Como gerar texto ou número após selecionar um combobox?

Olá amigos.
Cá estou eu engatinhando e precisando de mais uma ajudinha, já tentei de tudo e não consegui resultados.

Gostaria de que ao selecionar um item no combobox ele gerasse outro texto automaticamente.
Exemplo: Seleciono uma série(Escolar) no combobox, automáticamente aparece em outro campo o professor que leciona naquela série.

Seleciona…> gera automático
Jcombobox > Jtextfield
1 Série …> Professor Marcos

ou outro exemplo

Seleciona > Seleciona > gera automático > Usuário Preenche
Aluno …> Estado …> DDD …> Telefone
André …> SP …> 011 …> …

1 curtida

Clica no seu combobox, botão direito, eventos, itemStateChanged (Algo assim).

if (combobox.getSelectedItem().equals("Professor"){
  campoText.setText("Professor foi escolhido");
}

Olá Abner, muito obrigado.
Infelizmente não deu certo, idem ao que disse ainda estou engatinhando, então o erro pode ser meu…
veja como ficou

private void jCb_LojaItemStateChanged(java.awt.event.ItemEvent evt) {                                          

     /*
    if (combobox.getSelectedItem().equals("Professor"){
    campoText.setText("Professor foi escolhido");
    }
    */

    if (jCb_Loja.getSelectedItem().equals("Americanas")
        {
        jTf_Pai.setText("Abner");
        }
    
} 

Quando passo o mouse nessa linha:
if (jCb_Loja.getSelectedItem().equals(“Americanas”)

o IDE diz:
’)’ expected

1 curtida

Opa, acabei vacilando ali, faltou um “)”

O correto é assim:

if (jCb_Loja.getSelectedItem().equals("Americanas")){
        jTf_Pai.setText("Abner");
}

Funcionou amigo Abner.
Mas agora estive pensando, vou ter que fazer isso para cada “loja”, o trabalho não é problema.
O problema é que se eu tenho um cadastro com várias lojas, toda vez que alguém cadastrar uma nova loja teria que inserir esse código no programa, mas se o programa estiver no pc de um amigo que não conhece de programação ao adicionar lojas irá ter problemas…

Vou tentar ver alguma forma de puxar esse valor do banco de dados, assim quando houver o novo cadastro, o banco estará completo.

Mais uma vez muito obrigado, funcionou mesmo.
Caso saiba de alguma forma de fazer o que falei seria de grande ajuda…

1 curtida

Só pra eu entender, no final, o que vc vai colocar? Por exemplo, quando selecionar a loja “Ponto Frio”, o que vai aparecer no jlabel?

Vamos lá.
A ideia é fazer uma cadastro de lojas.
Por exemplo:
Fiz um jcombo com os andares de uma galeria, consegui aliar esses andares às lojas em outro jcombo.
Assim quando eu seleciono:
1 andar, o próximo combo me dá todas as lojas do 1 andar: Violetas, Spetinhos, Grão Café, etc, para os outros andares idem, quando eu selecionar a loja quero que apareça o numero dela: Violetas = 1b, Spetinho= 2, Grão Café = 3 e assim por diante…

Diante de minha vasta falta de conhecimento acredito que seja o mesmo procedimento que fiz para aparecer as lojas separadas por pisos, mas posso estar plenamente errado.
Por este motivo pensei, se o Grão Café for embora, o número pode ser o mesmo para a próxima loja, ou o novo lojista pode pegar o espaço dele e de outra loja, com isso o espaço não seria mais apenas 3 e sim 3/4A, e o usuário não terá conhecimento para atualizar pelo “if”.

A ideia final para este projeto é fazer um programinha do tipo: Onde fica?
Ele irá ajudar as pessoas(técnicos) a encontrarem com mais facilidade determinadas informações.
Quando o técnico selecionar o piso, terá a loja e o número, à partir disso eu quero tentar aliar mais algumas informações, por exemplo:
Onde fica o hidrometro da loja Grão Café?
O técnico irá pesquisar por piso ou loja ou número e uma tabela irá mostrar onde fica, essa parte já tenho pronta.

Mas para novos cadastros, a pessoa irá colocar:
Andar: 1
Loja: Abc Channel
Número: 45
Local do hidrometro: 1 andar atrás da loja Spetinhos.
Antiga: Amor de Bolos

Bom, é basicamente isso…rs
Mas a arte final, depois de pronto em java, seria jogar para android, coisa que não faço a mínima ideia de como fazer…rs
Mas seria legal, pois quando o computador estiver com problemas, o técnico poderia usar o próprio celular por um aplicativo.

https://www.youtube.com/watch?v=m-8x87qN8KE pra vc vincular com android, vc pode usar o webservice, aí os dados ficam pra web também, no vídeo ele explica como consumir o serviço pelo android

Já aqui, vc pode simplesmente usar o combobox normalmente, e faz como vc disse, a pessoa vai cadastrar todas essas informações, aí quando vc selecionar, já aparece tudo de uma vez.

Tipo, vc vai selecionar algo e vai aparecer os dados cadastrados… Acho que era isso que vc queria do ínicio, a unica coisa que vai mudar é que vc nao precisa ficar colocando aquilo de “setText” pra tudo…

exemplo mais claro pra vc usar:

public suaClasse() {
    initComponents();
    primeiro("select * from suaTabela where suaColuna ilike '%"+seuCombo.getSelectedItem()+ "%'");
}

public void primeiro(String SQL) {
    conecta.conexao();
    try {
        conecta.executaSQL(SQL);
        conecta.rs.first();
        campo1.setText(conecta.rs.getString("colunaDaTabela"));
        campo2.setText(conecta.rs.getString("colunaDaTabela"));
    } catch (Exception e) {
        System.out.println("Erro:" + e);
    }
    conecta.desconecta();
}

Muito obrigado Abner.
Vou estudar um pouquinho aqui e volto pra te dar os resultados.
Agradecido…