Aqui onde eu moro quase não há vaga na área de informática que exige curso superior

Te digo pois estudo em um instituto federal e conheço meus professores, nenhum deles nunca ficou sem trabalhar para se preparar, bem pelo contrário, a maior parte deles trabalhavam e estudavam, além dq a maioria diz que o trabalho somou mais para a aprovação que muito do estudo

Um era full-stack e trabalhava pra uma empresa na califórnia em home-office, outro era do TI B2W, outro trabalhava em uma empresa de sistemas no Ceará, outro em um provedor, outro era perito independente, e claro que tem aqueles que vieram direto da facul e passaram, mas trabalhavam enquanto fazia a facul, entre outros…

Mas realmente não tem nenhum deles que tenha ficado sem trabalhar dedicado só a estudar antes de passar

1 curtida

Bom, é uma luta , estudar e trabalhar é loucura , mas concurso publico sempre é bem complexo pelo nivel de concorrencia , bom como você colocou , realmente existe execeções !!! :wink: , eu tive que trabalhar e estudar pra ter estágio em alguma empresa , logo trabalhei na Secretaria de Recursos Hidricos, e digo foi barra ter conclusão de curso na minha formação de Ciência da Computação, bom como você disse temos execeções.

cara, isso é regra!

1 curtida

Sim, concordo com você , o mercado de trabalho é cruel ;( , sim é regra !!!

No meu ponto de vista, essa questão de salário alto ou baixo vai de encontro a como vc é bom em se vender para uma oportunidade nova de emprego, ou seja, Marketing Pessoal.

Tá cheio de gente por aí que não tem certificado de nada e ganha altas granas como sênior e tb tá cheio de gente por aí que tem certificação da NASA e ganha um salário despresível.

Em minha vida em TI conheci muitos profissionais, como, arquitetos, engenheiros, gerentes e até presidentes. Eu perguntava a alguns deles o que era necessário para chegar a tais patamares e o que eles me diziam era:

“Esteja sempre preparado tecnicamente na sua área e seja um bom vendedor de si mesmo”

É claro que isso não é tão fácil assim, mas, a receita para o sucesso é algo que depende de muitos ingredientes. Só depende da pessoa saber quais ingredientes ela quer compor à essa receita e depois, colocá-la em prática.

Encerro assim minha participação nesse tópico. Um abraço a todos e boa sorte em seus projetos pessoais e profissionais!

2 curtidas

Foi o que eu fiz, mudei de cidade. Saí do interior de SC e vim morar em SP. Melhor decisão que eu tomei :slight_smile:

Fiz faculdade lá, mas tive que estudar (MUITO) sozinho também.

2 curtidas

Parabéns. Ainda levaram o que falei como brincadeira. Nem que a pessoa tenha que passar dificuldades no início, depois colhe os frutos.

1 curtida

muito provavelmente eu também não teria crescido muito se não tivesse saído da minha cidade, e sinceramente, nem faço muita questão de ficar no país …

2 curtidas

Desenvolvedor é muito dificil ganhar bem fora dos grandes centros. Veja minha resposta para o Andre Marinho abaixo.

Isso é uma feature e não um bug.

Não estou dizendo que é tudo maravilha nos grandes centros. Qualidade de vida geralmente é pior, por exemplo. Mas isso que você citou esta longe de ser um problema, pelo contrário, é uma coisa boa!

Foi o que eu disse. Não tem mercado de TI pra quem tá começando. Não disse que não tem potencial pra empreendedores.

E ainda que exista demanda por soluções de TI, isso não significa necessariamente aumento na demanda por desenvolvedores da região uma vez que software pode ser “importado” de outros lugares. É possível sim, um aumento na demanda de infraestrutura de TI, executivos de TI, e tal… mas acho que ninguém aqui discorda que no Piauí vai ser meio difícil ter algum retorno financeiro como desenvolvedor.