Aplicativos Swing, vale a pena desenvolver ainda este tipo de aplicação (ano de 2017) ?

Aplicativos Swing, vale a pena desenvolver ainda este tipo de aplicação (ano de 2017) ?
Estou desenvolvendo uma aplicação Swing este tipo de aplicação é aceita ainda no mercado ?
O sistema seria para empresas com no máximo 10 funcionários.

Definitivamente não, a não ser que seja algo feito para um nicho muito específico, e mesmo que fosse, valeria a pena ser feito em JavaFX. Se você quer fazer algo comercial, valeria mais a pena fazer um sistema Web e oferecer como serviço.

2 curtidas

Mas sistemas em Delphi por exemplo ainda vendem.

Esta é uma discussão sem fim.
A primeira pergunta que você deve fazer, com o intuito de encontrar a resposta para a que fez nesta thread é: quando foi vantajoso criar um sistema inteiro em java/swing?
Quantos sistemas você conhece que são totalmente desenvolvidos assim?
Apenas compare com a quantidade deles feitos em delphi. Desproporcional, não é?
A segunda pergunta que você deve fazer é: eu não consigo fazer tudo o que se pede/deseja neste sistema, numa aplicação web?
Aplicações desktop são complicadas de se manter. Por mais que você implemente modularização e validação de novas versões a cada vez que o sistema vier a ser aberto, quem garante que o mesmo terá acesso à internet?

Estas duas perguntas já permitem decidir. Se ainda tiver dúvidas, vá refinando as questões.

1 curtida

O sistema vai ter um banco de dados único em uma máquina (servidor de banco de dados).
Funcionando somente na rede local da empresa.
E ser instalado em no máximo 10 computadores, é um sistema simples para despachantes, lojas de informática, imobiliárias, é um sistema pra microempresas.
Onde não precisa de um banco de dados com grande volume de dados.
Sendo assim compensaria continuar esse projeto ?

Quem decide isso é você e o seu cliente.
Veja que um dos problemas em se desenvolver desktop é a insana necessidade de, havendo manutenção, atualização, ter de ir, máquina por máquina, e fazer isso.
São só 10 máquinas, rede local e é simples.
Conhece a rede de lojas do Boticário? Então, o sistema de vendas (PDV) era só um sistema de vendas, simples, que registrava os produtos vendidos, emitia cupom fiscal e só.
Acontece que, em algum momento entre 2000 e 2005, alguém decidiu que todas as lojas teriam padrão tecnológico. Resultado: pegaram o “sistema simples de venda”, encheram de coisas e distribuiram para mais de 2 mil lojas. Efeitos colaterais? O sistema apresentava instabildiade, travamento, dava margem à caixa 2, etc, etc, etc…
Nunca subestime um projeto.
Aliás, isso que você disse, pela descrição, serve bem a um sistema web.

1 curtida

#Partiu Java Server Faces

Cara, tem tanta tecnologia legal aí para explorar. Não precisa, realmente, usar JSF.

1 curtida

Conheço um pouco de PHP e JSP.

JSP aceitar ORM ?

Nem fale uma atrocidade dessas.
JSP é view, ORM é model.

SIM.
Eu queria saber se dá pra utilizar JPA (Hibernate) por exemplo com utilizando somente a tecnologia JSP ?
Ou na web teria que utilizar JSF para poder usar JPA ?

Você pode usar JPA com JSF ou JPA com JSP, sem problemas. JSP e JSF é para a view, JPA é para o banco de dados, não tem incompatibilidades nenhuma, seja JSF ou JSP, tanto faz.

1 curtida

Obrigado a todos vamos agora desenvolver.

Não faça isso com sua vida. Minha sugestão ? Parta para um framework single page application, pode ser AngularJS, Vue.js ou React.js, pode aplicar Bootstrap ou Material Design para aparência e expõe o back-end com uma API REST, daí você pode usar Java, C# , PHP, etc.

1 curtida

CodeIgniter, BootStrap, PHP, jQuery, HTML5 estas tecnologias eu sei trabalhar um pouco com cada uma, vou fazer o sistema com essas tecnologias então.

É que jQuery não é bem um SPA, embora existam plugins para isso…

backend é sempre recomendado ter uma API REST, mas eu usuaria uma tecnologia mais evoluída no front end por se tratar de aplicação comercial. SPA ainda é tecnologia experimental. Se fosse um blog, mas imagina SPA dentro de uma empresa com 10 funcionários. Acho que não rola né?

1 curtida

Se for pra usar uma stack moderninha pega logo o jHipster xD
Em uma semana deve tá pronto o projeto hehe

Qual seria o problema? estou iniciando em SPA (vue.js) até agora não tive problemas.

Cara, sinceramente não entendi.
Existem sistemas gigantes com SPA, especificamente AngularJS, com milhares de users e tudo funciona normalmente.
Que tipo de restrição você está citando?