Como imprimir um texto na posição exata. [NA IMPRESSORA]

Boa Tarde,
Gostaria de saber como faço pra imprimir um texto em uma posição exatada.
Preciso imprimir uns textos em um formulário pré preenchido. Mas não sei como posso fazer o texto cair na posição exata do formulário. Como posso fazer isso?

OBrigado

[quote=king_of_gods] fazer o texto cair na posição exata do formulário.
OBrigado[/quote]

como assim cair, não entendi. Vc quer preencher o formulario, a aplicação e web ou swing?

Tenho um formulário de escola. E quero fazer um programa em JFrame, (SWING), para imprimir alguns dados que faltão nas posições exatas do formulário. Como eu faço isso? O Programa não é web, é StandLone.

pelo que entendi deve ser algo assim que c quer

		JTextField field;
		field = new JTextField();
		field.setText("texto");

Amigo isos eu sei fazer a tempos. Só quero imprimir via impressora.

Será que alguém poderia me ajudar?

eu tbm estou precisando dessa solução amigo…
se vc descobrir uma maneira de imprimir nas posições certinhas da folha poste aqui sua solução por favor.
tbm vou pesquisar e descobrindo relatarei…

Abraços

Amigo ate agora não consegui. Estou ainda tentando.

Se você quer fazer um formulário e imprimi-lo, use o JasperReports. Parece que é matar um mosquito com canhão, mas é mais fácil aprender a usá-lo que aprender a fazer o formulário “na mão”.

thingol o formulário está pronto, só quero preencher as lacunas que falta através desse programa. Essa função que vocÊ falou ajuda?

Olá

Outra alternativa é usar a API do Java Print Service. Sei que dá para fazer isto porque já fiz.

[]s
Luca

Hum, agora entendi. Você tem um formulário já impresso (não “preenchido”), e quer usar a impressora para preenchê-lo.

É como se você fosse imprimir em um formulário de pagamento de DARF, ou de boletos em branco que os bancos fornecem, ou então preencher um volante da Mega-Sena - o papel está pronto e você só quer evitar o trabalho manual de preencher tudo.

Nesse caso, você precisa usar uma régua (para medir o formulário), e criar uma imagem desenhando as strings em posições determinadas. Essa imagem deve ser impressa usando o Java Print Service, como o Luca já disse.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/2d/printing/printable.html

Atenção - o exemplo usa drawString, mas provavelmente você terá de ajustar a escala para usar com sua impressora.

Uns colegas meus aqui no serviço usaram o Jasper Reports precisamente para preencher boletos bancários em branco que vêm em formulários contínuos. Ficou horrível e lento (porque o Jasper não é muito adequado para usar com impressoras matriciais) mas atendeu às necessidades do cliente.

meu caso é impressora matricial. Eu vou ver aqui se consigo com o Java Print Service.

Para imprimir com rapidez em uma impressora matricial, normalmente você usa os comandos da própria impressora e trabalha em modo texto (aqueles comandos ESC P alguma coisa), em vez de usar o Java Print Service (que usa o driver original da impressora para o Windows e costuma trabalhar em modo gráfico. (É por isso que disse que ficou “horrível e lento”, porque impressoras matriciais não trabalham direito em modo gráfico - a resolução é baixa - e em modo gráfico elas trabalham MUITO devagar).
Nesse caso é preciso ralar bastante (gastar um monte de formulários até acertar tudo direitinho), porque é difícil posicionar as coisas em modo texto usando os comandos da impressora.

Tem como eu fzer um programa em java pra rodar os modos texto da impressora? (Essa eu não sabia)

usando pdf tu pode posicionar o texto onde quiser acho que se fosse comigo com certeza usuaria essa opção

trabalhar com pdf? Não entendi como vou linkar a impressora matricial no pdf.