GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Automação Residencial com Android e Arduino


#1

Salve galera!!!

Galera tenho pesquisado sobre automação residencial e estou achando interessante essa área. Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sou programador java e programo para android. Agora estou pesquisando um bom curso de arduíno. Galera a minha dúvida é a seguite: Depois de aprender bem o arduíno é uma boa ideia juntar o arduino com o android e, de repente, trabalhar nessa área e até mesmo abrir uma empresa nesse seguimento? Gostaria de saber se alguem aqui ja viveu essa experiencia e se vale a pena essa ideia e o custo para abrir uma empresa dessa é muito caro? Galera se alguém puder cooperar com alguma opinião serei muito grato, até mais.


#2

Salve galera, alguém aí para contribuir?


#3

Alguém ai?


#4

Olá amigo, minha opinião sobre automação de modo geral é que a tendência é coisas repetitivas ser automatizado, sobre abrir uma empresa neste ramo vai depender do local onde você vai fornecer o serviço, para saber se tem público, não adianta ter o produto e ninguém comprar. Para iniciar um empresa deste tipo você tem que ter alguém com algum conhecimento em montagem de placas eletrônicas, o arduino servirá na fase de protótipos e depois para vender será preciso montar as placas eletrônica com os seus componentes. Não se pendar somente ao arduino, hoje, no mercado, tem muitos microcontroladores melhores que o arduino como os micros ESP8266, ESP32 que possuem módulo wifi integrado. É sim uma boa idea juntar o aplicativo mobile com algum microcontrolador, tudo que facilita a vida do usuário é bem vindo.


#5

Então brother, não se prenda ao Arduíno. Existem muitos microcontroladores por aí, experimente todo o potencial do Raspberry e apenas depois pense em lucrar. Faça um projeto de automação residencial e, após aprender todas as nuances e potenciais do que pode ser feito, pense em segmentação profissional.