[quote=wiliamps]Oi Raquel,
você foi profunda mesmo agora, cheguei a perder de vista a “pedra da verdade”, deslocamento da realidade. Hehhehehhhehehe
Este problema ressaltado por você é a principal matéria prima da Inteligência Artificial (IA).
IA é realmente uma técnica totalmente correlacionável ao campo do BI e encarece o projeto.
A Google faz isso muito bem bisbilhotando a todo momento nossa interação com a Internet e segundo um amigo, eles implantaram um novo sistema de maior precisão para analisar a semântica de seus textos de acordo com quem é você.
Alguns grupos industriais utilizam o BI aliado a IA para tentar conhecer a intenção de compra do consumidor, conhecer se o médico indica remédios de sua marca, saber da estratégia de preços de seus concorrentes etc.
Voltando a realidade de um mortal, esta questão de transformar dados em informação são feitas a partir de procedimentos mesmo e principalmente, tenha em mente que antes de desenhar um DW, a empresa ja sabe quais informações precisa, então o trabalho do DW será focado em compilar os dados para torná-los em nestas informações.
wiliamps
http://oracle2java.blogspot.com/[/quote]
wiliamps,
Este é o ponto de vista que entendi segundo minhas leituras e pesquisas que tenho feito no Google.
Apesar das definições acima, é comum haver confusão no uso e na interpretação desses termos, pois a aplicabilidade delas passa pelos mesmos processos ou por processos semelhantes.
O DW, como está na definição, nada mais é do que um depósito de dados, projetado especialmente para organizar os dados de tal forma que facilite e viabilize o acesso a informações, o que não é possível no modelo tradicional de armazenamento de dados. Quando um sistema é construído, o objetivo da maioria é facilitar a coleta e armazenamento de dados do nosso dia a dia, porém o modelo tradicional usado privilegia a gravação e leitura, sem se preocupar com a geração de informações e conhecimento.
Já o BI, são técnicas usadas em conjunto com o DW para analisar os dados. Nesse instante, você deve está pensando: Mas o BI não precisa do DW para funcionar, existem diversas ferramentas de BI que trabalham sozinhas, não preciso de um DW para fazer BI. Você não está errado, a não ser por um detalhe, todas as ferramentas de BI, quando não usam um data warehouse usam uma metodologia própria para organizar e analisar os dados, e muitas vezes, usam o data warehouse juntamente com essa metodologia. Agora lhe pergunto, se os softwares de BI usam metodologias próprias para coletar, organizar e analisar os dados, eles não estão criando um DW? A resposta é sim. Seja usando um data warehouse externo ou sua própria metodologia, as ferramentas de BI nada mais são do que técnicas automatizadas para geração de informações. Essas técnicas podem ser usadas diretamente nos seus dados sem nenhum problema, estejam eles, onde estiverem. Mas claro que uma boa ferramenta ajuda, e muito, esse processo.
Mas, e o data mining? Esse, com certeza é a ?menina dos olhos? de todo gestor, e sem dúvida, deve mesmo ser, pois o DM é um conjunto de técnicas usadas na descoberta de padrões. Possibilitando descobrir informações e gerar conhecimento relacionado aos dados onde essas técnicas são aplicadas. Como existem diversas técnicas, conhecidas como algoritmos, o data mining é sem dúvida o mais complexo, exigindo um conhecimento elevado de quem faz uso, tanto na preparação dos dados, quanto na interpretação das informações.
Em resumo, dados geram informação, informações geram conhecimento, logo, data warehouse armazena os dados de tal forma a facilitar a geração de informações. Business intelligence são as técnicas usadas na geração e análise dessas informações e data mining são as técnicas usadas para a descoberta de informações e conhecimentos. Data Mining é a possibilidade de enxergar algo nunca imagino, descobrir padrões e tendências.