Aplicativos Swing, vale a pena desenvolver ainda este tipo de aplicação (ano de 2017) ?

O problema meu é que eu não sou bom como web design, sou um pouco bom mesmo é com aplicativos desktop.
Na web só consigo fazer um bom serviço como back end.
Tem muitas empresas no mercado que tem no máximo 9 funcionários e são consideradas microempresas.
fonte : http://empresometro.cnc.org.br/

por eu não ser bom em web e não ter condições de pagar hoje um web design vou partir para esse nicho.

um exemplo real é de um amigo de banda que tem uma lavanderia ele paga 280 reais por mês ne um software pra lavanderia em uma única máquina e a empresa dele só tem uma funcionária.

Esses muitos que se aventuraram no AngularJs 1.x terão que jogar fora boa parte do front-end se quiserem migrar pro Angular 2. Pelo menos isso de fato foi experimental. Como se software fosse brincadeira para entusiastas.

Não estou falando do número de usuários, é que fora alguns nichos profissionais, mais ninguém liga pra esses frameworks JS que surgem todo momento.

Cara, com Bootstrap você já tem um design razoável para começar.

Aí é que você se engana meu amigo, estou usando esses frameworks em soluções enterprise, venho substituindo spring e jsf por vue.js, deixa o backend bem mais isolado e facilita e muito manutenção.

Já ouviu aquele ditado “Não bata tambor pra doido dançar” ?

Rs, “acho que entendi a referência”

Neste caso isolar o backend é uma decisão inteligente pq ninguém quer ficar trocando o backend a cada 6 meses.

Você está apenas confirmando o que eu disse.

Cara, AngularJS mesmo, não é um framework de nicho, atuo em projetos de pequeno, médio e grande porte utilizando ele e digo que a aderência é fortíssima.

Aliás com ele fica muito simples e funcional construir uma arquitetura de serviços para um sistema.