Carta aberta de um Programador para um Cliente

[quote=guerios][quote=douglaskd][quote=jonathan Coelho] Exigência de Diploma não vai melhorar em nada a área que já carece de mão de obra qualificada.
Todas as áreas profissionais que não tenham responsabilidade por vidas contratam Técnicos para fazer o trabalho
do pessoal com curso superior pra economizar dinheiro, Isso não é exclusividade da nossa área.

Acho engraçado é que sempre que alguém vem falar mal da área
de T.I, comparam com Medicina ou Engenharia que são os profissionais mais bem pagos do mercado.(A comparação de um programador com um Médico e totalmente ridícula e sem cabimento porque médico lida com vida e com a morte o tempo todo. Uma falha médica não traz reclamação do usuário, traz a morte do paciente).
Mas olha pras outras centenas de profissões
que tem um mercado totalmente nivelado por baixo e que formam centenas de desempregados todos os anos, vide: psicologia, Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.
[/quote]

-Fisioterapia, administração, todos da área de Humanas e etc.

me diga 1 ponto de stress que essas áreas tem ? elas são auto-didatas ? eles vivem em foruns respondendo e perguntando coisas, vivem estudando pelo resto da vida ?[/quote]

Auto-didata não é sinônimo de orgulho algum, é sinônimo da crise educacional que vivemos.

Eu sou administrador e nem por isso parei de estudar. Estudar não é penúria, é vontade, quem quer melhorar e estar sempre na vanguarda tem que estudar e se atualizar, e isso serve pra qualquer área.
Atualização não é pré-requisito da TI, pode ver as vagas de Cobol que ainda existem, a obsolecência profissional é opcional.

Stress todas as áreas tem, em administração por exemplo a ou quem trabalha com , mercado futuro e comércio exterior.

Não generalize, a área de TI é difícil e complexa sim, é composta de pessoas complicadas e de clientes complicados sim, mas isso não significa necessariamente que as outras áreas são melhores, muito pelo contrário.

PS: Também sou desenvolvedor java JEE.
[/quote]

área financeira: nos sistemas financeiros, até se o usuário erra a culpa é do analista de sistemas, imagina o analista tem que conhecer a lógica do negócio, leis, para implementa-lo…isso não chega nem perto do nivel usuário

bolsa de valores: quem se estressou mais, o usuário do sistema de bolsa de valores, ou os desenvolvedores desse sistema? quando você diz trabalha com bolsa de valores, você diz aquelas pessoas vendem ações de outras pessoas para outras pessoas, cobrando uma porcentagem pela acessoria ?e não garantem ganhos ou percas ???, ou você diz aqueles bilionários que ficam de olho em sistemas altamente profissionais, com vários acessores como no filme ( wallstreet ) ?

mercado futuro: você diz análise de risco? é um trabalho bastante complexo, tem que ter muita estatística de tudo que acontece no mercado,…o salário de um analista desse tipo nos EUA chega a cerca de 500 mil por ano, quase 50 mil dolares por mês…, não imagino a dificuldade que o analista de sistemas teve para montar um sistema desse tipo…deve ter sido gigante e extremamente trabalhoso…

comércio exterior, ja vi vagas pedindo só inglês e cursando qualquer superior…aprende-se sobre leis, comercio aduaneiro, receita federal, conhecimento estático.

em tudo que eu citei, o trabalho do analista de sistemas foi gigantesco, o nivel de testes de um sistema deste tipo tem que ser muito topp, não pode ter erros, os relatórios não podem sair com valores errados… os sistemas não podem parar, TI é extremamente fundamental em qualquer uma dessas acima, talves o que tem menos stress é o de comercio exterior, pois não é necessáriamente um sistema que não pode parar…

nós de informática brigamos por Meritocracia, outras áreas não exatas, brigam por “oportunidades”, em TI, uma pessoa não trabalha com TI por que ela não se enquadra no perfil…em outras áreas (Humanas) uma pessoa não trabalha por que não teve "a chance, a indicação, o amigo, o tio, em caso de mulheres…não eram tão bonitas assim)

Olá

[quote=gomesrod]Achei esse texto muito bom.
No começo parece que vai ser apenas uma choradeira do programador sobre clientes, mas na verdade é uma ótima descrição de erros que NÓS cometemos.

Principalmente na hora de fazer free-lance ou mesmo “cair na vida” como empreendedor… quem nunca quebrou a cara igualzinho esse cara da história?[/quote]

Eu também gostei. E bem realista para mim que desenvolvo sistemas há mais de 40 anos. Parabéns a quem escreveu.

Preciso afirmar que isto não é regra geral. Muitas vezes não é assim. Mas que acontece várias vezes não tenho a menor dúvida.

Abraços
Luca Bastos

[quote=adriano_si][quote=douglaskd]talves por esse motivo, alguns sistemas conhecidos fizeram sucesso…SAP / Protheus / RM / Microsiga / Datasul e mais jovem agora o Totvs. (um pouco de guela abaixo, com uma pitada de costumização), funcionando para vários clientes…
[/quote]

Esse é um sucesso ilusório…

Normalmente clientes desses caras não conseguem enxergar nada fora dessa caixa por um Simples motivo: essas são as empresas que mais investem em Marketing de seus produtos…

Vá em algum cliente que use esses citados acima e pergunte: “E aí ? Satisfeito ?”

Você provavelmente vai ouvir: “É… tá indo… Poderia ser melhor, mas tá ajudando…” ou “Não tem jeito cara, ou é esse ou eu não tenho saída…”.

É o clássico do cara que usa o Windows e no primeiro problema enfrentado no Linux ele fala: “Tá vendo, aquele outro era ruim, mas pra fazer isso era bem fácil com ele.”. Estou vivendo isso diariamente lá em casa…

Abs [][/quote]

Você é louco cara? a TOTVS já foi considerada a sexta maior empresa de ERP do mundo, aqui na empresa usamos os sistemas deles e são excelentes, o ERP é bem flexivel, tem recurso pra quase tudo, usam tecnologia de ponta .NET Framework 4.0, SQL Server como banco de dados, sistema desenvolvido em camadas, as vezes o usuário é que não tem capacidade de explorar todo o potencial que o sistema tem. Agora o cara falar que o sucesso de uma empresa dessa é ilusório é porque não tem conhecimento da qualidade do produto.

E linux não é adequado pra usuário final, alguns tem dificuldade com Windows e você joga linux neles?, e não me venha com a conversa de que Windows é ruim, se atualizem já estamos com Windows 7, quase saindo o 8 e vocês ainda acham que windows é ruim como era com win 98. Linux é bom pra ser usado em servidores pra usuário final é uma merda.

Não cara, eu não sou louco e nem muito menos citei nome de uma empresa específica.

Eu apenas sou um cara que atende (por questão profissional, não vou dizer de onde nem do que) clientes que utilizam um dos ERPs mais BAN BAN BAN do mercado… Sei do que estou falando porque vivencio reclamações dessa natureza todos os dias.

Por sinal sou usuário de um desses aí.

Abs []

PS: A TOTVS não FOI considerada a sexta maior… Ela AINDA É a Sexta maior no seu segmento… Pegue qualquer informativo TOTVS e você verá a trilha que a mesma quer seguir para alcançar em breve a terceira colocação e futuramente a primeira. Uma breve pesquisa me mostrou esse fato;

PS2: Certeza que você é um cliente que usa o ERP e veio defender a empresa em um fórum de Java, com 1 só mensagem ? Repito, não estou falando de empresa A ou B. Estou relatando o meu dia-a-dia, dos meus colegas de trabalho e de vários conhecidos;

Com esse seu comentário a la TROLL, nem perca tempo me respondendo, pois se mostrou que não sabe discuti um assunto de forma parcial.

Pense que não vou responder a você também, pois nem vale a pena.

Abs []

A verdade é uma, geralmente programador nasce programando, usa computador desde criança, le pra caramba, estuda muito, passa a vida em torno do computador.

Um médico vai lá, faz 5 aninhos de faculdade junto com muita cerveja, passa uns tempo no hospital fazendo estágio e nós confiamos a nossa vida à eles. Quantos dessa turma realmente são fuçadores, estudam de tudo que podem, se atualizam como um programador?

Tem um termo que ta virando moda; “BioHacking”, da uma pesquisada q tu vai ve a quantidade enorme de programadores indo pra essa área, é do tipo, mecha com biologia em casa, coisa pra quem é do tipo “programador”

Já começaram a sair os resultados, varias tecnicas de combate ao cancer começando a surgir da garagem de casa. Esses sim vão ser os médicos do futuro, que a gente pode chama de “Médico” de verdade.

Desculpe se tiver algum medico na área ae e se sentir ofendido.