Novo sistema de perguntas e respostas pro GUJ [BETA]

Olá, gujeiros

Já havia colocado esse sistema em alfa, há 2 semanas. Fizemos vários testes e ele entra agora em beta. Eis a explicação.

Dado o interesse de muitos e também a necessidade de um sistema mais simples e auto sustentável, criamos um novo sistema de mensagens, como o quora e stackoverflow. É a primeira versão e ainda está em testes iniciais, o GUJ-Respostas:
http://www.guj.com.br/perguntas

Depois de pesquisarmos ferramentas open source e pagas, optamos por criar nossa própria. Repare que a proposta é outra da qual o forum do GUJ possui: diferente de gerenciar discussões, um sistema de question-and-answer é mais impessoal, focado em resolver problemas específicos, sem muita abertura para um debate. É mais colaborativo, onde todos podem editar a pergunta/resposta de todos, como num wiki. Também é possível votar e marcar as questões e respostas. Para tudo isso há um preço, você precisa atingir determinadas pontuações, que ainda estão sendo estudadas e melhoradas, para ganhar o direito de tal tipo de moderação e colaboração. Leia mais no próprio site.

A intenção é de que os dois espaços do GUJ coexistam: o que for discussão será feito nesse fórum, o que for bem técnico e que tem uma resposta precisa ficará no GUJ-Respostas.

Exemplos? “Como posso melhorar o rendimento da minha equipe?” “O que é melhor, Fortran ou Ada?” ficarão neste fórum. Já “Como posso converter um int em Object em c#” e “Como faço para devolver um JSON com Spring MVC?” ficarão no GUJ-Respostas, sempre detalhando o máximo possível.

Há uma série de melhorias a serem feitas, em especial permitir criação de tags, sugestão nas buscas, melhor editor de texto/código, sistemas para linkar perguntas duplicadas e tantos mais. Nesse momento estamos buscando bugs, erros, problemas graves de layout, etc. Deixe seu comentário aqui caso encontre algo estranho, verifique antes se alguém já não reportou. Nesse começo, é possível que você encontre o servidor caído, sendo restartado, erro 502 do nginx, etc, mas já está mais estável que anteriormente.

Mais uma vez agradeço a todos os que participaram dos testes, e em especial aos desenvolvedores.

Parabéns!

Só preciso levar em conta que é melhor eu tentar (nem que seja traduzindo) achar uma referência em português para as respostas. Eu sou extremamente preguiçoso e acabo só procurando as coisas em inglês, quando às vezes pode-se achar algo muito bom em português mesmo :slight_smile:

Só enchendo o saco (repetindo a pergunta que já foi feita aqui).
A URL é “guj.com.br/perguntas” mas o site é GUJ Respostas - eu até entendi sua motivação (vender a solução = resposta, não o problema = pergunta) - será que não é bom ter um guj.com.br/respostas que seja um sinônimo (alias) desse guj.com.br/perguntas?

Eu pensei nisso também…acho que poderia ser até mais legal o “/respostas” apontar somente para as perguntas com respostas marcadas (ou algo do tipo).

Talvez seja só eu que pense assim, mas uma sugestão é não deixar a outra pessoa editar o conteúdo postado e sim responder a partir daquela postagem.

Obrigado.

[quote=jonathasgujnet]Talvez seja só eu que pense assim, mas uma sugestão é não deixar a outra pessoa editar o conteúdo postado e sim responder a partir daquela postagem.
[/quote]

Jonathas, a ideia é justo focar mais em wiki. Quando não há edições, as perguntas velhas ficam cheias de KKKK, de erros ortográficos, de códigos sem formatação, de perguntas incompletas, de emoticons. O GUJ respostas é pra ser diferente do forum daqui, dando um valor bem maior as perguntas velhas, para que elas possam ser reutilizadas quando as pessoas googlam. Do jeito que é hoje, quem cai no guj via google sofre bastante, pois muitas vezes as perguntas e respostas estao desorganizadas e poluidas. Mas manteremos o forum para as outras coisas.

[quote=Paulo Silveira][quote=jonathasgujnet]Talvez seja só eu que pense assim, mas uma sugestão é não deixar a outra pessoa editar o conteúdo postado e sim responder a partir daquela postagem.
[/quote]

Jonathas, a ideia é justo focar mais em wiki. Quando não há edições, as perguntas velhas ficam cheias de KKKK, de erros ortográficos, de códigos sem formatação, de perguntas incompletas, de emoticons. O GUJ respostas é pra ser diferente do forum daqui, dando um valor bem maior as perguntas velhas, para que elas possam ser reutilizadas quando as pessoas googlam. Do jeito que é hoje, quem cai no guj via google sofre bastante, pois muitas vezes as perguntas e respostas estao desorganizadas e poluidas. Mas manteremos o forum para as outras coisas.[/quote]

Paulo, parabéns mais uma vez pela iniciativa, acredito que o modelo “wiki” fique mais colaborativo, a ideia é legal , a minha pergunta é:

  • Como a ferramenta vai filtrar as respostas corretas e objetivas das demais ?

Não é exatamente a ferramenta; são os próprios usuários (ademais, há um monte de gente boa aqui que tem paciência suficiente para corrigir as respostas)

Muito legal essa separação de perguntas e debates que será feita

Parabéns!

[quote=entanglement][quote=Aleksandro]

  • Como a ferramenta vai filtrar as respostas corretas e objetivas das demais ?
    [/quote]

Não é exatamente a ferramenta; são os próprios usuários (ademais, há um monte de gente boa aqui que tem paciência suficiente para corrigir as respostas)[/quote]

Opa , show !!!

Genial a ideia, acho que estava faltando uma ferramenta assim em português.

Parabéns a equipe.

Paulo,

Excelente iniciativa. Duas dúvidas:

  1. é feito em quê?
  2. vocês pretendem abrir o fonte disso?

VRaptor, Hibernate, JSP. Quartz e algumas taglibs pra ajudar. É um sistema simples no backend. O front end é mais complicado.

[quote=neófito]
2) vocês pretendem abrir o fonte disso?[/quote]

É uma das ideias. Mas ainda não há decisao.

Ao meu ver ficou 2 sistemas diferentes fazendo a mesma coisa.
Quando alguém tinha uma duvida sobre java básico por exemplo, entrava no forum java básico, agora ele tanto pode entrar no forum como no /p, o forum sim pode ser usado para fazer discussões mais complexas, mercado, tecnologias, divulgação e postagem de noticias. Fazendo uma analise rápida é possível ver que a grande maioria dos tópicos é sobre duvidas e que se encaixariam muito bem no /p porem acabou se tornando muito descentralizado com perguntas sendo feitas nos 2 locais

Acho que esse era o meu desejo mais antigo para se ter no GUJ. Aleluia.

[quote=Crstn]
Quando alguém tinha uma duvida sobre java básico por exemplo, entrava no forum java básico, agora ele tanto pode entrar no forum como no /p, o forum sim pode ser usado para fazer discussões mais complexas, mercado, tecnologias, divulgação e postagem de noticias. Fazendo uma analise rápida é possível ver que a grande maioria dos tópicos é sobre duvidas e que se encaixariam muito bem no /p porem acabou se tornando muito descentralizado com perguntas sendo feitas nos 2 locais[/quote]

Realmente, pode acontecer de colocarem nos dois locais. Vamos criar ferramentas e maneiras de diminuir isso.

Como identa o código das respostas?

Assim como no GUJ?

[quote=Marky.Vasconcelos]Como identa o código das respostas?

Assim como no GUJ?[/quote]

Como no markdown do github.

codigo
   codigo

ou no markdown classico

codigo com 4 espacos na frente vira codigo

ou clicando no botao “virar codigo” do editor :slight_smile:

Parabéns pessoal,
a usabilidade do site vai ficar excelente.

Quem precisa aprovar as edições em respostas?

Ando complementando respostas sobre Android mas não aparecem.

[quote=Marky.Vasconcelos]Quem precisa aprovar as edições em respostas?

Ando complementando respostas sobre Android mas não aparecem.[/quote]

Se não me engano é a galera com mais de 500 pontos.