Benefícios de se desenvolver um protótipo:

Qual desses tópicos entra como um dos benefícios de se desenvolver um protótipo?
-Transmite mais segurança ao usuário, que dominará os requisitos.
-Facilita a documentação.
-Permitir a utilização como uma base para escrever a especificação para um sistema com qualidade de produção

Não sei se estou certo mas creio que o correto seria o terceiro tópico:
“Permitir a utilização como uma base para escrever a especificação para um sistema com qualidade de produção”, mas não tenho certeza, se essa for a resposta certa porque exatamente ela entra como um benefício de desenvolvimento de protótipo :?:

Escreva com suas palavras o que necessita saber. Olhando só pelo título, o maior benefício é validar antes com o cliente as telas, fluxo e usabilidade, assim não entrega algo fora do desejado.

Essa é uma das questões de uma tutoria da matéria de engenharia de software que preciso fazer. Mas no material didático está falando muito por cima sobre os benefícios.

Preciso encontrar a alternativa correta dessa questão e justificar a resposta, mas estou na dúvida quanto a resposta correta.
(Pelo o que pesquisei na net a resposta correta é a alternativa “C”, mas não sei se é isso mesmo e nem como justificar essa resposta). Poderia me ajudar?

A questão:
Qual desses tópicos entra como um dos benefícios de se desenvolver um protótipo?

b[/b] Transmite mais segurança ao usuário, que dominará os requisitos.
b[/b] Facilita a documentação.
b[/b] Permitir a utilização como uma base para escrever a especificação para um sistema com qualidade de produção

Justifique

Essa é uma das questões de uma tutoria da matéria de engenharia de software que preciso fazer. Mas no material didático está falando muito por cima sobre os benefícios.

Preciso encontrar a alternativa correta dessa questão e justificar a resposta, mas estou na dúvida quanto a resposta correta.
(Pelo o que pesquisei na net a resposta correta é a alternativa “C”, mas não sei se é isso mesmo e nem como justificar essa resposta). Poderia me ajudar?

A questão:
Qual desses tópicos entra como um dos benefícios de se desenvolver um protótipo?

b [/b]Transmite mais segurança ao usuário, que dominará os requisitos.
b[/b] Facilita a documentação.
b [/b]Permitir a utilização como uma base para escrever a especificação para um sistema com qualidade de produção

Justifique

Eu creio que a resposta seja a), embora a b) seja bem plausível.

a) Usuários normalmente não entendem de sistema. Tem dificuldade em transcrever em palavras o que estão pensando, e em falar com programadores. Um protótipo auxilia no sentido de que ele tem uma visão mais clara de como o sistema ficará depois que estiver funcionando.
b) Telas e navegações do protótipo são uma ótima ferramenta de documentação. Ele dá aos programadores da equipe uma visão clara de como o sistema funcionará.

Não gosto muito da alternativa C. Um dos grandes problemas de muitas empresas é justamente tentar aproveitar o protótipo para transforma-lo em sistema de produção. O protótipo é geralmente feito com código descartável, codificado rapidamente. Eu, inclusive, recomendo que se faça protótipos não funcionais em flash (ou qualquer outra linguagem fácil diferente da que sua empresa usa em produção), assim, fica bastante claro para quem te contratou que aquilo não será usado em código de produção.

Já presenciei algumas “tretas” por causa disto; os usuários ficam com dificuldade de aceitar os prazos por pensar que o projeto está praticamente pronto. Isto sem falar nos gerentes / lideres de projetos sem noção que pedem um protótipo para convencer na venda e depois dá um prazo ridículo sem consultar a equipe achando que basta dar um “tapa” no protótipo para ele funcionar em produção.

flws

Bom dia,
para mim, protótipo é algo que dá idéia de como funcionará o sistema, demonstra as funcionalidades.
Eu acho errado criar primeiro protótipo para daí se pensar em regra de negócio, pois só olhando no protótipo para especificar a visão se torna limitada, não consegue ver os impactos em outros lugares daquilo que está sendo feito.

[quote=celia fernandes]Bom dia,
para mim, protótipo é algo que dá idéia de como funcionará o sistema, demonstra as funcionalidades.
Eu acho errado criar primeiro protótipo para daí se pensar em regra de negócio, pois só olhando no protótipo para especificar a visão se torna limitada, não consegue ver os impactos em outros lugares daquilo que está sendo feito.[/quote]

Já acho que é o velho depende, em termos visuais algumas vezes pode ser interessante montar algo do tipo “seria assim se fosse (de verdade)” para alinhar as expectativas e vislumbrar de fato os impactos e os limites do futuro sistema.

Aquele abraço.

Pois é… facilita a visão sem dúvida.
Na terceira opção e a segunda da pergunta, eu acho que não, já vivenciei isso.
Tem pessoas que criam o protótipo primeiro pra daí pensar em regra de negocio, aí quando vai pro desenvolvimento ou até mesmo antes, quando se senta pra falar dos processos é que se descobre os impactos daquilo que está sendo criado.
Quando vc passa a documentar primeiro, fazer uma análise do negócio (esquecer um pouco o lado sistema), se tem uma visão mais ampla. aí se cria os protótipo na idéia inicial, porque vc já pensou em regra, em funcionalidades, etc.
Ao criar os protótipos da idéia inicial, facilita ver a usabilidade.

Enfim, meu ponto de vista.