Busca Dinamica MySQL

Alguém sabe como fazer um varredura no banco de dados inteiro somente com um pesquisa?

por exemplo fazer um select * from todas as tables where todas as columns like ‘%minha pesquisa%’;

tudo de uma vez?

Não existe solução nativa.
O mais próximo disso (que é uma baita gambiarra) é identificar todas as tabelas (como um show tables) e fazer um select com produto cartesiano ou fazer joins malucos ou iterar sobre cada tabela e realizar a pesquisa.
Pergunta: para que isso?

Além de que fazer uma busca em todo o banco pode resultar em um belo congelamento de toda a aplicação.

Preguiça de especificar os campos? Caso contrário, usa full text search:

estou tentando fazer um busca dinamica no meu sistema, o usuario nao precisa por exemplo ir ate o formulario de produtos para pesquisar um produto, assim para qualquer outra pesquisa

Cara, não confunda, dinâmico com suicida.
O melhor a se fazer é utilizar algum conceito de big data, ou mesmo, implementar algo como palavras chave. Não faz sentido esperar que o usuário digite Teodosia e esperar que o sistema encontre todas as relações de tal palavra como produto ou cliente ou fornecedor ou matéria prima ou o que quer que seja.

Mesmo com sua modelagem inadequada, o que está te impedindo de fazer essas pesquisas?

não estou conseguindo juntar tipo:

select * from todas as tables where todas as columns like ‘%minha pesquisa%’;

algo assim com um comando so.

não queria fazer separado, primeiro um comando depois outro

select
  campo_descricao as descricao, etc..
from
  tabela1
where
  campo1 like '%condicao%'
  or campo2 like '%condicao%'
  or etc...;

union all

select
  campo_descricao_tabela2 as descricao, etc..
from
  tabela2
where
  campo1 like '%condicao%'
  or campo2 like '%condicao%'
  or etc...;

union all

select ...

O ideal seria usar full text search como indiquei no post anterior.

Acho a sua idéia boa (uma busca geral em todo o sistema) mas essa forma de implementar me parece problemática.

Recomendo ter uma tabela específica de busca, onde tenha uma coluna com os termos pesquisáveis e outra coluna com o link para o registro/tela original. Daí essa tabela pode ser propriamente indexada e usar capacidades como fulltext index search, como sugerido acima.

Para popular essa tabela, você pode criar uma rotina pós-atualizaçao em cada tabela que deseja tornar pesquisável.

Se sua base de dados for realmente grande (dezenas de milhoes de registros) talvez valha a pena pensar numa ferramenta específica para busca, como Elastic Search por exemplo.