Ajuda com módulos

Boa noite, programadores(as)
Estou iniciando agora nesse mundo de programação e optei por Python para começar.
Pois bem, estou seguindo uma playlist de video-aulas do Gustavo Guanabara (Curso em Vídeo) no youtube, e na aula sobre módulos ele passou o exemplo de “emojis” e como usar, porém por mais que eu esteja fazendo tudo certo, revisei o código várias vezes e não consigo encontrar o erro.
Até consigo importar a biblioteca, mas ele não executa.
A biblioteca que estou tentando é essa: https://pypi.python.org/pypi/emoji/
Agradeço desde já :slight_smile:

Alguma mensagem de erro?

Dizer apenas que não executa é muito vago, como você está executando?

Meu código:
import emoji
print(emoji.emojize(‘OLÁ MUNDO :smile:’,use_aliases=True))

Erro:

‘Traceback (most recent call last):
File “C:/Users/Gabriel/PycharmProjects/pythontest/AULA 008- MÓDULOS.py”, line 1, in
import emoji
File “C:\Users\Gabriel\AppData\Local\Programs\Python\Python36\lib\site-packages\emoji_init_.py”, line 1, in
from .models import Emoji as emoji_class
File “C:\Users\Gabriel\AppData\Local\Programs\Python\Python36\lib\site-packages\emoji\models.py”, line 14, in
from . import settings
File “C:\Users\Gabriel\AppData\Local\Programs\Python\Python36\lib\site-packages\emoji\settings.py”, line 6, in
u’{1}
File “C:\Users\Gabriel\AppData\Local\Programs\Python\Python36\lib\site-packages\django\conf_init_.py”, line 56, in getattr
self.setup(name)
File "C:\Users\Gabriel\AppData\Local\Programs\Python\Python36\lib\site-packages\django\conf_init
.py", line 39, in _setup
% (desc, ENVIRONMENT_VARIABLE))
django.core.exceptions.ImproperlyConfigured: Requested setting EMOJI_IMG_TAG, but settings are not configured. You must either define the environment variable DJANGO_SETTINGS_MODULE or call settings.configure() before accessing settings.’

Que editor ou ide está usando para criar o código?

Faça um teste: instale o notepad++ e converta seu arquivo para utf8 e tente rodá-lo novamente…

Se estiver usando cmd/dos para executar, você precisa configurá-lo

Provavelmente você está tendo problemas com charset (como está começando nem vou aprofundar o assunto) e o windows usa por padrão algo como ISO-88591, windows-cp1252, latin1, etc… já o módulo emoji pelo que vi na documentação usa unicode (utf8)… na prática essas siglas cuidam da forma de interpretar texto (um tabelão gigante com códigos para cada letra, número e símbolo no computador…) e como o windows não usa utf8 por padrão o código python não consegue “conversar” com ele…

Sendo bem sincero cara, melhor ambiente para rodar python é linux (opinião pessoal minha ok?), já vem com python instalado, tudo configurado para utf8 bonitinho, só criar seus códigos e executá-los de boa… sugiro instalar um virtualbox, criar uma máquina com ubuntu ou mint e sair programando adoidado, bons estudos!

Então, não tinha pensado nisso. Estou usando o Pycharm, como faço pra converter no Notepad ++ ? Vou ter que fazer a conversão enquanto não instalo o Linux, mas realmente, é um bom motivo pra eu migrar para o Linux, tanto para aprendizado quanto para trabalho.

A cara, de cabeça eu não vou lembrar :joy: (não uso windows a 2 anos…), mas bate encoding ou charset no help do notepad++, pesquise também nas configurações do pycharm se ele tem essa opção de conversão e aproveite para deixar utf8 como padrão na IDE…

  • Gabriel, certifique - se de ter selecionado o interpretados para seu projeto.
  • No pycharm vá em FILE/ SETTINGS/ PROJECT: ( SEU PROJETO)/ PROJECT INTERPRETER , e selecione na barra superior o intérprete que tiver a biblioteca de emoji que você baixou. Só clicar que vai aparecer abaixo as bibliotecas. Espero ter ajudado.