Aplicação Web Completa (Com código para Download)

Caro Jackfrog ao estudar melhor seu projeto observei que
eu faço muita besteira (mas funciona :smiley: ) escrevo muita coisa desnecessária
estou espalhando sua aplicação para todos os meus colegas, alunos da computação e professores da instituição onde estudo
meus parabéns

mas tenho algumas duvidas em relação a abstração no caso de autenticação (eu de novo)

meu orientador aconselhou a fazer assim como mostra a imagem

pois bem acho que sua lógica esta correta
afinal um usuario pode ser administrador como simples usuario e tem aqueles que podem realizar somente algumas tarefas

mas criar 3 tabelas :twisted:

fazer o que é ele que manda eu só desenvolvo :frowning:

então gostaria da opinião de vocês já que são mais evoluídos do que eu.


Realmente, faça como seu professor falou.

O normal é ter mais de uma tabela e até mesmo uma classe só para o perfil, que geralmente é chamado de Role (ou Papel).

Em alguns sistemas, a pessoa tem que ser um usuário normal e poderia ser também um gerente e um mantenedor.

Eu fiz colocando tudo na mesma tabela, nesse post, apenas para ficar mais fácil de entender; para adaptar basta criar a classe e alterar o standalone.xml alterando a consulta do perfil. [=

Você poderia fazer com duas tabelas ou três que foi como seu professor te orientou. Nesse post, eu mostro como fazer para duas tabelas: Validação de Login de Usuário com JSF e JAAS.

Por gosto pessoal, eu chamaria a tabela de conexão de usuario_tem_funcao.

Espero ter ajudado. :smiley:

prezado jakefrog

gostaria de saber, não quero começar outra guerra ou descontentamento por parte dos moderadores e admin para fechar o post,
por que você usa a IDE Eclipse… com o JBoss?

tipo eu uso o NetBeans pois foi com ele que aprendi a programar em Java, e uso o Glassfish pois vem junto com ele e TomCat era um endemoniado que sempre dava problemas,

então por que usa o Eclipse e JBoss? foi com eles que você aprendeu ou por que ao usar outras IDEs percebeu que ele era melhor pois…
e o JBoss é bom pois…

Eu comecei já utilizando o Eclipse pois em todas as empresas que eu já trabalhei nenhuma utilizava outra IDE a não ser o Eclipse. E no mercado, sei de poucas (mas poucas mesmo) empresas que utilizam Netbeans.

Eu já trabalhei com os dois mas com o Eclipse eu aprendi mais. O Eclipse te obriga a saber muitas coisas que o Netbeans já faz por você. A exemplo criar uma aplicação Web com EJB e botar o trem para funcionar.

Uma vantagem que eu vejo do Eclipse sobre Netbeans é que ele é mais produtivo quanto a atalhos e navegações.

Uma coisa que eu achei chato pacas é que para copiar/mover um arquivo no Netbeans você tem que abrir a janela correta, no Eclipse eu nunca tive esse problema viu.

E uma aplicação minha que eu criei no Netbeans eu acabei por migrar para o Eclipse.

Escolho o JBoss pois é o que eu vejo mais no mercado, mas pretendo escrever mes que vem, um artigo com JSF/Tomcat 7/JPA fazendo login por Phaselistner. [=

thank you muito esclarecedor !!

aguardamos ansiosos o seu próximo artigo :smiley:

Muito bom, é o que me deu base para o TCC!

[quote=ederdiablo]Muito bom, é o que me deu base para o TCC![/quote]Opa!
Ficou feliz por ajudar! =D

Amigo, parabéns pelo seu trabalho!
Está me ajudando muito a iniciar com o Java. E digo mais, com seu blog vi que Java não era tudo aquilo que pensava; Eu tinha uma visão de que desenvolver uma aplicação era extremamente demorada, que eu precisaria escrever 300 linhas para criar um botão. Muito obrigado e parabéns novamente por compartilhar seu conhecimento com todos!!

Sugestões:

  • Colocar no Github;
  • Colocar no Maven
  • Implementar testes com Arquillian
  • Expôr alguns desses EJB’s com REST, também
  • “matar” as interfaces dos EJB’s (hoje em dia, elas já não são mais necessárias)

[]'s

@Zenity Valeu pelo apoio!

[quote=asaudate]Sugestões:

  • Colocar no Github;
  • Colocar no Maven
  • Implementar testes com Arquillian
  • Expôr alguns desses EJB’s com REST, também
  • “matar” as interfaces dos EJB’s (hoje em dia, elas já não são mais necessárias)

[]'s[/quote]Opa, beleza?

  • Quanto ao Github eu não parei para estudar seu funcionamento ainda. Ele tem um conceito diferente de repositório e não gostaria de utilizar por tentativa.
  • Maven eu ainda não coloquei pois quero estudá-lo também. Apesar de já ter utilizado no trabalho, quero entender melhor seus conceitos. Hoje não utilizo pois eu gosto de mostra nos posts quais são os jars utilizados. Fica bem claro com a fotinha lá.
  • Arquillian eu já li algum material sobre ele, mas ainda não meti a mão.
  • Eu tenho estudado webservices para justamente fazer algo legal com EJB. [=
  • Quanto as Interfaces eu só deixo por boa prática mesmo, mas vou passar a destacar e informar que para EJB locais elas não mais necessárias.

No momento tenho lido sobre webservices, mas não estou caminhar muito. Estou fazendo um curso de Scala online e revisando um livro sobre Primefaces (estou no capítulo 4 e são uns 12). Tá complicado arrumar tempo, mas pretendo ainda estudar e postar sobre Github, Maven e o Arquillian. [=

Sem falar que tenho que ver Spring… pffff

Quanto mais você estuda, mas você vê que não sabe nada… -_-’’

Obrigado pelas dicas. Quanto mais melhor.

Jakefrog,

Se quiser, dê uma olhada em http://www.jboss.org/jdf/quickstarts/get-started/ . Esta página é do JBoss Developer Framework (JDF), que nada mais é do que um monte de quickstarts mais ou menos neste molde que falei (EJB’s, REST, Arquillian, Maven, etc… ). Todos estes códigos estão hospedados no github. O mais completo é o kitchensink, mas tem também o Ticket Monster (que não está na listagem), que também implementa tudo isso. De repente, te dá alguma idéia de coisas que você pode colocar no seu projeto, também :wink:

[]'s

UPDATE: O repositório está em https://github.com/jboss-jdf

[quote=asaudate]Jakefrog,

Se quiser, dê uma olhada em http://www.jboss.org/jdf/quickstarts/get-started/ . Esta página é do JBoss Developer Framework (JDF), que nada mais é do que um monte de quickstarts mais ou menos neste molde que falei (EJB’s, REST, Arquillian, Maven, etc… ). Todos estes códigos estão hospedados no github. O mais completo é o kitchensink, mas tem também o Ticket Monster (que não está na listagem), que também implementa tudo isso. De repente, te dá alguma idéia de coisas que você pode colocar no seu projeto, também :wink:

[]'s[/quote]Opa, maravilha. Anotei aqui para quando tiver um tempo eu vou olhar! [=

Parabéns. Qual a URL para eu acessar a aplicação para saber o que ela faz, quais as funcionalidades, etc. ?

[quote=saoj]Parabéns. Qual a URL para eu acessar a aplicação para saber o que ela faz, quais as funcionalidades, etc. ?
[/quote]Opa! Valeu.

São basicamente CRUDs para dar um start up para o pessoal que está começando. [=

Aqui tem: Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS
E aqui tem: Aplicação Web Completa Tomcat JSF Primefaces JPA Hibernate com login por filtro.

Lá já tem o código fonte tudo certinho. Só fazer o download, configurar o DS e usar! \o/
[=

Boa tarde!!

Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho, muito bom!!!

Att.

[quote=jakefrog][quote=saoj]Parabéns. Qual a URL para eu acessar a aplicação para saber o que ela faz, quais as funcionalidades, etc. ?
[/quote]Opa! Valeu.

São basicamente CRUDs para dar um start up para o pessoal que está começando. [=

Aqui tem: Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS
E aqui tem: Aplicação Web Completa Tomcat JSF Primefaces JPA Hibernate com login por filtro.

Lá já tem o código fonte tudo certinho. Só fazer o download, configurar o DS e usar! \o/
[=[/quote]

Filhão, quero testar a aplicação e não ler sobre ela. Ver funcionando, me cadastrar, me logar, etc.

[quote=saoj][quote=jakefrog][quote=saoj]Parabéns. Qual a URL para eu acessar a aplicação para saber o que ela faz, quais as funcionalidades, etc. ?
[/quote]Opa! Valeu.

São basicamente CRUDs para dar um start up para o pessoal que está começando. [=

Aqui tem: Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS
E aqui tem: Aplicação Web Completa Tomcat JSF Primefaces JPA Hibernate com login por filtro.

Lá já tem o código fonte tudo certinho. Só fazer o download, configurar o DS e usar! \o/
[=[/quote]

Filhão, quero testar a aplicação e não ler sobre ela. Ver funcionando, me cadastrar, me logar, etc.[/quote]O link tá lá uai. o.O
Mas coloco aqui.
JBoss EJB JSF JPA https://sites.google.com/site/uaihebertdeposito/FullWebApplication.zip?attredirects=0
Tomcat JSF JPA https://sites.google.com/site/uaihebertdeposito/JSFCrudApp.rar?attredirects=0&d=1

[quote=jakefrog][quote=saoj][quote=jakefrog][quote=saoj]Parabéns. Qual a URL para eu acessar a aplicação para saber o que ela faz, quais as funcionalidades, etc. ?
[/quote]Opa! Valeu.

São basicamente CRUDs para dar um start up para o pessoal que está começando. [=

Aqui tem: Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS
E aqui tem: Aplicação Web Completa Tomcat JSF Primefaces JPA Hibernate com login por filtro.

Lá já tem o código fonte tudo certinho. Só fazer o download, configurar o DS e usar! \o/
[=[/quote]

Filhão, quero testar a aplicação e não ler sobre ela. Ver funcionando, me cadastrar, me logar, etc.[/quote]O link tá lá uai. o.O
Mas coloco aqui.
JBoss EJB JSF JPA https://sites.google.com/site/uaihebertdeposito/FullWebApplication.zip?attredirects=0
Tomcat JSF JPA https://sites.google.com/site/uaihebertdeposito/JSFCrudApp.rar?attredirects=0&d=1[/quote]

Esperar que o cara baixe e instale a aplicação para testá-la é demais. Sei que talvez vc não tenha um servidor para colocar isso no ar, mas seria interessante. Te recomendo Linode.com.

Se algum dia ela tiver no ar posta o link aqui para eu dar uma olhada.

Thanks!

[quote=jakefrog][quote=saoj][quote=jakefrog][quote=saoj]Parabéns. Qual a URL para eu acessar a aplicação para saber o que ela faz, quais as funcionalidades, etc. ?
[/quote]Opa! Valeu.

São basicamente CRUDs para dar um start up para o pessoal que está começando. [=

Aqui tem: Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS
E aqui tem: Aplicação Web Completa Tomcat JSF Primefaces JPA Hibernate com login por filtro.

Lá já tem o código fonte tudo certinho. Só fazer o download, configurar o DS e usar! \o/
[=[/quote]

Filhão, quero testar a aplicação e não ler sobre ela. Ver funcionando, me cadastrar, me logar, etc.[/quote]O link tá lá uai. o.O
Mas coloco aqui.
JBoss EJB JSF JPA https://sites.google.com/site/uaihebertdeposito/FullWebApplication.zip?attredirects=0
Tomcat JSF JPA https://sites.google.com/site/uaihebertdeposito/JSFCrudApp.rar?attredirects=0&d=1[/quote]

O que o saoj quis dizer foi que ele quer ver a aplicação funcionando, isto é, não ter que baixar, executar na própria máquina, etc., etc., mas sim ver no ar. Como é uma aplicação pequena, nem sei dizer se vale a pena fazer isso, mas em todo caso você poderia dar uma olhada no OpenShift, da JBoss, para disponibilizar na nuvem deles (até uma quantidade X de máquinas, é free).

[]'s

[quote=saoj]Esperar que o cara baixe e instale a aplicação para testá-la é demais. Sei que talvez vc não tenha um servidor para colocar isso no ar, mas seria interessante. Te recomendo Linode.com.

Se algum dia ela tiver no ar posta o link aqui para eu dar uma olhada.

Thanks![/quote]Talvez alguém do seu nível não precise, mas quem precisa desse pontapé inicial sim. [=
Conheço muuuita gente que baixou o código para testar, pois queria ver o código inteiro.

Depois vou olhar o Linode. Valeu pela dica. [=