Ajuda com MER. Urgente pessoal!

Pessoal, alguém que possa me ajudar na orientação pra fazer esse MER…

Meu professor pediu pra fazer um sistema pra uma eletrotécnica (Java (CRUD)+MySQL). E ele pediu isso:

Eletrotécnica
Uma eletrotécnica tem enfrentado problemas para atender a demanda de serviço de consertos que tem recebido. Os clientes reclamam de atrasos freqüentes na entrega prevista dos consertos, e estima-se que esta é devida a má previsão dos recursos humanos e materiais para realização de consertos.

Cada vez que um cliente traz um aparelho para consertar é aberta uma ordem de serviço (uma por aparelho). Esta ordem de serviço diz respeito a um cliente, que deixa seu nome, endereço, e um ou mais números de telefone para contato. Um mesmo cliente pode ter outras ordens de serviço suas em andamento, e a empresa mantém um cadastro de todos os seus clientes. Na ordem de serviço constam ainda a data de recebimento do aparelho, a marca e número de série do aparelho, a descrição do defeito, e a data de previsão da entrega do aparelho ao cliente, e a data na qual foi efetivamente retirado.

Para resolver o problema dos atrasos, a firma optou por designar um técnico experiente como gerente. Este gerente, inicia o dia examinando todas as ordens de serviço novas, designando então um conjunto de técnicos, e para cada técnico designado a este conserto, as ferramentas/ aparelhos de teste necessários para que este detecte o defeito e/ou teste (a parte do) o conserto realizado (sempre há pelo menos um aparelho). A previsão dos recursos materiais também é importante pois o número de ferramentas/aparelhos de teste é limitado. Cada técnico pode estar associado a várias ordens de serviço. Cada aparelho de teste possui um número de série único, e é caracterizado por uma descrição. Os técnicos são caracterizados por seu nome, endereço, eventualmente número(s) de telefone para contato, e contrato de trabalho (número único).

E montei isso, porém acho que tá faltando algo (desculpe, sou ruim em fazer MER).

Tô pedindo muita coisa pra vocês, mas meu professor passou isso ontem, pra entregar terça e eu não posso deixar de entregar certinho (mesmo). Obrigado!

Nao vai existir algo 100% certo, vai depender do ponto de vista de quem pediu isso. Você já fez bastante coisa, mostre a ele como está o andamento e tira suas dúvidas, ele é pago pra isso. Na minha visão teria a entidade Funcionario, onde um funcionário pode ter a ação de consertar ou gerenciar ordens de serviços. Se é gerente, técnico ou outra coisa, seriam as funções do funcionário.

1 curtida

Opa, alguém veio lá do céu me ajudar. Obrigado!

Infelizmente meu professor não tá nem aí se eu estudo (além do curso) ou trabalho. Ele só joga as coisas e se tá ok, ele dá a nota, se não, ele mete o foda-se. Final de semana ele nem existe! Pra piorar ainda tem o crud com banco de dados, que ele quer que eu faça com gerador de pdf e que mande e-mail, tudo incluído. Pior de tudo é que eu preciso de 7 pra passar na matéria. Sou bolsista, e se ficar de recuperação, perco a bolsa, e vou ter que trancar o curso.

Sobre a entidade funcionário, ele disse ontem que não é necessário, pois o gerente é um técnico. De acordo com ele, né

Lembrei que tem que ter o controle de estoque

Eu teria que colocar um atributo de quantidade de peças, na entidade material, aparelho e na relação abrir_ordem, correto?


Fiz essas alterações… Ficou bugado, mas é o programa que ele passou. Só muda a adição de atributos

Essas quantidades devem ficar no relacionamento. Material e Aparelho puramente são só cadastros. Na minha visão, colocaria uma entidade Ordem de Servico.

Um exemplo qualquer pra servir como base:

1 curtida

Então, devo criar a quantidade como foreign key, no relacionamento, correto?

Levando em consideração o seu modelo, ficaria em “abrir_ordem”.

Na minha visão teria uma entidade Ordem de Serviço, se relacionando com Aparelho por exemplo. Pra saber a quantidade você faz uma consulta, pra obter quantas ordens de serviços foram feitas para o aparelho, não precisando armazenar a quantidade.

Ok. Obrigado por se dispor a me ajudar.