Arquivo Retorno

Amigos,
Vocês sabem me dizer como eu leio os dados do arquivo de retorno que o banco envia com os pagamentos efetuados com boleto bancário? Como decodifico aqueles números para ver os dados corretamente em uma tabela? O arquivo tem extensão: *.RET

Abraços.

OI, Amigo, eu já trabalhei com esses arquivos Retorno que o Banco envia a seus gestores como relatorio de pagamento efetuado por boleto.

Nao sei com qual banco voce está trabalhando mas, quando eu trabalhava com o Banco Popular, o Banco enviou um Layout para se fazer
a leitura desse arquivo.

Este Layout te informa exatamente como voce deve ler o arquivo .ret

Falow!

[quote=christianovale]OI, Amigo, eu já trabalhei com esses arquivos Retorno que o Banco envia a seus gestores como relatorio de pagamento efetuado por boleto.

Nao sei com qual banco voce está trabalhando mas, quando eu trabalhava com o Banco Popular, o Banco enviou um Layout para se fazer
a leitura desse arquivo.

Este Layout te informa exatamente como voce deve ler o arquivo .ret

Falow![/quote]

É isso mesmo. Não dá para usar esse arquivo (formato CNAB) sem ter o layout em mãos.

Mas eu gostaria de ver um exemplo de classe que implemente isso, porque eu tô voando. Já peguei o arquivo com o layout do banco CNAB240 mas sinceramente eu não tô entendendo nada, e não imagino por onde começar. O arquivo retorno é só isso:

1040001300002U 06000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000009000000000000008900000000000000000000000000000000231220052612200526122005
E sinceramente não entendi nada do que ele explica lá, ou pelo menos tenta explicar. :confused:

Olha, sem ver o layout não dá pra saber, mas, vamos dar um exemplo:

Quando eu trabalhava com esses arquivos era mais ou menos assim:

O layout trazia (por exemplo):

e o arquivo retorno tinha uma linha:

isso significa que:

[quote]codigo do gestor de rede = 91165
data da fatura = 20060825 (no formato invertido = 25/08/2006)
codigo do Ponto de atendimento = 80826

[/quote]

e assim por diante!

Daí você implementa um algoritimo para:

  • Ler o arquivo Retorno pegando linha após linha;
  • Capturada essa linha vc pode, por exemplo, implementar um contador para percorrer caractere por caractere separando os dados das linhas e salvando-os em uma base de dados (pra vc fazer as buscas mais tarde);
  • e Assim vc faz até que todo arquivo tenha sido lido!

Essa foi a forma que fiz quando trabalhava com isso, mas, vc pode fazer da forma que achar mais conveniente. Essa é so uma idéia.

Espero ter ajudado!
Um abraço!

Ajudou d+ amigo, muito obrigado. Muito obrigado mesmo. Agora que entendi o layout vou implementar a classe. Quando eu terminar a classe e testar e envio para o forum para ficar disponível para quem quiser. O banco que eu vou fazer é da Caixa Econômica Federal.

Abraços e obrigado a todos.

e aí cara… blz?

vc conseguiu resolver isso?
tem alguma coisa que possa disponibilizar pra gente?

valeu… abraços

É exatamente o que o christianovale falou, entre em contato com o gestor da empresa que ele deve ter o layout emitido pelo banco, e lá estará discriminado quais informações constam no arquivo .ret e quais as colunas que compoem cada campo.

Na verdade o que eu queria saber é se ele chegou a desenvolver alguma coisa ou se descobriu algum projeto pronto. Entendeu?
Talvez eu precise fazer alguma coisa assim aqui.

Quanto ao layout, eu já sei bem como funciona, pois em outra empresa que trabalhei, eu tive que trabalhar com o layout de vários bancos, mas era no Delphi.

Mas de qualquer forma, obrigado pela resposta.

Abraços

Alguém tem um arquivo .RET da CEF para me passar para eu testar minha leitura aqui?

Aff Maria, como é dificil conseguir um arquivo desses, Jesus!