Como devo me comportar, em uma entrevista técnica?

[quote=Marcio Duran] :?: Como devo me comportar em uma entrevista técnica; é algo sempre questionável para quem contrata o perfil e para quem aceita o desafio de novas perspectivas de sua carreira.

:arrow:Mudanças e adaptações em um ar de naturalidade, são questões sempre recorrentes para decisões que devemos tomar. :?:

[/quote]

Seja vc mesmo…

já é um bom começo (pelo menos eu espero q sim)

KKkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Engenheiro de requisitos? Velho, vocês não sabem o tanto que eu ri desse cara aqui.

Velho, sem comentários. Tomara que esse cara NUNCA seja expulso do fórum, porquê ele nos faz rir muito. É ou não é, galera? kkkkkkkk.

Velho, eu garanto que quando eu montar minha empresa de software (uns 2 anos) eu te contrato pra ser ńosso bobo dos programadores.

bem que agente poderia fazer um fundo de doação pra ele né galera? Pra pagar ao menos a net, ai agente sempre vai se divertir com as perolas dele. kkkkkkkkk.

Velho, sem comentários. Em 8 anos de foruns nunca vi ninguem mais comédia.

Pessoal, vamos manter o foco na questao inicial do topico, e se acharem o mesmo absurdo, por favo evitem postar, para nao gerar flamewar.

Rafael

acho que no fim das constas voce tem que ser voce mesmo. afinal, voce tem que se vender e mostrar seus pontos fortes com NATURALIDADE de forma que percebam que voce tem seguranca no que fala, porque eles precisaram de pessoas que tenham autonomia propria decisiva e/ou capacidade de lideranca.

tire boas qualidades como apredizado para voce e nao busque qualidades no que falar do que voce nao fez, andou fazendo ou 'e capaz. afinal, o mundo nao eh tao grande e as pessoas logo saberao da verdade. ao inves de falar que desenrola, procure falar que detem do conceito e que possui capacidade para desafios.

estes sao os principais pontos forte que no meu ponto de vista farao diferenca, como por exemplo um concorrente seu, ser melhor a nivel de curriculo e nao possuir estas caracteristicas.

uma coisa importante eh a maturidade e aprendizado dentre uma ou outras entrevistas. caso seja umas de suas primeiras procure dormir cedo, no dia que antecede ler sobre noticias e informacoes sobre mercado como revista veja, entre no site da empresa que ira te contratar e pesque algumas informacoes estrategicas dela.

agora lembre-se entrevista tecnica, tem um aspecto muito diferente, portanto muito calma nas respostas e tambem quanto a mencionar sobre suas experiencias e se nao tiver demonstresse interessado a aceitar desafios.

boa entrevista, e nos conte aqui como foi! :wink:

:idea: Seja sincero sobre você, objetivo e sem rodeios. Mentir, NUNCA. Se eles perceberem que você mentiu, já era sua vaga.

Tente ser espontâneo e quanto a perguntas técnicas, fale o que você sabe. E o que não sabe, mostre que está interessado em aprender :slight_smile:

Cara, seja você mesmo e confie no seu taco…não tem erro!

[quote]
Não sou programador, sou Engenheiro de Requisitos, e nem tendo idéia do que é um programador. [/quote]
é brincadeira, né? :smiley:

Engenheiro de Requisitos…isto existe ? :lol:
pelo visto este cara pode montar um sistema sem programadores, e sem linguagem, muito interessante esta visão dele.

Conte me mais 8)

não sei se já foi dito aqui, mas acho importante que durante a entrevista técnica, caso você não conheça algo que foi perguntado, que vc seja sincero primeiramente em dizer que não conhece, mas que demonstre interesse em aprender, convencendo o entrevistador de que aquilo é realmente interessante para você (claro, se estiver de fato interessado).

Ele não conhece o que é um programador então vai ser dificil pra ele :lol:

[quote=raf4ever][quote]
Não sou programador, sou Engenheiro de Requisitos, e nem tendo idéia do que é um programador. [/quote]
é brincadeira, né? :D[/quote]

Sera q ele ganha bem?

Talvez um PF, passe, e uns 20 real/dia.

Uma forma para você se sair bem, é o seguinte:

  1. Use uma cartola laranja com uma sirene de ambulância. Isto é imprescindível para demonstrar que você merece atenção especial.

  2. Use uma gravata com estampa do pikachu amarrada na testa, isso é muito importante, para mostrar que você sabe como usar a cabeça.

  3. Interrompa o entrevistador com freqüência, fazendo perguntas acerca de sua sexualidade e sobre futebol. Isso demonstra que você não foca apenas o aspecto técnico do trabalho, mas também os aspectos humanos.

  4. Vá descalço e pise em uma poça de lama antes da entrevista. Isso é para mostrar que você tem o pé-no-chão e está em contato com as coisas desde o nível mais baixo.

  5. É importante também sujar o chão bastante com os seus pés, para mostrar que os seus passos podem ser seguidos.

  6. Faça perguntas importantes como “com quantos paus se faz uma canoa de plástico?”, “é verdade que em briga de saci não tem rasteira?” e “se um barco que estava voando fura os 4 pneus, quantas laranjas Pedro ganha?”. Isso demonstra a sua capacidade de pensar em coisas que ninguém mais pensaria.

Seguindo essas dicas, o seu sucesso será total (ou não) :smiley: :smiley: :smiley:

O Victor esqueceu de comentar como é importante salientar seu interrese na vaga, sempre repitada ao entrevistar que vc Mataria qualquer um por esta vaga, e em seguida o encarre de maneira sombria.

[quote=victorwss]
Seguindo essas dicas, o seu sucesso será total (ou não) :smiley: :smiley: :smiley: [/quote]

:thumbup: Obrigado pelas dicas, Analista de Sistemas Digitador !!!

[quote=pintofree]O Victor esqueceu de comentar como é importante salientar seu interrese na vaga, sempre repitada ao entrevistar que vc Mataria qualquer um por esta vaga, e em seguida o encarre de maneira sombria.
[/quote]

:wink: Acho que o Victor, tentou lhe descrever !!! :lol: :lol: :lol:

:arrow: encarre, :lol: :lol: :lol:

Nessas horas faltam mais moderadores no GUJ…uma pena essa thread…

[quote=Marcio Duran] Como devo me comportar em uma entrevista técnica; é algo sempre questionável para quem contrata o perfil e para quem aceita o desafio de novas perspectivas de sua carreira.
[/quote]

Já foi dito aqui, mas nunca é demais repetir: seja realmente honesto (não cinico). Isso é uma quanlidade rara hoje em dia.

O principal problema de quam vai a uma entrevista visando ser contratado é pensar (erradamente) que existe um desiquilibrio de poder; que o entrevistador tem mais poder que vc. Isso é um erro.

O conceito de entrevista em que um pergunta e o outro responde é o conceito usado no jornalismo. Uma entrevista real é apenas um encontro fisico entre pessoas ( entre - vista : na frente dos olhos). Ou seja, o cara quer conhecer você e você deve querer conhecer o cara. É isso que normalmente o entrevistado se esquece de fazer.

O Objetivo do entrevistador é saber se vc serve para o cargo, mas o seu objetivo não deve ser encaixar no que ele quer e sim descobrir se você quer aquele cargo. Para evitar entrar numa fria.

Procure conhecer a legitimidade da empresa e do trabalho que vai realizar. O tipo de equipe em que estará incluindo, formas de contratação, tempo de duração do contrato, horario, etc…

Numa entrevista tecnica vc vai querer saber se a empresa é do seculo passado ou não. Se trabalha com DBF e Delphi e aquicos texto separados por | ou se trabalha com Porstgress , Java e XML. Não vá na conversa que todas as tecnologias são igualmente uteis e boas para um determinado fim: não são.

Responsta as perguntas sempre com educação, tente não falar girias, e seja honesto nas respostas.
Se não sabe, diga que não sabe. Muitas vezes é esperado que realmente não saiba.

No fim, se o entrevistador deixou de fora algum aspecto tecnico que vc tem mais experienca mencione-o se vc achar que se encaixa no tipo de trabalho que vai fazer.

Não tenha medo, vá sempre com uma roupa que o deixe à vontade ( ir de terno quando não é a roupa que usa diariamente é falta com a honestidade. não faça isso ) e principlamente seja honesto. Seja honesto com o entrevistador e consigo mesmo.
Você quer realmente trabalhar ali fazendo aquilo ?

Uma dica MINHA para o pessoal que está se atacando é parar de fazer isso em um fórum público. Eu não gostaria de ter um amigo que tenha essa imaturidade de criticar de forma tão baixa o trabalho do outro, imagine então, um funcionário. Cuidado, muitas das pessoas que podem lhe entrevistar, visitam este fórum. Abraço.

Concordo com você, em vista das suas colocações perante sua vivência no decorrer de suas passagens por empresas e consultorias.

A questão de como devo me comportar em uma entrevista técnica, penso eu atingi um universo maior, não só pela mão de obra qualificada como também , o nível emocional e psicológico maduro e consciente que o entrevistador busca, fisgar.

Acho que tem um entendimento um tanto obscuro perante o mundo corporativo e o consultor.Algo como será que ele vai encarar as regras de minha companhia, vai ser maleável, tem uma postura para lidar com questões fora do conhecimento dele.

Tive uma entrevista técnica onde um universo de questões foi bem amplo e desafiador.

Quando você sai da sua casa, pra ir olhar de frente as questões de uma investida que na proposta ali que é colocada para você. É algo do tipo “O jogo é jogado, não é falado”.

Inteligência emocional é sempre fator, de muitas questões e de forma desconhecida por parte de muitos que sobrevivem de suas comunicações, contatos, networking , relacionamentos e assim por diante.

Tenho uma visão ampla de muitos fatores que pode decidir uma contratação, mas não coloco regras nelas, disso você pode estar certo, sobre a minha opinião.

“Engenharia Social não é ato de desonestidade , assim como usar proxy anonimo é um direito seu”