Estou com uma dúvida e gostaria da opnião de vocês, de qual forma resolveria meu caso com boas praticas:
imaginem um cenário ficticio assim:
tenho um pessoaBean (neste bean tenho uma lista de pessoas chamada “lista” e um objeto “pessoa” para cadastrar, editar e excluír pessoas)
tenho um grupoBean (é um bean que mostrará na tela duas tabelas, uma de pessoas do sexo masculino e outra do sexo feminino)
Não queria criar duas listas de pessoas no grupoBean! Pensei em fazer da seguinte forma:
Se eu entendi correto eu gostei dessa abordagem: crio um pessoaDAO no grupoBean e populo as listas .
Acho melhor do que injetar um DAO dentro do outro.
ok, crio um pessoaDAO e quando chamo a tela do grupoBean coloco no action um método que popula estas listas! isso né
Se for desta forma eu costuma fazer assim mesmo! Mas estava pensando, não terá nenhuma ação nestas tabelas MASC. e FEM. apenas estará mostrando na tela como informativo!!
eu tenho realmente a necessidade de ter duas listas no grupoBean para estas duas tabelas? não teria uma forma mais elegante?
[quote=tirq]ok, crio um pessoaDAO e quando chamo a tela do grupoBean coloco no action um método que popula estas listas! isso né
Se for desta forma eu costuma fazer assim mesmo! Mas estava pensando, não terá nenhuma ação nestas tabelas MASC. e FEM. apenas estará mostrando na tela como informativo!!
eu tenho realmente a necessidade de ter duas listas no grupoBean para estas duas tabelas? não teria uma forma mais elegante?[/quote]Você vai ter que ver a ferramenta que você está utilizando de pick list. Pensando aqui, não vejo outra forma não.
Na verdade estes dados estarão em duas dataTable distintas, o Mas. e Fem. é fictico, apenas usei pessoa para ficar mais facil.
A minha dúvida está na modelagem dos meus Controladores(MB), por exemplo se as listas Mas. e Fem. são de pessoas nada mais justo que deixar o PessoaBean
tratar deles e não o grupoBean, este que terá uma responsábilidade totalmente diferente (outros dados para se preocupar).