolutamente correto em falar que se segura com bons salários e condições de trabalho, mas vejo ocorrer o que falo conheço empresas que colocam esse “limite profissional” isso normalmente acaba desanimando funcionários que almejam um conhecimento maior naquilo que se graduaram acarretando em relatos parecidos com os quais foi colocado nessa carta.[/quote]

O problema aqui é cultural, então respondendo o que quis dizer, é erro das empresas fazerem isso e erro dos “profissionais” deixarem acontecer (e mesmo quando sabem que esta errado, se conformar com isso).

As empresas como você disse “evitam perder dinheiro” tentando manter a pessoa razoavelmente despreparada para que ela não mude de emprego mas não vem que não estão agregando valor ao seu serviço com funcionários mais baratos e menos preparados, ao contrário, poderiam ganhar dinheiro com valor agregado mas normalmente o que acaba acontecendo é que economizam com coisas ridículas, como os funcionários e fornecedores mais baratos, ou equipamento ruim por exemplo e acham que estão economizando, funcionários mais caros, obviamente custam mais, porém costumam gerar mais lucro para a empresa (e empresas grandes sabem disso, as empresas que são exemplo de modernidade hoje, google, faceboook por exemplo, costuma ter profissionais mais graduados por exemplo, tem certa fama de procurar o que há de melhor no mercado). Devido a essa “economia” com mão de obra “especializada”, acaba acontecendo tanto de clientes cobrarem coisas absurdas e acharem que estão certos, em assuntos que acham que entendem, software é um excelente exemplo disso, mesmo na medicina existe muito o problema da auto medicação mas ninguém discute que isso é um problema, aliás coisa bem mais rara o cliente questionar desse jeito a competência do médico igual acontece conosco. Resumidamente a longo prazo isso é ruim para sustentar a empresa.

Os “profissionais” também cometem o erro de permitir isso, coloco aspas em profissionais por que acho isso uma falta de profissionalismo, o normal na nossa área é o indivíduo não ter peito para falar pro cliente “isso está errado”, não tem jogo de cintura para explicar por que está errado e comumente não costuma fazer contrato do free lancer, fechar o escopo, deixar tudo certinho. O menos culpado é quem está começando, que como todo mundo sabe é quem é mais explorado por empresas, em especial as tão citadas aqui “consultorias de 3 letrinhas”, tem menos poder de barganha, não sabem o quão ruim isso é para o mercado e é quem mais depende daquela “oportunidade”, a empresa se fica sem o funcionário, atrasa algum projeto mas entrega, as vezes deixa de ganhar dinheiro, o profissional não pode deixar de ganhar seu salário, seu susutento, não tem muito como recusar, apesar disso mesmo alguns profissionais mais experientes fazem a merda de não fazer tudo certinho, é comum, cultural mesmo, é o jeitinho brasileiro.

Um ponto bem polêmico seria o tal do “conselho” de TI, ele “teoricamente” serviria para botar ordem no barraco, mas muitos não acreditam que funcionaria de verdade, com uma certa parcela de razão… ja que ja comecei a dar minha opinião (fique mais claro que isso é uma opinião), o conselho como tudo na vida tem seus lados negativos, tem muitos problemas que de novo na minha opinião ocorrem devido a problemas culturais como por exemplo corrupção, mas me parece que sem ele sempre vai existir esse excesso de casos no mercado onde acontecem esses problemas ironizados na tal carta postada pelo criador do tópico (e que com um conselho posso estar sendo ingênuo mas acredito que estariam mais próximos de serem a exceção do que a regra como é hoje ). Um problema também que vejo é que o pessoal mais experiente normalmente desaprova a existência de conselhos e sindicatos mas normalmente quem mais depende destes órgãos são os mais novos na área, não eles, então é bem complicado isso também.