Uma pergunta para desenvolvedores de jogos

Boa noite galera,

Atualmente conclui meu curso em análise de desenvolvimento de sistemas, estou trabalhando como programador java faz uns meses, porém não estou muito satisfeito com minha profissão e não quero continuar sendo um “crudeiro” criando sistemas para empresas.

Gostaria de saber como foi a experiencia de vocês trabalhando como desenvolvedores de jogos.
Tem vagas pelo Brasil? Como o brasileiro é aceito em outros países?
Foi difícil iniciar no ramo sem ter experiencia?
Tem como “ganhar o pão de cada dia” com isso?

Se puderem contar sobre a experiencia de vocês agradeceria. Toda informação será de grande ajuda.

OBS: pretendo desenvolver em C++.

Obrigado!!!

Legal. Eu sempre quis saber como é o mercado de trabalho para jogos aqui no Brasil. [=

Eu trabalho numa empresa como analista desenvolvedor de sistemas, mas ela também atua no ramo de desenvolvimento de jogos.
Há vagas, mas tem que ser bom no que faz, eu admiro muito essa área, pois é uma das areas mais difícil no ramo da informática,
envolve uma lógica fora do comum, estudo completamente inimaginável isso dependendo do jogo a ser criado… “eu admiro esses caras”…
mas não é meu ramo ( :smiley: ).

Vejo que há pouco oportunidade, ainda esta muito escasso essa area no Brasil, penso que esta ainda a nascer, para ter bastante oportunidade
só em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, alias as “capitais do Brasil” -> $$

Para se ter mais noção o legal é ir em eventos como Campus Party trata um pouco de jogos nos novos games, Brasil Game Show o ideal na verdade.

O legal também é aprender bastante Design 3D tanto para animação quanto para jogos aconselho a melhor escola nesse ramo
http://www.melies.com.br

Enfim, é a minha opinião apesar de eu gostar de jogos, principalmente estrategia medieval.

Boa pergunta. Eu também tenho curiosidade de saber mais sobre esse nicho da nossa área. Sempre quis fazer parte de uma equipe de desenvolvimento de um jogo, mas não faço a menor ideia nem mesmo de onde começar.

Gostei do post!

Eu li esse livro a um tempo atrás e achei bem foda. Não sei se está desatualizado, mas acho que não. Aquilo ali era dicas straight from the source.

Imagino que tenha um mercado grande para Android.

Quem deve saber bem disso é o ViniGodoy.

Curiosidades:

Qual livro em JAVA (esquece C++ please!) vc recomenda para programação de jogos?

Se eu sou um desenvolvedor bom de Jogos em Java, pra onde eu posso mandar o meu currículo no Brasil?

Ué. Eu sempre ouvi dizer que Java para programação em jogos era altamente desfavorável. Era muito utilizado para jogos de celulares mais antigos, mas os jogos atuais não usam mais isso, acho.

Ou isso está incorreto?

Com certeza C++ pra jogos é o melhor, isso se tratando de Consoles.

Tem a nova Unreal que vai lançar, teve uma palestra em Campinas foi a coisa mais linda, os novos jogos vão ser demais,
os engenheiros não se preocuparam muito com o personagem em si, mas sim com os detalhes do cenário, até conseguiram
fazer um algoritmo que voce cria uma cachoeira e no jogo voce consegue ver as goticulas de agua, arco iris se formando na
agua que espalha, isso feito pela Engine automaticamente com calculos super precisos ficou a coisa mais linda.

Os das arvores se movimentando de acordo com o vento, agora as folhas nao sai mais chapadas como fazem ainda hoje,
usando textura e sim é feita folha por folha em 3D fica mais suave o movimento e o detalhe… incrivel.

O legal que a Engine da Unreal da pra exportar jogo feito pra PC para a arquitetura X Box e vice-versa, por isso
que explodiu a qtde de jogos pra xbox e nao pra ps3…

vamos lá, vamos ver como vai ser o futuro dos games…

[quote=Arthur F. Ferreira]Ué. Eu sempre ouvi dizer que Java para programação em jogos era altamente desfavorável. Era muito utilizado para jogos de celulares mais antigos, mas os jogos atuais não usam mais isso, acho.

Ou isso está incorreto?[/quote]

Eu acho realmente, totalmente ruim e pessimo isso nao se tratando do SO Android…

Pra android vc tem que saber programar Java, ficou mais facil programar, bem mais simples, ta tao facil que existe tantos apps qnts e qts estao sendo criado por dia…
ta legal eu gosto agora…

Programar em C++ é chato demais… Se o cara fizer direito em Java acho que dá… Deve ter um jogo foda feito em java por aí.

Se voce for fazer jogos pra Console voce vai ter que se render pra C++
pode ser chato, mas Java nao é muito bom pra trabalhar direto com hardware no processamento de dados,
C++ é superior, por isso voce ve qualquer coisa interagindo com hardware tanto em eletronicos.
tbm a galera usa C, por exemplo em Arduino…

Eu sempre imaginei que C++ seria o mais utilizado pq com ela vc tem o controle total de alocação de memória, processamento, essas coisas. No Java vc não tem isso pq não pode controlar o GC e a alocação de memória.

já vi uma ou duas vagas pra desenvolver jogos para android, mais cara o importante é que se você esta decidido a trabalhar nesse área não desanime e vá criando uns projetos em casa mesmo, pode ser pra android, na unity ou qualquer outra, tente criar algum jogo ai na sua casa porque as vezes você descobre que não é bem isso que você quer rsrs, e criar alguma coisa que de dinheiro não é tão impossível conheço alguns casos de brasileiros amigos meus que conseguiram criar um jogo legal e ganham uma boa grana com isso, boa sorte !

Acredito que não tenha “jogos fodas” feitos em JAVA… Jogos em JAVA são esses de mobile somente.

Acho que vou seguir a sua dica mesmo…
Desenvolver e praticar em casa para ver se gosto dessa area, estou ficando sem imaginação de qual area seguir.

Por falar em jogos para Android… Já tinham ouvido falar disso?

Esse console parece muito promissor!

EDIT - pesquisei no GUJ - depois de postar :oops: - e achei um tópico recente falando sobre esse console:

[quote=charleston10]Com certeza C++ pra jogos é o melhor, isso se tratando de Consoles.

Tem a nova Unreal que vai lançar, teve uma palestra em Campinas foi a coisa mais linda, os novos jogos vão ser demais,
os engenheiros não se preocuparam muito com o personagem em si, mas sim com os detalhes do cenário, até conseguiram
fazer um algoritmo que voce cria uma cachoeira e no jogo voce consegue ver as goticulas de agua, arco iris se formando na
agua que espalha, isso feito pela Engine automaticamente com calculos super precisos ficou a coisa mais linda.

Os das arvores se movimentando de acordo com o vento, agora as folhas nao sai mais chapadas como fazem ainda hoje,
usando textura e sim é feita folha por folha em 3D fica mais suave o movimento e o detalhe… incrivel.

O legal que a Engine da Unreal da pra exportar jogo feito pra PC para a arquitetura X Box e vice-versa, por isso
que explodiu a qtde de jogos pra xbox e nao pra ps3…

vamos lá, vamos ver como vai ser o futuro dos games…[/quote]
Realmente, sou da geração do tetris onde o que vale era a jogabilidade. Me parece que essa nova geração está mais preocupada com a gráfica. Por isso larguei mão do meu XBOX e voltei a jogar os arcades pelo MAME de meu celular!!!
Na boa se continuar assim, dificilmente sairá algo de novo no mercado!!
:lol: :lol:

[quote=saoj]Qual livro em JAVA (esquece C++ please!) vc recomenda para programação de jogos?
Os livros de games em Android. Fora do Android, não recomendo usar Java para jogos.
Nem a Sun, e nem a Oracle tiveram qualquer preocupação com games. [/quote]

Ainda assim, é bem provável que você vá usar uma engine portável no mercado, como a Cocos-X.

Infelizmente, o Java não é preparado para isso. Há pouquíssimo suporte da plataforma, seja para aceleração gráfica (melhorou com o JavaFX, mas está longe para um game grande), nem para controles.
A indústria de consoles também não apoia o Java. Na verdade, mesmo as plataformas suportadas pelo Java são poucas, sendo o Unix e o Solaris plataformas desinteressantes.

Uma alternativa similar que vem se destacando é o C#. Seja no XNA ou na API do Windows 8, é suportado no console da Sony, é suportado pelo X-Box e também permite fazer bons jogos para o PC.
Tem ótima aceleração gráfica, pois é só um binding para o DirectX. Dá suporte a shaders, som tridimensional, controles, inclusive os avançados como o Kinect.
O C# também é a linguagem da Unity.

Para quase lugar nenhum. Talvez alguma empresa que desenvolva para Android, e que também faça jogos.

Sobre C++. Ainda é a linguagem mainstream no desenvolvimento de jogos, especialmente no exterior. No Brasil, tem crescido enormemente o mercado da Unity.
Eu não acho “chato” desenvolver em C++. No caso de jogos, acho até mais agradável do que usar o Java. A sintaxe de vetores e matrizes, muito usada em jogos maiores, é natural devido a sobrecarga de operadores. Sem falar que o C++ é a única linguagem suportada em absolutamente todos as plataformas (junto com o C, mas aí sim, estamos falando em sofrimento, heheh).

Mas claro, ainda mais agradável é usar o C#, sobretudo numa engine poderosa como a Unity.

[quote=fabioEM]Realmente, sou da geração do tetris onde o que vale era a jogabilidade. Me parece que essa nova geração está mais preocupada com a gráfica. Por isso larguei mão do meu XBOX e voltei a jogar os arcades pelo MAME de meu celular!!!
Na boa se continuar assim, dificilmente sairá algo de novo no mercado!!
:lol: :lol: [/quote]

Não é só performance. A falta de controle do GC pode gerar travadinhas (glitches) em jogos maiores. E isso contribui diretamente para perda da jogabilidade.

De qualquer forma, a maioria do publico ainda é como você, de games casuais. O mercado hardcore, que valoriza tanto gráficos, não é nem sequer o maior mercado.

Humm, o C# também não possui ponteiros certo?Se o C# é bom para o desenvolvimento de jogos pode ser também que um dia o Java seja!

Java seria se a Oracle quisesse investir na área. Mas até agora, o java tomou a direção oposta (descontinuou a JMF, descontinuou o Java3D e mesmo o JavaFX tem enfoque claro em aplicativos, sendo games só um “efeito colateral” e não um objetivo per se). A esperança está mesmo no Android despertar esse mercado, principalmente com o Ouya vindo aí.

A Microsoft tem pleno interesse. Fez parceria com a Sony, é dona do X-Box, promove fortemente os games no PC.