Construção de um programa

Provavelmente vc tera as seguintes tabelas ligadas:
1 - Pessoa ligada a Cargos
2 - Cargos ligado a Categoria
3 - Cargos ligada a Qualificação

1 curtida

Aqui é uma situação que vc pode prevê, ex:
Sou servidor ocupante do cargo de Professor, admitido em 02/05/2017 e exonerado em 02/08/2017, porém admitido em outro cargo de Tecnico administrativo em 03/08/2017. Então na sua base vc tera que manter informaçoes da admissão anteriores e atuais.
Geralmente controlamos por MATRICULA FUNCIONAL.
Para cada cargo ocupado ele ira gerar uma MATRICULA nova.
Acho que uma tabela FUNCIONARIOS irá resolver essa questão, nela vc mantem o ID da pessoa, ID do cargo, e a matricula gerada para cada cargo admitido. Não podendo nenhuma matricular ser repetida, ou vinculada a mais de uma cargo/pessoa

O que entendi foi: ele já está cadastrado como professor e seus dados de quando entrou e saiu estão lá guardados. No momento em que ele é exonerado é possível se cadastrar novamente em outro cargo. Certo?

A matrícula é um relatório também?

Não… a matricula é uma coluna da tabela FUNCIONARIOS, gerada automaticamente em ordem sequencial e única.

1 curtida

Isso ai… novos dados como FUNCIONARIO serão inseridos

1 curtida

Opa amiga, passei por isso no meu curso técnico, posso falar por experiencia própria de iniciante na época, você vai ter que conversar com a pessoa que quer o sistema e depois fazer um mini documento, uma anotação, de tudo oque o sistema vai precisar, todos os cadastros, relatórios, categorias, se vai ter download de relatório essas coisas deixar tudo bem claro, entendendo como funciona vai ficar fácil.

1 - primeiro comece so fazendo as tabelas do banco de dados, depois de pronta vai pensando como elas se relacionam(as chaves primarias e as chaves estrangeiras).
2 - depois comece modelar suas classes java de acordo com o banco de dados, apenas modele.
3 - depois aprenda como fazer a interface gráfica, sugiro começar com uma ferramenta/framework chamado swing na IDE netbeans.
4 - depois aprenda conectar no banco de dados e inserir e recuperar os dados, estude JDBC.
5 - Com o aprendizado e a pratica de tudo, se sobrar tempo melhore toda sua modelagem afim de se aprofundar mais nos conceitos de orientação a objetos e programação em geral.

eu fiz um sisteminha pra escola na época e sair como uma boa bagagem de java fazendo isso ai.

1 curtida

So uma dica na época eu aprendi java com um livro chamado Java como programar edição de número 8 acho, um livro azul bem grande que tem uma formiga na capa.

Esse livro salvou minha vida na época.kkk

1 curtida

Ah velho, vocês não sabem como estão me ajudando a ter uma visão maior do programa e a não me desmotivar lkkkk.
Obrigada por relatar sua experiência!
Uma curiosidade, sua escola era o IF?

Peguei um na biblioteca chamado Desenvolva Aplicativos com Java 6

Não, fiz o técnico na ETEC.

entendi…

Olá novamente :slight_smile:, fui tentar fazer o DER e estou com uma dúvida, qual a diferença entre cargo e categoria?