Como calcular o tempo de duração de um projeto?

Gente, recebi uma proposta para um trabalho freelancer. O problema é que nunca fiz um trabalho freelancer antes e nem trabalhei numa empresa.

Andei pesquisando e vi como cobrar. Uma das fontes sugere cobrar com base no quanto eu ganharia em uma empresa mais os gastos da empresa… Enfim, calcular por hora ou, então, por projeto.

Sei que é um trabalho “grande”, pelo menos no meu entendimento, já que nunca fiz antes. Essencialmente, o trabalho consiste em:

  • Criar uma aplicação Web para gerenciar Eventos.
  • O usuário que contratar o serviço poderá criar um página personalizada, estática, que irá expirar depois que o evento acontecer(tipo um hotsite).

Embora eu nunca tenha feito algo nessa proporção, sei que vou levar algum tempo considerável, mas acredito que consigo fazer.

Finalmente, vamos a pergunta: gostaria de saber da galera que faz trabalho freelance, como vocês fazem o calculo de tempo a ser gasto no projeto, com a finalidade de dar uma estimativa de tempo para o cliente?

1 curtida

Obrigada! Vou olhar! :grinning:

Na prática é o tempo que está disponível no projeto. Combina de entregar algo a cada x semanas.

Sem base de experiencia é impossível estimar. Para previsao vai ter que chutar por alto.

1 curtida

Entendi! Obrigada! :blush:
Quando peguei o serviço, deixei bem claro para o cliente que nunca tinha feito esse tipo aplicação antes, mas que estudaria a proposta. Ele me deixou livre para escolher o prazo de entrega. Pensei em entregar em 6 meses, pois apesar de ter uma noção de como fazer, tenho algumas coisas para aprender. E, assim como você disse, entregar uma parte a cada x tempo. Talvez entregas mensais. E a cada parte combinar um valor x.
Aceitei o trabalho para pegar experiência, mas como preciso cobrar, quero tentar ser o mais justa possível, tanto no prazo, quanto no valor.

Sim, vai por esse caminho. Já ganhará confiança entregando uma funcionalidade que ele priorize para o primeiro mês. Dessa forma vai pagar gradativamente o que for sendo entegue.

Antes de desenvolver tem que fazer o levantamento de requisitos, protótipos e a modelagem de dados.

1 curtida

Já comecei o levantamento de requisitos. Vou me reunir com ele para coletar mais algumas informações. Fiz um protótipo inicial, mas estou com problemas no parser HTML… :sweat_smile:
Devo, pelo menos espero, conseguir resolver até o final dessa semana.
É uma aplicação escalável. Ela tende a crescer. Minha ideia inicial é fazer o backend com Java, que a linguagem que mais tenho usado. Sei que você usa Java, é uma boa para aplicações web?

Não uso Java, uso .NET.

Em freela usava PHP, é a melhor opcao para pequenas e médias empresas.

Nao perde tempo com HTML para prototipos, usa alguma ferramenta para prototipar.

1 curtida

Perdão. :no_mouth: Entendi que usava, por causa do seu apelido.

Já me falaram de PHP para esse tipo de aplicação. Utilizei PHP uma vez só, mas por curiosidade mesmo. Não sei conseguiria aprender em tão pouco tempo… tenho ouvido as pessoas falarem muito de laravel. O que acha do framework?

Vou procurar ferramentas para protótipo.

Mas no fundo está certa, já participei de um projeto em Java, só que fazem muitos anos. O que fiz na época foram coisas bem feijao com arroz sem frameworks, back-end servlet/jdbc puros pra atender requisições do Flex/BlazeDS. Por isso exatamente nessa época criei essa conta no forum (que era só de Java) com esse nick java+flex :+1:. Fora isso, só aprendizados e pequenas ajudas sem compromisso, em equipes usando Struts 2 e Spring MVC.

No geral sempre vejo .NET ser bem mais produtivo e bem direcionado pela Microsoft do que Java pela Oracle.

Sobre PHP, eu trabalhava sem frameworks. Se for ver o histórico de frameworks para PHP, cada época surgia uma penca de novos frames, e os antigos deixavam de ser usados. A moda atual é o laravel mesmo, esperam que essa moda dure mais.

1 curtida

Entendi. Na época do TCC, eu pretendia usar o cakePHP para trabalhar a parte do backend, mas acabei não precisando e levei meu trabalho para lado de Engenharia de Software, na parte de usabilidade e UX. Então deixei para lá…

Nesse ponto, apesar de estar usando de forma mais constante apenas nos últimos 4 meses, Java parece ser mais sólido nessa parte com o ambiente Spring.

Enfim, vai ser uma decisão complicada…
Usar Java e Spring, correndo o risco de não conseguir hospedar em uma plataforma bacana e em conta (:money_with_wings:) ?

Usar PHP, mas ter que aprender em pouco tempo e criar um projeto bem estruturado…?

:sweat_smile: :joy: #Tenso

.NET tambem é bem consolidado e bem menos dependente de terceiros. Spring é de terceiros, da Pivotal, mas é a melhor solução devido a stack padrao Java nao ser boa (na minha opniao).

Com Java ou .NET nem cogite essas hospedagens baratas. Só PHP mesmo, sem frameworks mirabolantes como laravel. Se usar laravel consulte hospedagem compatível. PHP é muito fácil, mas eu só uso em freela de empresa pequena a média, custo de infra é um fator importante antes de definir a tecnologia. Imagina escolher a tecnologia XYZ mega power e na hora do cliente ver a mensalidade nao poder pagar.

1 curtida

Verdade! Concordo! Tecnologias boas, mas caras podem ser um problema…

Quando você usava PHP puro, utilizava algum padrão de projeto do tipo MVC?

Nao segui MVC. Na época que criei nao tinha nenhum framework. Seguir MVC sem framework MVC é muito improdutivo, nao vale a pena. Entao é bem direto, baseado em action, que faz o papel diretamente de um “Service”, sem controller no meio burocratizando. E até hoje mantenho assim fora das garras de frameworks PHP que vem e vao.

Se for usar PHP, pra nao remar contra a maré atual, tente ver a hospedagem que aceite Laravel e que esteja dentro do orçamento do cliente.

Nao sei se Laravel segue MVC, mas com certeza é o mais adotado atualmente.

1 curtida

Entendi! :grin:

Gosto do padrão MVC, mas entendo que, assim como linguagens de programação, nem sempre atende à todas as necessidades.

Estou dando uma pesquisada no Laravel e hospedagem, bem como Java e hospedagem, para escolher o melhor custo benefício.

Não sei seu nome, mas muito obrigada pela conversa! Ela me ajudou muito! :blush:

Já tem em mente como vai trabalhar, no que se refere a hospedagem? O sistrema vai ser de prateleira, onde você vai vender ao cliente e trabalhará com multi tenancy? ou vai desenvolver o sistema para ele?

1 curtida

Quanto a forma de hospedagem, ainda não… ainda estou estudando. Não parei necessariamente para pensar nisso, mas, nesse caso, é uma venda de produto. Sim, vou desenvolver o sistema para ele.

1 curtida