Analise e desenvolvimento de sistemas ou ciencia da computaçao

analise ou ciencia da computação?qual dessas o profissional e mais reconhecido?pros e contras de cada uma?

Olá, acredito que não tenha resposta, pq isso depende muito da região e até da empresa onde vai atuar.
Mas baseado na minha experiência, alunos de CC viram “pau pra toda obra” e acabam em assistência técnica (poucos engajam na área do desenvolvimento, por questões óbvias (dificuldade)).
Se vc quer entrar na área do desenvolvimento e já sabe o caminho árduo que terá que trilhar, com certeza, análise e desenvolvimento será mais notável em seu currículo.
Em questão de ganhos $$$, indiferente da formação, o ganho é pelo profissional que vc se torna, ou seja, se estudar e se dedicar sempre terão oportunidades pra vc, MAS se vc é do tipo que só almeja o canudo no final do curso, esquece, vai perder seu tempo e dinheiro, pois o mercado é seleto e vai acabar formatando PCs por R$30.

1 curtida

Fala Igor.

Vou tentar colocar minha visão sobre sua pergunta, baseada em minha experiência ok?

Eu sou formado em ciência da computação, e durante toda minha jornada acadêmica, eu tive a oportunidade de aprender e ter contato com vários tipos de disciplinas diferentes.
Ciência da computação não é bem uma “formação” tão operacional, ao que percebi, nós de ciência da computação acabamos focando mais em pesquisa e desenvolvimento acadêmico científico do que operacional para business.

Em todo caso, eu tive colegas que estudaram sistemas de informação, e pelo que tinha de feed back dele, sistemas de informação acabava sendo voltado mais para análise e negócios administrativos com tecnologias. Ou seja, são pessoas que eram especializadas em dizer que tipo de tecnologia poderia servir melhor pare resolver determinados problemas ou aplicar essas tecnologias para resolver problemas.

Contudo, diferente do que nosso amigo Rodrigo_Void comentou, análise e desenvolvimento é bem hands on, ou seja, você vai ser bem direcionado para atuar com desenvolvimento de software, mas infelizmente, ter o tecnólogo em análise e desenvolvimento não será o sulficiente, muitas empresas de grande porte sempre buscam profissionais que além de ter excelentes experiências como programadores, também tenham uma formação acadêmica bem forjada.

Neste caso, se você gostaria de brincar com várias tecnologias diferentes no seu ambito profissional, faça ciência da computação, você saberá trabalhar bem com qualquer tipo de tecnologia, e saberá estudar de maneira automata da maneira certa.

Se você quer trabalhar com questões mais administrativas e “sociais” análise de sistemas é o caminho.

Mas se você quer focar em programação mesmo, faça engenharia de software, que diferente do que a maioria das pessoas acham, engenharia de software não é só pós-graduação, é graduação também.

A UFMG oferece graduação de engenharia de software de graça, basta prestar o processo de avaliação deles e tá pronto o sorvetinho!

Espero ter te ajudado de alguma forma Igor. E não se esqueça, ser um profissional de tecnologia não é apenas com o que você aprende na sala de aula, há muita coisa que você querendo ou não vai ter que se empenhar sozinho.

õ/

1 curtida

hummm, agradeço a sugestão, falou bem, tenho um grande interesse em atuar na área de desenvolvimento, estou começando agora na área através de um curso técnico, e estou me dando me dando bem com programação.

belas dicas, obrigado mesmo. Tenho um maior interesse em atuar na área de desenvolvimento de software, ai queria saber qual das graduações era mais voltada para desenvolvimento, me ajudou bastante com suas dicas, valeu mesmo.

Show, tbm segui estes passos. Primeiramente cursei um Técnico em Informática para ter uma visão geral da área, foi onde conheci e gostei da programação. Posteriormente cursei Ciência da Computação (era a melhor opção que tinha aqui) e hoje trabalho com programação.
A qualificação lhe ajuda para preencher os requisitos mínimos das vagas as quais vai se candidatar, mas nada se iguala ao conhecimento que vc adquire estudando, pesquisando e praticando FORA da sala de aula, esse é o diferencial de um profissional. Muitos se formam a cada semestre, porém é só uma pequena minoria que sai apta a atuar na área.

1 curtida

estou seguindo esse caminho kkk, pego varios exercicios e resolvo em casa, isso esta sendo um diferencial e tanto pra mim em relaçao aos demais na aula, tenho uma facilidade maior do que o restante devido a esse interesse.

É uma pergunta meio complexa pois depende de algumas variáveis ai(ironia kkkkk)
Se você for um cara que gosta de exatas(principalmente matemática) você vai se dar muito bem em Ciência da Computação pois é um curso que trabalha em um nível muito denso os princípios matemáticos da computação. O curso também tem matérias específicas que não são tão apegados a esses princípios matemáticos (como Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Redes, Banco de Dados e etc) mas são minorias comparados ao restantes das matérias(Lógica, Grafos, Estruturas de Dados, Computação Gráfica, Teoria da Computação e etc). Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso mais específico e com um perfil predominantemente técnico, embora haja também disciplinas teóricas mas estas são bem poucas comparadas ao curso de Ciências da Computação. Citando me como exemplo, hoje eu trabalho com desenvolvimento web fullstack, fiz o curso superior de CC e cerca de 70% das coisas que aprendi e que utilizo hoje no mercado de trabalho tive que aprender sozinho com estágios e material online, ou seja, o conhecimento adquirido na universidade me serviu apenas de base teórica.

Em resumo temos o seguinte: Se você for uma pessoa que gosta de estudar, gosta de exatas e está disposto a aprender tecnologias a parte, faça Ciências da Computação. Caso contrário se você for uma pessoa que não tem muita familiaridade com exatas e não tem muita paciência para estudar, mas gosta muito de desenvolver sistemas faça Análise. Em relação ao valorização do mercado de trabalho eu vejo o pessoal de Ciência da Computação ganhar mais por ser um curso de graduação de nível superior, diferente de análise que é um curso tecnólogo.

1 curtida

Só lembrando que Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso superior sim na modalidade tecnólogo. Basta verificar no site do MEC as modalidades de cursos superiores reconhecidos (bacharel, licenciatura, tecnólógico). Quanto a questão em si, o que conta mesmo é o valor agregado ao indivíduo resultado de seu esforço na busca do conhecimento independente do curso. Talvez haja até mesmo preconceito em relação ao tecnológico mas a competência é para os que que se esforçam de verdade. Se você entre em uma empresa e demonstra sua competência é ela que vai abrir realmente as portas e não necessariamente o seu diploma acadêmico. O criador do facebook apenas agora recentemente recebeu o seu diploma de harvard. Mas a sua competência o levou onde está hoje certo!!! Independente do curso, se eu atenho acesso ao conhecimento (livros, internet e etc) e busco este conhecimento não vou estar limitado ao curso, ao professor ou até mesmo à qualidade da instituição.

1 curtida

exato kkkkk, gosto bastante de exatas sim. Estou fazendo um curso tecnico de informatica, e realmente onde mais estou aprendendo é em casa,mas o curso é uma base e tanto, e tambem uma vitrini para me lançar no mercado de trabalho

Falou muito bem