Ajuda para TCC Tecnico em Informatica

Pessoal, estou com algumas ideias porem nao saio disso e nao sei se dará certo… Quero algo novo, algo que precise hoje em dia, seja usado…
Inicialmente estou com duas ideias…

  1. Monitoramente de temperatura e ataque de um servidor, alertando por email/sms
  2. Automação de uma casa utilizando Arduino e Android

nao tenho nem ideia de como fazer essas minhas ideias, porem eu sei programar digamos “bem”, so preciso de um empurraozinho… ME AJUDEM por favor.

Vai uma dica de quem fez o TCC há pouco tempo:

  • Não complique.
    O TCC é o momento de mostrar que consolidou o que aprendeu no curso e não reinventar a roda.
    Se não manja de servidores, até vale estudar e tals, mas, acho que é complicado.
    Se nunca mexeu com arduíno, esquece. A curva de aprendizado pode ser enorrrrrme e você pode perder tempo demais em algo que não vai terminar.

Para tomar a decisão correta tem que pensar no que quer fazer depois que terminar o curso.
Se pretende no futuro trabalhar com segurança, administração de servidores e redes, então escolha algo igual a ideia 1.
Se pretende trabalhar com sistemas embarcados, automação esse tipo de coisa… escolha a ideia 2.

Mas antes de escolher pense em quem será seu orientador, se ele tem a qualificação necessária para lhe ajudar a desenvolver o seu projeto.

Problema que a banca valoriza mais o que for inovador, e o orientador pressiona pra isso. Por outro lado, não adianta também escolher o que não vai conseguir entregar, como voce falou. Ele tem que encontrar um meio termo. Melhor uma nota 9 do que perder tudo.

Entendi, porem eu sou uma pessoa que me puxo muito, nao gosto de simplesmente chegar e apresentar um sistema de cadastro de conta…
Surgiu uma ideia sobre fazer algo como rastrear um celular, por exemplo uma mae que quer acompanhar o filho indo para escola etc, sera que eh possivel fazer algo do genero ?

Bom não sei ao certo o que é pedido em um TCC de tecnico, quando fiz o meu era apenas relatório de estágio e tchau.

Mas se for como os de graduação, vale mais a defesa e a escrita doq propriamente está sendo desenvolvido.

Já vi aluno com projetinho bem meia boca mas com uma monografia muito bem escrita passar com 10, e outros com projetos muito fo** soq com monografias mal escritas reprovarem.

Mas falando das suas ideia, programar bem? Mas em que? Qual sua experiência?

Depende do seu domínio e tempo disponível, difícil não é.

Se você não sabe, já corre o risco de não conseguir entregar. O diploma é mais importante que o Tcc.

Sei programar consideravelmente bem em Java, ja vendi alguns projetos, porem nunca fiz algo relacionado a GPS nem Android… Surgiu a ideia porem nao sei nem por onde começar…

pensei nisso tmb… :confused:

vale lembrar que nao tenho experiencia nenhuma em Android Studio…

E não é só fazer, tem que pensar em tudo. Imagina voce fazer esse projeto do rastreamento tudo bonitinho e na hora o cara da banca te questionar: “e se o filho desligar o GPS?”, “a mae vai ser avisada por alguma mensagem?”, etc., enfim, pode derrubar seu projeto.

Exatamente. Nível técnico não sei, mas no meio acadêmico isso é muito valorizado, para servir de publicação.

1 curtida

O que o @javaflex comentou sobre inovação é extremamente real.
Eu trabalho com java desde 2010. Terminei os 8 períodos em 2009 e deixei o TCC por fazer e o fiz no ano passado. Desenvolvi um sistema de gestão eletrônica de documentos e esse foi o mote.
Precisei aprender duas cosias: regras de negócio sobre assinatura digital e sobre armazenamento de documentos digitais e angular 2/4.
Como tinha boa noção de javascript, aprender angular foi fácil.
Já as regras de negócio eram complicadas, atender ao que as normas brasileiras exigem é um saco.

Se vc não tem experiência nenhuma em android studio eu mesmo acho que teria uma curva de aprendizado menor pra aprender a desenvolver um app como esse em algo como React-native dq com Java pra android mesmo

1 curtida

Em um TCC a ideia e defesa é mais importante que o desenvolvimento em si, na verdade a validação da ideia muitas vezes nem é necessária.

Ano passado mesmo vi um cara que não conseguiu terminar o APP que propos e escreveu o TCC em cima da ideia e do protótipo, e passou.

1 curtida