Como criar uma API em Java

Gostaria de entender os passos para criar uma API em Java.

Que tipo de API? O que ela fará? Será web? REST? Ou desktop?

O termo “API” cobre uma série de coisas, então explique qual seu objetivo.

Abraço.

Estou pesquisando como criar dois microserviços (dois bancos de dados diferentes) que se comunicam. Até o momento criei os dois microserviços, só falta fazer os dois se comunicarem. Queria utilizar Docker, não sei como funciona o Docker, preciso criar um container para cada banco de dados, ou apenas um basta? Estou utilizando Spring Boot e MongoDB.

eu uso o RestEasy é bem simples de implementar

1 curtida

É que me foi recomendado usar Docker.

vc esta confundindo as coisas

O docker vai ser usado pra simular um ambiente, é uma especie de maquina virtual para vc simular uma maquina linux ou windows com um servidor tomcat ou qualquer outro.

Docker é só o ambiente no qual seu sistema vai ficar rodando.

1 curtida

Ah tah e como eu faço para os dois microserviços se comunicarem? Como eu rodo dois programas ao mesmo tempo?

Você pode disponibilizar estes serviços em um host (ex: localhost:8080) utilizando o Spring Boot.

Com o Spring Boot você pode acessar os resources de cada um dos seus serviços, sejam elas REST, Webservice ou apenas um API.

Sua implementação é bem simples e como ele possui um tomcat embedded você pode subir a aplicação e consumi-lá como se estivesse em um Tomcat mesmo.

1 curtida

Mas eu como eu faço a comunicação entre os dois microserviços? Por exemplo, estou tentando implementar a interface de um projeto no outro projeto e recebo um erro do tipo NullPointerException. Acho que isso acontece, pois ainda não ocorre uma comunicação entre os dois projetos.

Consegui resolver: utilizei o MongoDB Java Driver e funcionou =)

1 curtida