Carta aberta de um Programador para um Cliente

  1. 40 anos não é tão “velho” assim, muito embora para quem tem entre 20 e 30 anos 40 pareça ser “velho”. É importante escolher uma profissão (ou profissões) que realmente goste de exercer porque mesmo que o tempo passe haverá sempre alguma coisa que ira motiva-lo a continuar.

  2. Neste forum existem caras com mais de 40 que não desistiram e mandam muito bem - eles são ótimos indicadores de que idade não é o problema.

  3. Infelizmente os jovens de hoje na verdade estão se tornando grandes consumidores (usuários) de novas tecnologias, o mercado já se “tocou” disto a muito tempo, percebeu que é bastante rentavel - se bobear tem gente trocando de “TELEFONE celular” a cada 6 meses. O “velho golpe” de fazer dinheiro fazendo o jovem fugir da sensação de estar “ultrapassado” ainda funciona muito bem; paradoxal porem é a realidade.

  4. As novas tecnologias estão deixando as pessoas menos criativas independente da idade, especialmente os mais jovens.

  5. As tecnologias “modernas” AINDA estão fundamentadas em velhas teorias, na minha opinião na verdade existem professores que defendem FORMAS obsoletas de resolver os problemas já que novos fundamentos ainda não foram instaurados.


Para todos os pontos citados acima, existem exceções como vc mesmo disse. Tudo esta diretamente relacionado ao mundo das oportunidades e das escolhas.

flws.

cara, procura a entrevista do Luca Bastos no InfoQ …

[quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

Realmente, se um médico falha, o paciente morre. Se o engenheiro civil erra no cálculo da fundação de um edifício, ele cai e um monte de gente corre risco de morrer. Mas experimenta fazer um software bancário com defeito pra ver o que acontece. O risco de se perder muito dinheiro pelo simples erro de arredondamento. Ou um software de controle de tráfego aéreo com atraso na leitura nas informações. Veja esse exemplo do que pode acontecer em colocar profissionais desqualificados para produzir um software: http://info.abril.com.br/noticias/ti/falha-em-software-quase-derrubou-aviao-da-qanta-27122011-4.shl.

Responsabilidades grandes nós também temos, não somente os médicos…

Para que um program a não se torne numa tortura , a galera TEM que se lembrar do seguinte :
-Analise do requisito do mesmo .

  • Paciência (muitos não o tem )
  • Saber vender o seu jabá .
    No mais um abraço. :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

O problema é que o cliente geralmente não tem a minima visão de um software ele acha que é feito no paint e com um botão magico escrito “Fazer a porra toda” que o programador aperta e ta pronto… por isto para ele é tudo simples e os desenvolvedores que são folgados e careiros… Não fazem ideia da complexidade de algo que aos olhos deles é simples. Isto que é a merda de desenvolvimento…
Engenharia, medicina o cliente vê o tamanho do nabo, agora quando a questão é software o cliente só vê a interface e julga ela como simples e nem imagina o tamanho da engenharia por traz da simples interface…

[quote=luistiagos]O problema é que o cliente geralmente não tem a minima visão de um software ele acha que é feito no paint e com um botão magico escrito “Fazer a porra toda” que o programador aperta e ta pronto… por isto para ele é tudo simples e os desenvolvedores que são folgados e careiros… Não fazem ideia da complexidade de algo que aos olhos deles é simples. Isto que é a merda de desenvolvimento…
Engenharia, medicina o cliente vê o tamanho do nabo, agora quando a questão é software o cliente só vê a interface e julga ela como simples e nem imagina o tamanho da engenharia por traz da simples interface…[/quote]

bem real…

imagina os que criam Frameworks, Engines…Classes…etc… que na verdade são apenas bibliotecas gigantescas só que invisiveis ao olho do cliente…

Jquery, CryEngine 3, Unreal Engine, JSF…para uma pessoa que não conhece…o profissional não desenvolveu nada de mais…

criador do compilador C: código alienigena…se o criador diz, ahh eu sou o criador da linguagem C…a pessoa sem conhecimento diz: a legal, mais não vejo utilidade…

não tem noçao do valor de um produto desses e de um profissional que faz algo do tipo…

[quote=bob_sponja][quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

Realmente, se um médico falha, o paciente morre. Se o engenheiro civil erra no cálculo da fundação de um edifício, ele cai e um monte de gente corre risco de morrer. Mas experimenta fazer um software bancário com defeito pra ver o que acontece. O risco de se perder muito dinheiro pelo simples erro de arredondamento. Ou um software de controle de tráfego aéreo com atraso na leitura nas informações. Veja esse exemplo do que pode acontecer em colocar profissionais desqualificados para produzir um software: http://info.abril.com.br/noticias/ti/falha-em-software-quase-derrubou-aviao-da-qanta-27122011-4.shl.

Responsabilidades grandes nós também temos, não somente os médicos…[/quote]

Só que Esses profissionais costumam ser muito bem remunerados, duvido muito que alguém que trabalha com esse tipo de Software está reclamando de seus salários ou de sua profissão.

[quote=jonathan Coelho][quote=bob_sponja]
Realmente, se um médico falha, o paciente morre. Se o engenheiro civil erra no cálculo da fundação de um edifício, ele cai e um monte de gente corre risco de morrer. Mas experimenta fazer um software bancário com defeito pra ver o que acontece. O risco de se perder muito dinheiro pelo simples erro de arredondamento. Ou um software de controle de tráfego aéreo com atraso na leitura nas informações. Veja esse exemplo do que pode acontecer em colocar profissionais desqualificados para produzir um software: http://info.abril.com.br/noticias/ti/falha-em-software-quase-derrubou-aviao-da-qanta-27122011-4.shl.

Responsabilidades grandes nós também temos, não somente os médicos…[/quote]

Só que Esses profissionais costumam ser muito bem remunerados, duvido muito que alguém que trabalha com esse tipo de Software está reclamando de seus salários ou de sua profissão.
[/quote]

Exato, e tem médico que se ele falha, o paciente só demora um pouco mais pra sarar, se o engenheiro civil erra em algum cálculo, pode ser apenas que o cimento demore uns dias a mais pra secar, e uma falha nossa pode apenas dar um erro em uma tela.

Cada área tem trabalhos variados, necessidades variadas e diferentes valores. Fora a variação regional, cultural, etc. As outras áreas que você citou ainda tem um conselho que tenta normatizar, mas que também tem suas desvantagens, tanto que ninguém quer um pra nossa. hehehehe

E esse texto deveria chamar ‘Carta aberta de um estagiário ou programador ingênuo’. A culpa é dele, não do cliente, que não tem obrigação nenhuma de entender da nossa área ou da dificuldade dela, pra isso está nos contratando pelo valor que nós negociarmos. Cadê os discursos bonitos de agile, scrum, etc?

[quote=marcosalex]
E esse texto deveria chamar ‘Carta aberta de um estagiário ou programador ingênuo’. A culpa é dele, não do cliente, que não tem obrigação nenhuma de entender da nossa área ou da dificuldade dela, pra isso está nos contratando pelo valor que nós negociarmos. Cadê os discursos bonitos de agile, scrum, etc?[/quote]

Concordo com quase tudo, exceto a parte do cliente nao ser culpado. Eh culpado sim, porque provavelmente optou pelo mais barato, tentou economizar e quebrou a cara contratando um programador meia-boca.

Sobre os discursos bonitos do agile nao entendi o que voce quis dizer.

[quote=YvGa][quote=marcosalex]
E esse texto deveria chamar ‘Carta aberta de um estagiário ou programador ingênuo’. A culpa é dele, não do cliente, que não tem obrigação nenhuma de entender da nossa área ou da dificuldade dela, pra isso está nos contratando pelo valor que nós negociarmos. Cadê os discursos bonitos de agile, scrum, etc?[/quote]

Concordo com quase tudo, exceto a parte do cliente nao ser culpado. Eh culpado sim, porque provavelmente optou pelo mais barato, tentou economizar e quebrou a cara contratando um programador meia-boca.

Sobre os discursos bonitos do agile nao entendi o que voce quis dizer.[/quote]

Exatamente por não ter entendido, discordou.

[quote=marcosalex][quote=YvGa][quote=marcosalex]
E esse texto deveria chamar ‘Carta aberta de um estagiário ou programador ingênuo’. A culpa é dele, não do cliente, que não tem obrigação nenhuma de entender da nossa área ou da dificuldade dela, pra isso está nos contratando pelo valor que nós negociarmos. Cadê os discursos bonitos de agile, scrum, etc?[/quote]

Concordo com quase tudo, exceto a parte do cliente nao ser culpado. Eh culpado sim, porque provavelmente optou pelo mais barato, tentou economizar e quebrou a cara contratando um programador meia-boca.

Sobre os discursos bonitos do agile nao entendi o que voce quis dizer.[/quote]

Exatamente por não ter entendido, discordou.[/quote]

Agora entendi menos ainda. Legal o seu ar de misterio na resposta.

Mas acho que no fundo pode haver um misto de concordancia e discordancia.

Concordancia porque tambem ja estou um pouco farto dessa onda ágil, Scrum, XP e nao sei mais o que e cliente isso e cliente aquilo e nao sei o que isso e nao sei o que aquilo.

Discordancia, provavelmente pelos motivos. O que eu vejo, leio e ouco sobre Sprints, User Stories, Burndowns Product Owners e etceteras nao eh brincadeira. O problema (e talvez seja este o ponto principal da discordancia) eh que há um enfoque exagerado na nomenclatura, nas praticas, nos papeis e nenhum, ou quase nenhum, nos principios.

Nunca, em nenhum lugar, em tempo algum, alguem disse que o cliente precisa ter conhecimento tecnico, precisa determinar como algo vai ser feito, nem qual ferramenta deve ser usada para o trabalho. Mas sim, muita gente entendeu isso. Um cliente precisa estar disponivel e precisa, antes cedo do que tarde, avaliar o que esta sendo feito para que esta avaliacao possa determinar o rumo do que ainda esta por ser feito.

Ou voce ainda acredita naquela historia de ir ate o usuario fazer duas ou tres reunioes de levantamento de requisitos e surgir seis meses depois com o produto pronto? Se nao acredita entao tem um pouco de “agil” no que voce acredita.

Uma sprint nao serve para sabermos o que vamos fazer nas proximas duas semanas, como parecem pensar muitos que usam Scrum, mas serve para criarmos, uma pequena parte do que vai ser entregue, e perguntarmos ao usuario: Eh isso? Estamos no caminho certo? Algo vai ter que mudar?

Pode ter certeza que eh melhor fazer isso duas ou tres semanas depois do inicio do projeto, do que esperar um ano. Porque no fim voce vai ter que fazer de qualquer forma.

Fazer com que o usuario participe do projeto eh benéfico, imprescindivel eu diria, e isto nao tem nada a ver com agil, tem a ver com entregar o produto que ele espera.

Entao, nao vejo de que forma os discursos bonitos de agil, Scrum, etc tem a ver com essa pataquada escrita na “carta”, a nao ser que voce esteja se referindo ao discurso vazio, que mira na pratica e nao nos principios, que usa Scrum porque ouviu dizer que Scrum eh bom e acha que se dizer agil vai fazer com que um projeto que esta indo pro buraco melhore.

Acho engraçado as pessoas colocarem como Engenheiros, Arquitetos, Médicos e Advogados vivessem em um mar de rosas por causa da criação de um conselho, ou porque são profissões onde o cliente não mete o bedelho…

Conheço Engenheiros e Advogados (acho que um Dentista não conta como médico) e não me parece nem um pouco que eles estão totalmente satisfeitos com sua classe ou com sua profissão.

Enfrentam dificuldades sérias dentro de suas profissões e o advogado, já trabalhou até de carregador de arquivos em um Tribunal, antes de pegar o seu 1º caso como assistente.

Sabe, o que eu digo é simples galera e pouco tem a ver com áreas em específico… Se não gosta do que faz, pare de fazer… Nada que é feito sem tesão é bom…

Tudo o que é um fardo, acumula energia negativa, acumula tensão… Descubra quem é você e não saia de uma área para outra, só porque lá “paga melhor”. Não caia nessa ilusão…

Qualquer área paga bem para quem se destaca e só se destaca quem ama o que faz e só ama o que faz, quem é feliz fazendo o que ama… Isso sim acumula energia positiva, paz, tranquilidade, tesão de acordar no outro dia e ir trabalhar…

O GRANDE problema é que não fomos acostumados a pensar assim… Fomos treinados a nossa vida toda a:

  • Ter um bom emprego em uma boa empresa;
  • Subir de cargos e salários, através de eficiência, organização, comportamento e aparência;
  • Fazer cursos para ter um currículo recheado;

E eu penso assim (claro, depois que me libertei desses pensamentos que são herança da era dos meus pais):

  • Ter um bom emprego é quando você faz o que está te deixando feliz, não o que está te pagando mais. Uma boa empresa é relativa, pra você uma boa empresa é que faz mais Marketing, a que tem nome, ou a que busca agregar valor aos clientes ???

  • Subir de cargos e salários ainda é algo que estou buscando me livrar o quanto antes, porém eficiência é regra básica e indiscutível, organização é relativo, conheço pessoas que são organizadas em meio ao que parece o caos pra mim, comportamento depende do padrão e do momento e aparência é balela, bom é aquele que entrega seu serviço, desde que não ande machudando ou matando ninguém…

  • Tenha currículo recheado com seus projetos… Se não tem nenhum, procure na comunidade algum e meta a cara.

Como conclusão de minha fábula, resumo minha opinião… Quero morrer fazendo o que faço hoje, seja profissionalmente, seja por hobbie… Pode ser o maior salário do mundo, não troco o que faço hoje pra sair as 3:00 da madrugada de casa para um hospital, pra colocar um bisturí na barriga de alguém, pra retirar um órgão… Só se for pra vomitar dentro do corpo… Hauahauahuahauahauahuaahu :smiley:

Abs []

Pensei que você estava brincando, por isso respondi daquele jeito, mas vi que realmente você não entendeu, então vamos lá: o que quis dizer no final é que se a pessoa está reclamando que o cliente pediu algo depois que ele fechou o preço e o prazo, então o problema está é no gerenciamento dele e não tem que culpar o cliente.

Cliente não tem obrigação de saber sozinho que a mudança que ele pediu pode atrasar o prazo e aumentar o custo, ele não precisa aprender informática pra pedir um software. É o trabalho do cara envolver o cliente no processo e pra isso é que as entregas incrementais ajudam.

Não, nunca acreditei nisso, e em todo projeto muitos antes de se falar em ‘agil’ já existia essa interpretação.

[quote=marcosalex]Pensei que você estava brincando, por isso respondi daquele jeito, mas vi que realmente você não entendeu, então vamos lá: o que quis dizer no final é que se a pessoa está reclamando que o cliente pediu algo depois que ele fechou o preço e o prazo, então o problema está é no gerenciamento dele e não tem que culpar o cliente.

Cliente não tem obrigação de saber sozinho que a mudança que ele pediu pode atrasar o prazo e aumentar o custo, ele não precisa aprender informática pra pedir um software. É o trabalho do cara envolver o cliente no processo e pra isso é que as entregas incrementais ajudam.

Não, nunca acreditei nisso, e em todo projeto muitos antes de se falar em ‘agil’ já existia essa interpretação. [/quote]

por isso eu tenho o pensamento, trabalho sob demanda (do cliente) é zica…você depende dele, mais a culpa é sua haha

a microsoft é uma grande empresa, e a analise de requisitos dela, falando como um leigo no assunto, é com base em todos os usuários de multiplas empresas, cria um produto que “Aparenta” que todos os usuários aceitaram… ela não depende de um cliente/usuário…depende de vários/ e ao mesmo tempo não depende de nenhum…cria um produto genérico e enfia “guela a baixo”.

nessa lógica, o cliente se adapta ao software, e costumiza parte do software para se adaptar a ele…

na lógica que usamos hoje, nós nos adaptamos 100% a lógica de um cliente especifico…

talves por esse motivo, alguns sistemas conhecidos fizeram sucesso…SAP / Protheus / RM / Microsiga / Datasul e mais jovem agora o Totvs. (um pouco de guela abaixo, com uma pitada de costumização), funcionando para vários clientes…

sou leigo no assunto…deixando claro hehe…

muitos vão descordar…

[quote=marcosalex]Pensei que você estava brincando, por isso respondi daquele jeito, mas vi que realmente você não entendeu, então vamos lá: o que quis dizer no final é que se a pessoa está reclamando que o cliente pediu algo depois que ele fechou o preço e o prazo, então o problema está é no gerenciamento dele e não tem que culpar o cliente.

Cliente não tem obrigação de saber sozinho que a mudança que ele pediu pode atrasar o prazo e aumentar o custo, ele não precisa aprender informática pra pedir um software. É o trabalho do cara envolver o cliente no processo e pra isso é que as entregas incrementais ajudam.

Não, nunca acreditei nisso, e em todo projeto muitos antes de se falar em ‘agil’ já existia essa interpretação. [/quote]

Ops, nao levei a mal, nao. Nao tinha entendido mesmo.

Eh exatamente isso q eu digo. Muito antes de se falar em agil muitas pratica ja existiam. O grande problema q eu vejo eh q ha uma preocupacao hoje em dia em querer ser agil, mas sem saber porque.

[quote=douglaskd]talves por esse motivo, alguns sistemas conhecidos fizeram sucesso…SAP / Protheus / RM / Microsiga / Datasul e mais jovem agora o Totvs. (um pouco de guela abaixo, com uma pitada de costumização), funcionando para vários clientes…
[/quote]

Esse é um sucesso ilusório…

Normalmente clientes desses caras não conseguem enxergar nada fora dessa caixa por um Simples motivo: essas são as empresas que mais investem em Marketing de seus produtos…

Vá em algum cliente que use esses citados acima e pergunte: “E aí ? Satisfeito ?”

Você provavelmente vai ouvir: “É… tá indo… Poderia ser melhor, mas tá ajudando…” ou “Não tem jeito cara, ou é esse ou eu não tenho saída…”.

É o clássico do cara que usa o Windows e no primeiro problema enfrentado no Linux ele fala: “Tá vendo, aquele outro era ruim, mas pra fazer isso era bem fácil com ele.”. Estou vivendo isso diariamente lá em casa…

Abs []

acho que estão discutindo por coisa besta…rsrsrsrs

é apenas uma carta bem humorada falando algo que todos nos programadores já passamos, ou não?
todos já nasceram programando perfeitamente nunca arriscaram fazer um freelancer na época da faculdade…
lembrem -se é apenas uma brincadeira uma carta irônica sem nenhum valor real apenas para paramos e refletimos um pouco
coisas que já passamos

[quote=johnny_g3p]acho que estão discutindo por coisa besta…rsrsrsrs

é apenas uma carta bem humorada falando algo que todos nos programadores já passamos, ou não?
todos já nasceram programando perfeitamente nunca arriscaram fazer um freelancer na época da faculdade…
lembrem -se é apenas uma brincadeira uma carta irônica sem nenhum valor real apenas para paramos e refletimos um pouco
coisas que já passamos

[/quote]

Sim, Johnny, eh uma carta bem humorada e isso já aconteceu com a maioria de nós.

A discussão ficou menos humorada, porque o conteúdo desta carta ainda eh muito comum e repetido muitas vezes por aí. E as coisas que levam ao tipo de problema enfrentado pelo autor da carta eh corriqueiro na maioria das empresas de desenvolvimento ou acontece sempre com a maior parte dos freelancers.

Acho que a expressão que eu mais ouvi durante a minha carreira de programador eh: "O Fulano/[ponha aqui o nome de um usuário] nunca sabe o que quer.

Uma vez assistindo a um curso ministrado pelo Alexandre Magno ele fez uma comparação interessante. Dizer isso eh como um médico chegar para o paciente e falar: “E aí? o que você tem?” “Que remédio você quer tomar?” “Como não sabe? Esses pacientes nunca sabem o que querem.” “Bom, já que você não diz exatamente o que tem eu vou te dar esse remédio. Mas assine aqui pra mim, porque se você morrer a culpa não eh minha.”

Eh isso que fazemos quando não investigamos, avaliamos, revisamos e validamos o que fazemos para os nossos clientes.

Já vi amigos passarem por isto, cobraram um preço baixo por um sistema o cliente mudou tudo desde o principio e não aceitava renegociar prazo. Por fim o dinheiro ganho nem foi muito alto, tudo por causa das mudanças.

Oque se deve fazer é cada vez que ocorre uma mudança deve ser renegociado prazo e preço. E o cliente deve arcar com o valor do que já foi implementado.

[quote=douglaskd][quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

-Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

me diga 1 ponto de stress que essas áreas tem ? elas são auto-didatas ? eles vivem em foruns respondendo e perguntando coisas, vivem estudando pelo resto da vida ?[/quote]

Auto-didata não é sinônimo de orgulho algum, é sinônimo da crise educacional que vivemos.

Eu sou administrador e nem por isso parei de estudar. Estudar não é penúria, é vontade, quem quer melhorar e estar sempre na vanguarda tem que estudar e se atualizar, e isso serve pra qualquer área.
Atualização não é pré-requisito da TI, pode ver as vagas de Cobol que ainda existem, a obsolecência profissional é opcional.

Stress todas as áreas tem, em administração por exemplo a área financeira ou quem trabalha com bolsa de valores, mercado futuro e comércio exterior.

Não generalize, a área de TI é difícil e complexa sim, é composta de pessoas complicadas e de clientes complicados sim, mas isso não significa necessariamente que as outras áreas são melhores, muito pelo contrário.

PS: Também sou desenvolvedor java JEE.