C#: código aberto ou fechado?

Boa noite, senhores(as)!

Mas a CLR não interpreta o CIL do programa, isso seria muito lento, ao invés disso, quando o programa C# é carregado na memória, a CLR converte automaticamente o código CIL para código de máquina, esse processo é feito por um compilador Just in Time (JIT) da CLR.

Por gentileza, me respondam uma coisa: linguagens de programação como C#, onde o código é compilado em tempo real, permitem que qualquer um tenha acesso a esse código, como se fosse interpretado, ou existe algo que impeça o usuário ou todos que não forem os donos do código, terem acesso ao mesmo? Linguagens compiladas, como C ou C++ não têm esse problema, pois somente o executável é entregue ao usuário.
Obrigado a todos e feliz ano novo.

Exatamente, .NET e Java possuem essa característica. Nao existe solução garantida, no máximo pode tentar dificultar com ofuscadores de código. O ideal é seguir o caminho dos direitos. Senão usa C++, onde a maioria dos grandes produtos comerciais desktop são desenvolvidos.

Tem também o .NET Native, mas conheço nada, apenas para voce acrescentar na sua pesquisa.

2 curtidas

Obrigado pela resposta amigo. É bastante chato que uma tecnologia não tenha meios de esconder propriedade privada de pirataria. Quer dizer então que todos os desenvolvedores de jogos, até mesmo os maiores, têm seus códigos escancarados pra quem quiser copiar?

Todos não, os maiores jogos são feitos em C++. Então é opção sua.

Maioria do que é feito usando .NET e Java são sistemas customizados desenvolvidos internamente, onde o fonte só importa pra própria empresa.

Faz sentido isso que você disse. Mas um amigo meu, que trabalha na EA, Vancouver, Canadá, me disse que lá se programa em Java. E Eletronic Arts é Eletronic Arts! Então eu estou meio que desnorteado quanto a esses conceitos. Outra coisa é que eu já fui homologador de software de Programa Aplicativo Fiscal, aqueles softwares fiscais que você encontra no caixa do supermercado, farmácias, padarias, etc. e eu já vi grandes empresas usarem Java e C# pra desenvolver aquele tipo de software. Não estariam eles preocupados com pirataria?
Aproveito pra te desejar um Feliz ano novo e a todos do GUJ!

Teria que verificar com a empresa a preocupacao deles, podem estar assegurados pelos direitos ou não estão preocupados com isso. Quem copia geralmente não é capaz de dar suporte adequado, que é o mais importante para a empresa.

1 curtida

Obrigado pelos esclarecimentos. Boa semana! :slight_smile: