Como fazer uma mensagem de erro no java ?

Olá pessoal… eu gostaria da ajuda de vcs… as minhas telas java… estão conectadas no banco de dados… mas eu gostaria de fazer uma mensagem de erro caso algum campo de texto não for preenchido… no caso eu queria que o banco de dados mostrasse uma janela dizendo : “Nem todos os campos foram preenchidos… favor preencher todos os campos”… e tbm que indicasse qual campo de texto está vazio… podem me ajudar?

telas java são web ou swing?

o que vc pode fazer é começar a pensar em camadas de software. quem vai emitir essa mensagem provavelmente é quem tentou efetuar uma operacao como “salvar” e isso nao deu certo pois faltou o campo x. ai vc transforma esta mensagem em algo agradavel ao cliente.

fica muito mais simples se vc criar um DAO que é responsavel pelas operacoes no banco de dados

https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/bancos-de-dados-e-jdbc/

o que vc pode fazer

View -> Controller -> Model ( cabe ai um estudo de MVC )

vc tentou salvar X e deu erro pq faltou campo x

a camada Controller pega o erro e repassa de uma forma coerente para a View.

de fato vc pode ser pro-ativo e validar na View e faltando um campo vc nem deixa o cara continuar.

isso é bom pq vc torna a tela amigavel ao usuario. e se algo mais de errado acontecer vc manda uma mensagem de erro.

mas assim mano… eu quero que por meio do banco de dados isso aconteça… eu vi um video de um cara fazendo e achei interessante…

o que eu quero fazer é o seguinte… eu quero que a tela swing… ela apresente por meio do banco de dados se o campos que n foram preenchidos corretamente… e apresente uma mensagem dizendo que n foi preenchido corretamente… é meio complexo eu sei… mas é que eu sou meio leigo e n consigo fazer… mas se for preciso eu mando screenshots

Chama o seu BO e valida…