GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

[ajuda]Criação de um programa de Supermercado

Bom... eu faço tecnico de Informática...e meu professor pediu para que eu fezesse um programa de um supermercado...que no caso um gerente digitasse os códigos e os preços relacionado a eles...e na hora, o caixa...digitasse ele...e viesse o determinado preço na tela!

Gostaria da ajuda de vocês !

Atenciosamente
Thiago Alves

Tikozo ,
Vc gostaria da ajuda do pessoal do forum... mas qual ajuda ??? qual eh sua duvida ???

o proposito do forum, creio eu... não é para fazer trabalhos completos... e sim ajudar a tirar duvidas e melhorar o conhecimento...

comece seu trabalho... busque informações... desenvolva.. e se qdo houver duvida... poste sua duvida.. tenho certeza que todos irão ajudar com mto prazer...

abraços...

Sim sim airton.asg!

Gostaria da ajuda...de como eu posso fazer com que alguem digite os códigos e assim que digitasse os mesmos, aparecessem os preços dos supostos produtos...

porque, acumulando em uma array, creio que nao daria certo, né?!

Atenciosamente
Thiago Alves

Che, se a tua dúvida é em relação a modelagem do sistema, então aí vai algumas dicas:

1) Crie uma base de dados para receber as informações de produtos e preços;
2) Crie permissões de acesso para gerente e caixa (dependendo, dá para fazer na própria criação da tabela);
3) Na parte de Java, faça classes para inserir e pesquisar dados e uma classe para conectar ao banco e fazer a interface com o usuário.

Basicamente é isto, no resto vai do teu gosto como programar, etc. Espero ter ajudado. :smile:

Hum, não tinha visto teu último post. O negócio é meio em tempo real? Digitou e já apareceu? Ou pode digitar, dar um enter e aí aparecer o preço?

schistossoma,

pode ser digitando enter mesmo :smile:

não é nada profissional, e sim para aprender mesmo!

Muito Obrigado pela ajuda!

Atenciosamente
Thiago Alves

Ah, então segue aquele modelo lógico que postei antes que vai tranquilo. Como é para o aprendizado nem te preocupa com permissões de acesso então. :smile: Tenta fazer alguma coisa aí e, se tiver alguma dúvida, posta. :smile:

Poxa...acho que conseguiria fazer o resto...o que me encuca é o banco de dados...como eu poderia fazer ele?

Teria algum tutorial explicando como "conectar" o Java ao banco de dados?Ou algo do tipo?

Atenciosamente
Thiago Alves

ai vai um exemplo:

String driver = "com.mysql.jdbc.Driver";
String url = "jdbc:mysql://localhost/teste";
String usuario = "x";
String senha = "x";
Class.forName(driver);
Connection conexao = DriverManager.getConnection(url,usuario,senha);
//modelo de insert
PreparedStatement st = cn.prepareStatement("insert into contatos(nome, email, endereco) values (?,?,?)");
st.setString(1, contato.getNome());
st.setString(2, contato.getEmail());
st.setString(3, contato.getEndereco());
//modelo de select
ResultSet rs = st.executeQuery();
rs.next();
String nome = rs.getString("nome");
String email = rs.getString("email");
String endereco = rs.getString("endereco");
st.execute();
st.close();

não sei se esse codigo vai te ajudar, mas de qualquer forma recomendo que você pesquise sobre JDBC para entender como conectar seu programa com um banco de dados.

ahh tem esse tópico aqui do GUJ com alguns tutoriais:
http://www.guj.com.br/posts/list/45932.java

olhaomarcosaqui,

Muito obrigado, pesquisarei sobre o assunto sim =D

e creio que foi uma boa ajuda :wink:

Muito obrigado

Atenciosamente
Thiago Alves