Configuração para servidor de pequeno porte (hardware)

Vamos comprar uma máquina para usar como servidor na empresa (pequeno/médio porte) em que trabalho. O objetivo é montar uma máquina simples, apenas para rodar aplicativos utilizados localmente. A empresa trabalha com desenvolvimento de software, portanto o principal objetivo é instalar os aplicativos desenvolvidos para homologação/testes internos. Seguem alguns recursos que serão instalados:

  • SO ubuntu server
  • Gitlab CE, Jira e Jenkins
  • Aplicativos java (web). Atualmente temos a necessidade de rodar algo em torno de 10 aplicativos simultaneamente. Necessário uma observação aqui, os aplicativos ficam ociosos na maior parte do tempo, acredito que algo em torno de 90 - 95% do tempo.

Banco de dados ficarão em outra máquina que temos.

Pensamos em utilizar docker para isolar ambientes/aplicativos.

O objetivo é não gastar muito, algo em torno de 5K. Seguem configurações (apenas o relevante) propostas:

-> Opção 1

  • Processador intel core i5 8400 (6 nucleos, 6 threads)
  • 32 GB memoria DDR4 2400mhz (2 x 16GB)
  • SSD 480 GB (onde ficará o SO)
  • HD 2TB 7200 RPM (backups e arquivos diversos)

-> Opção 2

  • Processador Amd Ryzen 7 1700 (8 nucleos, 16 threads)
  • 32 GB memoria DDR4 2400mhz (2 x 16GB)
  • SSD 480 GB (onde ficará o SO)
  • HD 2TB 7200 RPM (backups e arquivos diversos)

Acredito que o processador da AMD pode ser uma melhor escolha por causa do número bem maior de núcleos/threads, estou certo?

Acredito que mesmo modesta essas configurações devem atender nossa necessidade, o que acham? Podemos melhorar sem fugir muito do orçamento inicial?

Obrigado.

As duas opções são iguais, trocando apenas o processador, certo?

Eu aconselharia vocês a talvez investirem um pouco mais (não sei o preço certo) e comprar um processador de servidores, mesmo. Em exemplo, o Xeon.

É que é CLARO que depende MUITO de MUITAS coisas. Tipos de aplicativo que rodarão e afins, mas de forma geral, é realmente necessário que esse servidor seja local? Amazon não é uma opção?

Estude todas as possibilidades, meu caro. As vezes, o mais barato realmente não vale a pena.

[]'s

Entre essas duas, a com AMD seria melhor para virtualização/containerization. Com a chegada do Ryzen fica difícil justificar o investimento em um Xeon, não só pelo preço, mas também pela performance que é superior no processador da AMD.

De qualquer forma, em ambas as configurações, talvez fosse interessante pegar 2 HDs/2 SSDs e configurar RAID1 para redundância.

Muda apenas o processador. O problema do Xeon é o preço elevado, queremos gastar pouco e acreditamos que não precisamos de algo tão robusto. Cheguei a avaliar (por alto) usar Amazon, mas por conta de processos internos seria difícil colocar nosso banco de dados na nuvem. Obrigado.

Vou conversar sobre o processador AMD aqui na empresa, mas já sei que existe aqui um preconceito com relação a AMD… hehe. Vou avaliar a opção do RAID1, obrigado.

perai, vc quer usar a mesma maquina para executar programas e armazenar backups?

ai um dia o hd da pau e vcs perdem os backups?

pô faz isso não. pelo menos cogita colocar mais um HD e faz um RAID 1

colocar tudo na cloud fica caro pra vcs?

Ouça a voz da razão.

Na verdade o HD secundário (2TB) seria para armazenar backups de outra maquina que temos na rede. O HD principal dessa maquina nova seria o SSD (480GB). Poderíamos usar o HD secundário também para fazer backup do primário (SSD) mas seria apenas de alguns arquivos e por algum rotina automática. Estamos avaliando o cloud.