GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Como conseguir emprego sem faculdade

front-end
desenvolvimento
programação
faculdade
Tags: #<Tag:0x00007fbeae79be58> #<Tag:0x00007fbeae797c18> #<Tag:0x00007fbeae797128> #<Tag:0x00007fbeae7951e8>

#1

Ando sempre procurando vagas nas diversas áreas de desenvolvimento, mas dificilmente vejo uma que não exija ensino superior, o que fazer para se diferenciar e/ou burlar essa exigência e conseguir um emprego ou freela sem depender de diploma? tenho leve experiência com HTML, CSS e JS puros.


#2

Interessante seu questionamento, pois já trabalhei como recrutador e a coisa mais difícil era encontrar um portador de diploma de ensino superior que possuísse experiência pratica.

Não é impeditivo para exercer atividades de T.I possuir diploma de ensino superior, bem verdade que o mercado adotou “pedir cursos superior” para exercer a profissão, talvez ao meu ver pela quantidade de pessoas formadas, porém existe muitas empresas que estão dispensando essa “formalidade” por entender que o diploma não garante que o candidato possui a habilidade necessária.

Recomendo que você capriche no seu portfólio e melhore seu networking seria um bom caminho.


#3

Concordo, você !!!


#4

quando diz-se networking significa focar mais em fóruns, grupos, conhecer pessoas e arrumar contatos, certo?


#5

Isso, participar de eventos, cursos etc…


#6

Fala igow beleza? Infelizmente algumas empresas ainda exigem o diploma, o que na minha opinião é algo que não prova nada. Onde estou trabalhando atualmente tem muito desenvolvedor bom e que nunca pisou em uma faculdade.

Pelo o que eu conversei com eles o que me disseram de experiência de vida foi, que eles tiveram que estudar muito por fora, colocando a mão na massa fazendo pequenos projetos próprios, além de estudar livros e cursos. Eu também acho que esse é o caminho.

Se você quiser ouvir uma boa história sobre esse caso eu recomendo um episodio do podcast DevNaEstrada com Roberto Achar.


#7

obrigado, vou pesquisar mais sobre. você acha a udemy um bom lugar pra estudar?


#8

Ainda não tive a oportunidade de fazer um curso la, mas esses dias estava pesquisando sobre um curso de Apache Kafka e parece ser bem legal. Eu utilizo bastante o Alura e gosto muito de lá, talvez pelo fato de ter feito cursos na Caelum acabo puxando sardinha pro lado deles rs.


#9

Muito obrigado pela indicação do podcast, muito bom mesmo!