Como iniciar na carreira como programador freelancer?

Saudações a todos,

Tenho 25 anos, sou casada e estou iniciando minha carreira como desenvolvedora de sistemas. O grande influenciador que fez com que eu decidisse iniciar meus estudos em programação foi meu marido. Inclusive, ele está sendo meu orientador. Sua primeira recomendação foi que eu estudasse lógica de programação e orientação a objeto com java.

Decidi estudar programação, além do motivo citado acima, porque até o presente momento não tenho uma profissão. Estudar desenvolvimento seria a maneira mais fácil e acessível de me tornar especialista em alguma área. Salientando que não estou entrando na área pura e simplesmente porque preciso trabalhar, mas também porque me identifico com a profissão.

Apesar de estar ainda bem no início dos estudos, já tenho alguns objetivos bem definidos. Não pretendo fazer cursos presenciais (técnico ou superior), não por opção, mas porque não tenho condições financeiras de fazê-lo. Vou estudar exclusivamente online através dos cursos que meu marido comprou. Conforme meu conhecimento for crescendo, iniciarei desenvolvendo pequenos projetos e me preparando para tirar certificação na tecnologia que eu estiver trabalhando. Como não poderei concorrer a vagas de estágio (por razões lógicas e óbvias), minha estratégia para entrar no mercado será investir em um portfólio e certificações.

A princípio, para conseguir experiência a fim de concorrer em igualdade com outros candidatos que tenham diploma superior no mercado corporativo, penso em começar fazendo projetos freelancer com foco em desenvolvimento web. Aprendi que tudo o que formos fazer, precisamos estar focados em resultados e para que eu alcance os mesmos preciso traçar uma estratégia realista de estudos. Por isso, preciso da ajuda de vocês para tomar algumas decisões sobre o quê vou estudar primeiro.

Bem, de alguns dias para cá, li em alguns blogs de TI qual seria a melhor metodologia para iniciar a carreira como freelancer. Pelo que pude entender e analisar, a melhor forma seria começar estudando tecnologias front-end, tais como: html, css e javascript. Porém, meu marido sugeriu ao contrário. Para ele o melhor caminho seria eu estudar lógica de programação e orientação a objeto com java. Na visão dele, este seria um bom começo, porque os paradigmas de programação para web mudaram, pois o modelo mvc é aplicado também para front-end. E, segundo ele, somente terei condições de entender os novos paradigmas de desenvolvimento para front-end se eu entender orientação a objeto com java, pois tanto back-end quanto front-end são fortemente trabalhados com orientação a objeto.

Porém, no meu ponto de vista, eu não precisaria estudar orientação a objeto com java. Eu poderia simplesmente iniciar estudando html, css, javascript, angular e vue.js. E a partir destas tecnologias, estudar orientação a objeto.

Deste modo, gostaria da opinião de vocês para saber quem está com a razão. Devo começar com front-end, estudando as tecnologias que mencionei acima, ou estudar lógica de programação e OO com java conforme meu marido me aconselhou?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

1 curtida

Ao meu ver, de toda forma você terá de aprender os dois, então não uma grande diferença por onde começar.
Pense que o foco de cada uma das coisas são diferentes, mas em projetos pequenos acaba que o mesmo desenvolvedor é quem faz as duas partes, mas em projetos grande e em grandes corporações tudo isso é dividido.
Então na minha opinião recomendo você avaliar em qual você se identifica mais, back-end ou front-end? E a partir disso iniciar e se especializar.
O importante é que sem um, não adianta saber o outro.

1 curtida

Não existe freelancer em desenvolvimento de software. Você pode criar seu próprio app web ou nativo e publica-lo no GitHub ou play market, mas não espere ganhar algum dinheiro com isso. Talvez se vc emplacar algum app na apple store…

Mas considero-os mais como um portfolio pessoal para demonstrar sua habilidades do que uma fonte de receita.

Não tem motivo pra crer que vc, começando agora, vai ser capaz de descobrir “a melhor maneira de começar” lendo blogs de TI de uns dias pra cá. Então escolha aquilo que você mais se identifica, que é o mais importante. Apenas certifique que existe alguma demanda na sua cidade pra esse tipo de conhecimento que você se identifica. :slight_smile:

MVC não é usado no back-end. Provavelmente você quer dizer que o modelo mvc é aplicado tb na web, mas não creio que estamos falando do mesmo MVC. MVC web sempre vai ser uma coisa, MVC em aplicações nativas (desktop/mobile) é outra.

O paradigma de desenvolvimento front-end é o mesmo desde que ele foi inventado nos laboratórios da XEROX-PARC em 1970. Talvez você esteja querendo dizer “entender os novos paradigmas de desenvolvimento para web”, mas não vejo como entender Java OO pode lhe ajudar aqui? HTML, CSS, JS não tem nada a ver com Java OO, e quem sabe qual será o novo paradigma web daqui 6 meses quando angular e vue.js deixar de ser moda?

Eu concordo que front-end nativo é fortemente OO. O mesmo não é possível afirmar de front-end web ou mesmo sobre backends.

Eu diria que backend é fortemente baseado no modelo relacional + OO, com tendência de futuramente migrar para relacional + funcional.

O “ponto de vista” de quem esta apenas começando não tem importância. Se você se identifica com essas tecnologias e tem demanda na sua cidade, siga em frente.

Não é questão de quem tem razão, mas de preferência pessoal e oportunidades disponíveis no mercado local.

Disponha.

1 curtida

Ele deve estar se referindo a moda TypeScript, sendo que a maior demanda continua sendo javascript normal.

1 curtida