Configurar aplicação web em servidor local

Olá pessoal!

É possível configurar uma aplicação web em um servidor local e utilizá-la também em outras máquinas concomitantemente, sem ter que hospedar em um servidor empresarial?

Só para máquinas contidas na rede local

Certo. E como fazer isso?

Estou com essa dúvida porque iniciei um projeto de uma aplicação web e agora tenho a intenção de colocá-la pra funcionar em 3 máquinas, sendo uma delas servidora, mas tudo numa rede local, como vc disse. Como a internet do local onde a aplicação deverá rodar é instável, gostaria de deixá-la funcionando fora da web. Mas os dados lançados na aplicação por um usuário, como a gravação de um cadastro por exemplo, seria “enxergado” por outro usuário logo após o registro? Não sei se consegui me fazer entender.

Depende de qual servidor vc estiver utilizando (Ex: JBoss, Wildfly, Tomcat, Apache…)

Uso Tomcat.

Linux (Debian based, Red Hat based) ou Windows (Nesse caso qual versão), no servidor local

Windows 7. Todas as 3 máquinas usam esta versão.

Me sinto mais perdida do que cego em tiroteio. Como seria o acesso das máquinas clientes ao servidor? O banco de dados ficaria só servidor?

Se vc tentar acessar de um dos outros computadores da rede http://[ip_do_servidor]:8080 consegue acessar o a tela do tomcat?

Então, nem a aplicação e nem o tomcat foram instalados nas máquinas. Estou ainda tentando descobrir se é possível utilizar uma aplicação web em modo offline em mais de uma máquina.

Estou terminando de implementar a aplicação para depois instalar nas máquinas em questão, se for viável.

Não, a aplicação e o tomcat precisam estar instalado apenas no servidor, e ao rodar o tomcat no servidor este deve ficar visivel para as outras maquinas da rede local acessarem através do endereço que mencionei antes.
Caso não fiquem visiveis é pelo fato do firewall do servidor estar bloqueando a porta 8080, nesse caso vc tem que liberar esta porta no firewall.
E o acesso apesar de ser pelo navegador é realizado pela rede local então não há necessidade de internet.

Caso vc queira fazer uma aplicação que fique instalada nas máquinas para não serem acessadas pelo navegador ai é outra história, e não é uma aplicação web.
Ai é uma aplicação desktop que utilizam de um banco remoto, nesse caso apenas o banco ficaria no servidor e todas acessariam este através da rede.

A intenção é que a aplicação seja acessa pelo navegador mesmo, ou seja ser uma aplicação web. Como eu sou totalmente crua no assunto, estou com essa dúvida de principiante. Este projeto foi iniciado num curso de especialização e não foi necessário colocar a aplicação rodando desta forma que estou passando. Mas ela vai ser utilizada pra valer, por isso estou com tantas dúvidas. Como não sou da área, tem muita coisa básica que ainda não sei. Mas eu entendi a sua explicação quanto a instalação da aplicação e do tomcat apenas no servidor.

E o uso concomitante da aplicação pelos usuários, é possível? Alguma coisa deve ser configurada na aplicação para que isso seja possível?

Olhe, necessário não é, todos vão conseguir utilizar ao mesmo tempo.
Existem algumas boas praticas, questões de segurança, e métodos que podem ser aplicados para evitar alguns problemas com o acesso simultâneo ao banco (Ex tosco: Alguém acessa um dado e antes de utilizar outro já alterou aquele dado), e questões de auditoria, mais ai vai da seriedade envolvida no sistema.

A aplicação é para um profissional autônomo. Então, a princípio, a auditoria não será necessária. Mas com certeza os dados lançados no banco devem ser confiáveis. Vou procurar saber mais sobre essa questão de segurança. Só o fato de saber que posso usar a aplicação numa rede local, já me tira um peso enorme. Muito obrigada mesmo pela sua ajuda.

1 curtida