Automação Industrial

Por favor, se alguem tiver conhecimento, postem artigos e informações sobre o uso de java para automação industrial e principalmente comunicação com PlCs (CLP).
Eu trabalho com PLCs Siemens (S7-250~400).

Amigo, nunca ouvi falar disso!
Geralmente a linguagem usada em clps e automação em geral é o C, pois consegue estabelecer comunicação em baixo nível com a máquina.

Acredito que java não seja a linguagem adequada!

Abração

Nunca ouvi falar nada sobre CLP + Java.

Se vc quiser fazer algo mais baixo nível, talvez tenha que pesquisar sobre comunicação com porta serial usando java.

Mas por que você precisa de java para isso? Por que você não usa diagrama ladder mesmo?

Quando se trata de supervisorios para PLCs não se programa apenas em baixo nivel, hoje em dia são usados frame works como WinCC da siemens (o qual eu uso atualmente) onde vc programa em VB (arrg). Ja encontrei uma api que permite comunicar com o PLC da linha S7-300 e 400 usando java porem seu valor e eh muito maior que o WinCC que ja eh caro (30.000,00 por unidade) e o WInCC nao pode ser usado com sistema unix. Java me permitiria trabalhar em outra plataforma alem do Ruindows XP.

http://www.langner.com/english/products/jas_e/documentation20/

Legal essa possibilidade de usar uma linguagem mais alto nível para programar em PLC’s. Mas infelizmente não conheço nada mesmo. :cry:

Cara meu TCC de Engenharia da Computação eu fiz a comunicação de java com CLP SLC/3
Usei uma rede neural pra identificar a planta e uma lei de controle que substitui o PID, na verdade eu usei o CLP como interface D/A A/D.
Eu desenvolvi uma API pra se comunicar com o CLP via DDE/OPC foi tudo feito em JNI.
Realmente não tem muita coisa feita em java na area de automação industrial.

Tambem desenvolvi um projetinho em java usando PIC 16F877A na disciplina de Sistema de Controle I, onde ele se comunicava via porta paralela com o PIC e usava o PWM do pic para controlar um processo.

Cara, trabalho com Java como OPC Client, comunicando com um software supervisório Elipse E3 (OPCServer).

No supervisório, conecto com os CLPs e as interfaves visuais faço em Java.

Utilizei uma dll gratuita: http://www.opcconnect.com/java.php#freesource

A uns anos atrás foi aberto um JCP para dar suporte a java para automação industrial. Mas depois de ficar parado por muito tempo com muito pouca coisa feita, os organizadores anunciaram a desistência e desfizeram o grupo. :cry:

Estou pretendento fazer um programa em java para comuicar via ethernet com clp, alguém pode me indicar algum artigo que fale a respeito?

Ola Lucas…

Você pode me enviar um exemplo deste programa feito em JAVA se comunicando com o Elipse ?

meu e-mail é: m eg a .r o d <@>
g m a i l.
com

Obrigado pela atenção prestada.
Rodrigo T.

Demorou mais saiu… desenvolvi aplicação em Java que lê e escreve no CLP - Controllogix5000 - Allen Bradley…

Ola Amigo, se não tiver problema para você, me envie este material!
Disponho de um programa em JAVA usando NetBeans que implementei o protocolo ModBus Mestre.

[quote=oiLucas]Cara, trabalho com Java como OPC Client, comunicando com um software supervisório Elipse E3 (OPCServer).

No supervisório, conecto com os CLPs e as interfaves visuais faço em Java.

Utilizei uma dll gratuita: http://www.opcconnect.com/java.php#freesource[/quote]

Criei também uma aplicação que lê e escreve sem o Driver OPC…

Colega vc poderia me enviar o codigo, pretendo desenvolver uma aplicação para o RsLogix500.

Obrigado.

Na verdade o que você tem que fazer é criar uma abstração para se comunicar com algum servidor OPC da vida, o resto o servidor OPC faz, porque acho meio dificio programar um CLP usando java, normalmente é usada alguma linguagem de baixo nivel como C, só que isso não pe muito trivial, a empresa que trabalho desenvolveu um framework para um cliente que com esse framework conversamos com qualque PLC, escrevemos e lemos do dos PLCs sem problema.

[url][quote]

Tem como voce me manda a parte de comunicacao do projeto? estou querendo faze uma comunicação ModBus dai queria ver como voce fez
meu email é marcoo1993@hotmail.com
obrigado pela atençao :smiley: