Primeiro emprego

galera sei que existem vários tópicos no google , mas quero saber de vocês que já trabalham na área uma coisa tipo atualizada. Hoje sou analista de sistemas , trabalho em uma distribuidora de bebidas não lido diretamente com o código apenas oriento os encarregados tic de outras filiais a usar o sistema o sistema em questão é o control que faz o controle de estoque , vendas , contas a receber e fiscal da empresa ,eu comecei como faturista na empresa e tive várias oportunidades já fui encarregado de tic e agora como analista não estou vendo um crescimento satisfatório quero iniciar na área de programação com java , já estudo a um tempo cerca de 1 ano , autodidata não tenho curso superior devido as transferências não consegui terminar a faculdade , mas como já perguntei a outros desenvolvedores , em produção o que importa é saber fazer o código um diploma não vai fazer o código e sim o programador , hoje eu ganho na faixa de 2500 reais , e agora eu pergunto qual o melhor caminho a seguir?

Por mais que você não use o que aprendeu na faculdade eu acho que a faculdade é a porta de entrada para o mercado de trabalho.
Principalmente para quem nunca trabalhou na área. Você está certo que o diploma não vai fazer o código. mas é muito mais dificil uma empresa
contratar alguem que não tenha uma experiência na área sem diploma ou cursando uma faculdade.
A não ser que vc já tenha alguns anos de experiências .

Mas sem uma faculdade eu indico fazer cursos, Alura, Caelum , Global Code etc…
Tirar uma certificação Java. (Ajuda bastante para o primeiro emprego na área)
e treinar bastante.

Acho que poderia tentar aumentar seu networking, indo em eventos da comunidade (por exemplo: http://www.guj.com.br/noticias/359-encontro-de-java-em-sao-paulo ). De repente você consegue alguma indicação por meio de algum contato que fizer nestes eventos.

Como você está começando, muito provavelmente irá conseguir pegar alguma vaga de estagiário ou trainee.

Procure também participar de algum projeto open source.

Cara acho super importante ter um diploma. Ele é um divisor de águas, ainda mais para quem não tem experiência profissional na área. Acredito fortemente que um bom programador é construído com estudos e experiências. Mas o cara que vai te contratar não tem como saber que você é um bom programador só olhando para o seu Curriculum principalmente se você não tem experiência profissional na área.

Sugestão, tente voltar para a faculdade, e procure uma vaga de estágio na área. Você vai reduzir seus ganhos, mas vai acumular experiência para poder alcançar um degrau mais alto (um passo para trás para dar dois para frente). Esteja sempre se reciclando e se re-inventando. Leia bastante, e siga todas as dicas anteriores.

tem um curso a distância aqui tecnólogo Analise e Desenvolvimento de Sistemas esse curso é bem aceito no mercado?

eliel.floyd,

Também acho super importante o diploma, mas enquanto isso você pode inciar com alguns cursos a distância. Indico os seguintes :

Pagos


Free

Sucesso!!!

Pois é no devmedia eu tenho uma assinatura MPV que está me ajudando muito , o youtube sempre esteve na minha vida , rs