Caelum hoje?

Boa tarde Pessoal,

Estou com um projeto de realizar um treinamento em Java pela ainda este ano.
Consultei algumas escolas, mas desde a época de minha faculdade por volta de 2005 Java sempre foi direcionada para a Caelum.
Olhando na internet só vejo pessoas falando algo sobre a Caelum de alguns anos atrás.

Alguém fez treinamento lá recentemente para eu ter uma base se vale a pena o investimento?

Agradeço a ajuda!!

Abraço!

Não tem um curso mais recente?
Java é uma linguagem defasada.

Defasada?? serio mesmo??

Por que, você não acha?

Mundo Android está bem aquecida trabalhando com o Java, será defasada mesmo?
Mesmo com o Xamarin na porta.

O mundo MOBILE está aquecido. Mas comparado com iOS, a plataforma Android esta bem defasada, especialmente no que diz respeito a ferramentas para desenvolveres.

Por que vc acha?

Não é como se ninguém mais trabalhasse pra melhorá-la. Não é como se não existisse excelentes frameworks sendo atualizados a todo vapor.

Ela pode não ter tantos recursos e facilidades como Kotlin ou C# ou “insira sua linguagem aqui”. Vc também pode citar os vários motivos tecnicos e pessoais pelos quais vc a considera uma linguagem ruim e porque prefere a linguagem X, Y ou Z, mas dizer que é defasada não tá certo.

Quem trabalha para melhora-la? Quais frameworks são atualizados “a todo vapor”?

A comunidade trabalha para melhorá-la: https://www.jcp.org/en/home/index

Quanto aos frameworks, falando de Web, recentemente saiu o Java EE 8. A Oracle abriu mão do Java EE pra entregar pra Eclipse Foundation. Recentemente saiu a versão 5 do Spring Framework. Isso sem falar em Play Framework.

Se quiser banco de dados:

Aí tem uns projetos legais tipo Akka, Vavr, LibGDX, Vaadin. São apenas alguns projetos legais que to lembrando agora.

Ai tem as IDEs da JetBrains, o Eclipse, o Netbeans. Enfim, digo que é errado chamar de defasada devido ao fato de ela ser muito usada e requisitada no mercado de trabalho. Sei que se procurar, até vaga pra COBOL acha, mas cadê novas ferramentas sendo criadas com COBOL? Essa é a diferença.

Por que acha que é defasada?

1 curtida

Apache não faz mais parte do JCP desde 2010 e a Eclipse Foundation representa as empresas que pagaram uma pequena fortuna para serem “membros estratégicos”. Hoje, o JCP é basicamente uma comunidade de advogados.

Relatório do Gartner sobre JavaEE.

Com relação a linguagem, é óbvio que ela é defasada em relação a linguagens mais modernas. O que não é necessariamente uma coisa ruim, apenas acho besteira pagar por cursos de Java porque existe muito material disponível gratuitamente na net, da mesma maneira que é besteira pagar por cursos de C/C++.

1 curtida