Novo sistema de perguntas e respostas pro GUJ [BETA]

[quote=Marky.Vasconcelos]Quem precisa aprovar as edições em respostas?

Ando complementando respostas sobre Android mas não aparecem.[/quote]

por enquanto sou eu. vamos implementar quem tiver mais de 2000 pontos podera aprovar as edicoes. ou algo parecido com isso. esta no backlog!

[quote=Paulo Silveira][quote=Marky.Vasconcelos]Quem precisa aprovar as edições em respostas?

Ando complementando respostas sobre Android mas não aparecem.[/quote]

por enquanto sou eu. vamos implementar quem tiver mais de 2000 pontos podera aprovar as edicoes. ou algo parecido com isso. esta no backlog![/quote]

Como vai ser validada tal pontuação ?

nao entendi a pergunta. assim que a pessoa bater 2000 pontos ela automaticamente ganha esse direito no sistema.

Notei que não tem perguntas sobre a linguagem que mais cresce no mercado. Por acaso objective-c é proibido ou é só o caso de ninguém está tendo dúvidas nessa linguagem mesmo?

pode abrir perguntas sobre objective-c no www.guj.com.br/perguntas a vontade.

[quote=Paulo Silveira]
pode abrir perguntas sobre objective-c no www.guj.com.br/perguntas a vontade.[/quote]

Bom saber. Estou usando objective-c no momento, por isso perguntei.

[quote=Paulo Silveira][quote=Matheus Paiva]
Como vai ser validada tal pontuação ?
[/quote]

nao entendi a pergunta. assim que a pessoa bater 2000 pontos ela automaticamente ganha esse direito no sistema.[/quote]
Caro Paulo é possivel que as pessoas não respondam nada(tipo “hum” )
Dai tenho a duvida da pontuação …
Entendeu agora ?

[quote=Matheus Paiva][quote=Paulo Silveira][quote=Matheus Paiva]
Como vai ser validada tal pontuação ?
[/quote]

nao entendi a pergunta. assim que a pessoa bater 2000 pontos ela automaticamente ganha esse direito no sistema.[/quote]
Caro Paulo é possivel que as pessoas não respondam nada(tipo “hum” )
Dai tenho a duvida da pontuação …
Entendeu agora ?
[/quote]

Se responderem algo sem sentido, serao negativadas e perderao pontos, ate chegar o momento que perdem a conta.

[quote=Paulo Silveira][quote=Matheus Paiva][quote=Paulo Silveira][quote=Matheus Paiva]
Como vai ser validada tal pontuação ?
[/quote]

nao entendi a pergunta. assim que a pessoa bater 2000 pontos ela automaticamente ganha esse direito no sistema.[/quote]
Caro Paulo é possivel que as pessoas não respondam nada(tipo “hum” )
Dai tenho a duvida da pontuação …
Entendeu agora ?
[/quote]

Se responderem algo sem sentido, serao negativadas e perderao pontos, ate chegar o momento que perdem a conta.[/quote]
Valeu pela explicação …

não consigo mais acessar minha conta, fala que tem que fazer login via facebook.

Como esta o funcionamento do downvote? Sinceramente eu não sinto motivação alguma em dar um downvote, mesmo que a pergunta seja totalmente sem sentido, bom la diz:: Menos 2 pontos para o autor e menos 2 pontos para vc.

Ok, ai vamos no help e la diz: “quando você votar negativamente em uma pergunta ou resposta. Caso o tópico seja realmente considerado não pertinente, esses pontos serão devolvidos a você.”

blz, mas olha este exemplo: http://www.guj.com.br/1462-valor-inteiro-para-um-vetor, no meu profile diz que recebi -2 pontos porque dei downvote ali, bom, o tópico sequer existe mais, ou seja, provou-se que era realmente inutil, mas eu continuo com meus menos 2.

Acho que deveriam rever este esquema, esta muito manual pelo visto, outro exemplo, cara me coloca um titulo totalmente sem sentido, algo do tipo: “Eae galera blz, to com um problema aqui, sera que alguem sabe?” Ou mesmo o corpo da pergunta esteja totalmente non-sense, ai tu da um downvote, depois chega alguem com alta pontuação e edita a pergunta, bom agora teu downvote nao faz mais sentido, mas antes fazia, como fica? Tenho que ficar vigiando pra ver se alteraram a pergunta pra entao retirar o downvote? Novamente algo manual. Sem falar que nao consigo retirar o downvote sem dar um upvote, nao cai pra 0. ou é +1 ou -1.

Teria que rever esta questão do “topico realmente nao pertinente”, como é isto? Manual? Sei la, recebeu -5 automaticamente ja é impertinente entao devolva meus -2 tirados, e mesmo que não ganhe -5(pq somente eu tive coragem de dar downvote), mas seja impertinente, fico com menos 2?? Bom na dúvida é melhor eu nao dar downvote nao concordam?

O segundo problema é quando o titulo/corpo é impertinente, mas depois vai outro usuario e edita depois que vc deu downvote.

Eu entendo a questão dos -2 no downvote, mas se estes -2 nunca voltam, ou a pergunta é alterada e eles nao fazem mais sentido, eu estou sendo desmotivado a dar downvote, logo vou evita-lo, e ao meu ver o downvote é a maneira de se educar os usuarios, criar uma cultura de perguntas boas, pertinentes e com qualidade.

Excelente o sistema vai ser muito útil :slight_smile:

[]'s

[quote=fredferrao]Como esta o funcionamento do downvote? Sinceramente eu não sinto motivação alguma em dar um downvote, mesmo que a pergunta seja totalmente sem sentido, bom la diz:: Menos 2 pontos para o autor e menos 2 pontos para vc.

Ok, ai vamos no help e la diz: “quando você votar negativamente em uma pergunta ou resposta. Caso o tópico seja realmente considerado não pertinente, esses pontos serão devolvidos a você.”

blz, mas olha este exemplo: http://www.guj.com.br/1462-valor-inteiro-para-um-vetor, no meu profile diz que recebi -2 pontos porque dei downvote ali, bom, o tópico sequer existe mais, ou seja, provou-se que era realmente inutil, mas eu continuo com meus menos 2.

Acho que deveriam rever este esquema, esta muito manual pelo visto, outro exemplo, cara me coloca um titulo totalmente sem sentido, algo do tipo: “Eae galera blz, to com um problema aqui, sera que alguem sabe?” Ou mesmo o corpo da pergunta esteja totalmente non-sense, ai tu da um downvote, depois chega alguem com alta pontuação e edita a pergunta, bom agora teu downvote nao faz mais sentido, mas antes fazia, como fica? Tenho que ficar vigiando pra ver se alteraram a pergunta pra entao retirar o downvote? Novamente algo manual. Sem falar que nao consigo retirar o downvote sem dar um upvote, nao cai pra 0. ou é +1 ou -1.

Teria que rever esta questão do “topico realmente nao pertinente”, como é isto? Manual? Sei la, recebeu -5 automaticamente ja é impertinente entao devolva meus -2 tirados, e mesmo que não ganhe -5(pq somente eu tive coragem de dar downvote), mas seja impertinente, fico com menos 2?? Bom na dúvida é melhor eu nao dar downvote nao concordam?

O segundo problema é quando o titulo/corpo é impertinente, mas depois vai outro usuario e edita depois que vc deu downvote.

Eu entendo a questão dos -2 no downvote, mas se estes -2 nunca voltam, ou a pergunta é alterada e eles nao fazem mais sentido, eu estou sendo desmotivado a dar downvote, logo vou evita-lo, e ao meu ver o downvote é a maneira de se educar os usuarios, criar uma cultura de perguntas boas, pertinentes e com qualidade.[/quote]

De fato, o sistema de downvote é desestimulante. Você é “eternamente” penalizado por usá-lo, mesmo ele sendo um meio de expressar, tão ou mais claramente do que com um comentário, que não concorda com uma determinada ideia ou pergunta.

Abraço.

Terra, Fred, estamos revendo o sistema de downvote. Ja mudamos varias vezes e vamos descobrir aos poucos como fazer pra melhorar.

Se nao damos os -2 pra outra pessoa, a gente acaba fazendo com que as pessoas usem muito o downvote.

A parte de reverter os pontos ainda nao esta implementada mesmo.

Hoje fui postar no Novo GUJ e reparei em um erro na hora que cliquei para enviar.

O erro foi mais ou menos assim:

502 Bad Gateway

bom foi algo mais ou menos assim como acima, pois quando fui pegar o print a página com o erro sumiu ao atualizar.

Sobre o GUJ novo eu estou adorando pois vai separar o que é problema e solução, das famosas discussões pessoais
e brigas com insultos que vimos por aí.

Outra coisa fantástica é que a pessoa pode escolher o ambiente que vai querer participar, ou seja assim não vai perder tempo
com pessoas que só querem discutir o que lhe bem cabem. Por outro lado também as pessoas que tem bom intuito em ajudar
poderão ser recompensados com pontos.

Parabéns para os Adms e queria propor que colocassem em outros lugares do novo GUJ, a opção de reportar erros ou sugestões
que hoje atualmente aparece no lado direito da tela.

Agradeço.

Queria saber como reportar uma pergunta que “desandou”. Como esta, por exemplo:

http://www.guj.com.br/6271-gggasdsdafasdfasdfsdfgdfgdfgdfsgdfsgdfsfdgdfsdfgdfgsdfsdf

A pergunta original não era exatamente boa, mas ao menos podia ser respondida/ comentado. Entretanto, ela foi desfigurada totalmente, e fica lá ocupando espaço. Como reportar casos como esse?

Abraços.

[quote=TerraSkilll]Queria saber como reportar uma pergunta que “desandou”. Como esta, por exemplo:

http://www.guj.com.br/6271-gggasdsdafasdfasdfsdfgdfgdfgdfsgdfsgdfsfdgdfsdfgdfgsdfsdf

A pergunta original não era exatamente boa, mas ao menos podia ser respondida/ comentado. Entretanto, ela foi desfigurada totalmente, e fica lá ocupando espaço. Como reportar casos como esse?

Abraços.[/quote]
Clique no botãozinho “marcar” abaixo da pergunta, isso notifica a administração diretamente

Rodrigo Sasaki
Opa, valeu!

Sendo sincero, nem sabia que a opção “marcar” servia pra isso. Não sei se foi falta de atenção minha (nunca usei essa opção, nem achei nada sobre essa opção no Sobre) ou se é algo que pode ser melhorado.

Abraço.

[quote=TerraSkilll]Rodrigo Sasaki
Opa, valeu!

Sendo sincero, nem sabia que a opção “marcar” servia pra isso. Não sei se foi falta de atenção minha (nunca usei essa opção, nem achei nada sobre essa opção no Sobre) ou se é algo que pode ser melhorado.

Abraço.[/quote]
Realmente não tem nada. Eu usei intuitivamente, porque tô acostumado com o “flag” do Stackoverflow hehehe

Por que o GUJ Respostas (na minha opinião) ainda não funciona?

1. Os usuários não querem dar upvote na pergunta ou resposta de alguém, porque se não o cara vai ter mais pontos do que ele, ou vai chegar mais perto dele.
2. Os usuários não dão downvote porque não querem perder os famigerados 2 pontos.
3. Praticamente ninguém rankeia perguntas. Do jeito que eu vejo, é necessário seguir um roteiro:
---- 3a. Leia a pergunta.
---- 3b. Achou bem explicada? direta? bem formatada? Upvote!
---- 3c. Achou mal explicada? mal formatada? mal intencionada? Downvote! e se julgar necessário marque-a para a administração dar uma olhada
---- 3d. Faltou informação? Comente, exija do autor uma melhoria antes de responder.
4. É necessário saber responder. Postar um link não é uma resposta, mesmo que o link tenha a resposta. A ideia é ter um banco central, onde você encontra uma pergunta, e a resposta correta logo abaixo. Se você tiver o proxy barrado e não pode ver o vídeo que o amigo postou, e aí? Escreva sua explicação e abaixo coloque links de referência
5. É essencial lembrar de marcar a resposta correta. Se alguém elabora uma resposta legal, como já vi várias pessoas fazerem, e o autor sequer volta para marcá-la como correta, ou dar um upvote o usuário que respondeu pode se sentir desvalorizado e simplesmente deixar de utilizar o espaço. Mesmo ele tendo sido um bom usuário, participativo e ajudante.

Esses são os pontos mais importantes que eu vi até agora. Não estou apontando dedos, justamente porque não é culpa de ninguém, os criadores tentam mesmo. Eu mesmo vejo o tanto de avisos que existem em todo lugar. E eu mesmo devo ter pecado em algum desses pontos, não sou perfeito :slight_smile: Mas acho interessante ressaltar esses pontos, porque vejo muita gente só querendo pontuação, respondendo qualquer coisa o mais rápido possível, ou até respondendo algo que é igual a outra resposta que já está lá.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês também. Se alguém concorda ou discorda e, principalmente, os motivos.