Agora vou pra onde?

[resolvido]
Galera boa noite .
Terminei alguns livros de Java JSE, caelum, deitel , head first etc , fora as vídeos aulas do YouTube, xti, Guanabara, devDojo, Alura etc.
Mais agora é o seguinte devo estudar jsp, jsf, spring, hibernate etc ou não ?
Tenho uns grupos de WhatsApp onde um certo número de pessoas mencionaram que jsp, jsf estão mortos que eu deveria estudar framework ou outras linguagens web pois estou perdendo tempo com Java.

Caso alguém queira tecer comentários ficarei grato…

Se está trabalhando mas não com desenvolvimento, arrume um cargo de desenvolvimento.

Se não está trabalhado, procure uma vaga. Se não tem experiência para a vaga X, comece pela Y, se for mais fácil.

Se as opções acima são totalmente inviáveis, faça um projeto com foco, muito preferencialmente para um cliente real. Pode ser um app Android pra avisar seu primo que ele precisa passar no mercado, ou um site pra igreja da sua vó onde as pessoas podem postar orações, etc.

Estudar é bom, mas sem aplicar o que está estudando, vai passar 50 anos estudando uma porrada de frameworks e ferramentas (que mudam toda semana) e nunca se sentirá preparado. E a verdade é que nunca estará mesmo. Nessa área, mais que na maioria delas, nunca se para de estudar.

E não se apegue à linguagens e outras ferramentas, pois são só isso: ferramentas. Se amanhã o que for viável é ECMAScript 998 com bancos de dados de grafos, esteja aberto a aceitar essa mudança.

Abraço.

@TerraSkilll.
Valeu pelas dicas …
Estou criando um sistema online …
Parei de estudar um pouco …
Kkkk✌🏻

Os frameworks java web em alta são: Spring e JSF, antes de ir para web, é bom estudar html, css e js.

Boa parte das empresas usam Hibernate/JPA, é bom você dar uma olhada e tentar fazee um CRUD ao menos

Eu trabalho como JSF e atualmente existem tantas vagas de Spring quanto de JSF.

Eu não sei nada de Spring, mas mesmo assim se você optar por desenvolvimento web em java, eu te aconselho o Spring.

O JSF é um framework fullstack (tanto front quanto back), e por causa disso, você fica preso a linguagem (java) e pior do que esta preso a linguagem, é estar preso ao framework.

Caso um dia o JSF/Java morra, eu terei que reformular toda a minha aplicação, pois é JSF no front e no back.

Isso já não acontece com o Spring, pois o Spring é back, assim podemos usar qualquer coisa no front, caso o Spring/Java morra, teremos que mudar apenas o back.

Errado, o JSF é um framework MVC para web. Ele só permite que você crie os componentes de tela, associados a um (ou mais) managed beans.

Errado, o Spring pode ser associado com Spring MVC, que permite desenvolvimento para front usando thymeleaf.
E, sim, certamente o JSF deixará de existir um dia, mas, sistemas legados podem sobreviver por décadas.

Sim ele é um framework MVC, mas o chamei de fullstack…
O Managed Bean é do JSF

Mas somente Spring não né?
Sempre vejo topicos perguntando sobre o que usar no front quando o back é Spring

Fullstack envolveria ser um framework ORM também ou prover recursos que permitam interação com banco de dados. Alguns até exigiriam que oferecesse recursos parai inversão de controle. Só por isso eu ressaltei que ele é MVC.

O spring pode ser usado em N diferentes situações. Ele é subdividido em inúmeras e distintas partes.
Apenas tome cuidado com afirmações como as que fez. Pode dar a entender uma coisa, sendo que é outra.

Usei o termo fullstack por usarmos tanto no front quanto no back, mas me equivoquei.

Ok! :+1:
Estou precisando estudar ele…

Obrigado pela correção @darlan_machado

1 curtida

Opa bom dia . @Mike muito obrigado

Valeu pela ajuDa @darlan_machado

c#, caso vc queira algo completamente diferente. /s

Respondendo ao tópico:
SOA e microservices e, se quer front, estude algum SPA (ou mais de um).