Consumo alto de memoria RAM

Ola,

De uns tempos para ca quando estou desenvolvendo percebi que o java e o netbeans/eclipse, mesmo sem a opcao de deploy automatico, acabam consumindo toda a memoria da maquina, a ponto de voce digitar e so depois de alguns minutos o comecar a aparecer na tela. Meu notebook é um I7 4th geracao com 8gb de ram, 2gb video dedicado, mSata 256gb e hd 1tb com 8gb ssd.

Fiz o teste no meu pc de casa, I5, 16gb de ram, ssd 128gb, vga 2gb, 2 x 1tb hd. E nele passa dos 12GB de ram utilizada.

ambos rodam com windows 10 pro e bitdefender ambos licenciados.

Alguem esta passando por isso ou passou e resolveu?

Por isso que eu uso MacOS kkkkkkkkk

Brincadeiras à parte, essas IDEs utilizam bastante memória sim, infelizmente é normal. O que você pode tentar fazer para melhorar são coisas como desativar plugins desnecessários, ou até mesmo desativar o anti vírus nas pastas que você tem os projetos salvos.

Opções mais radicais são comprar mais memória, utilizar linux (uma distribuição que utiliza menos memória que o windows), ou utilizar editores de texto ao invés de IDEs.

Cara, desculpa dizer, essas IDEs consomem bastante memória sim, mas 12 GB também já é um pouco de exagero dizer que é normal. Eu utilizo essas IDEs diariamente em uma máquina bem mais modesta que essa, com Windows 10 também, raramente tiveram situações que o consumo passou dos 2 GB. Essa máquina que você postou é mais do que o suficiente pra executar essas IDEs com folga.

Um problema que tive uns tempos atrás, semelhante a este que você reportou de travar até pra simples digitação ocorreu no Eclipse, no caso pelo que me lembro era a versão do Eclipse (Eclipse Luna se não me engano) que estava conflitando algo com a versão da minha JVM, que ainda na época era JDK 6.

Eu aconselharia você verificar as versões das suas IDEs e da sua JVM, na dúvida, mantenha na versão mais atual se possível.

Ainda assim, se você acha que possa ser alguma das suas aplicações que esteja causando alto consumo de memória, tenta alguma ferramenta de profilling pra tirar métricas da sua aplicação, como o VisualVM por exemplo. Talvez ajude.

Dependendo dos tamanhos dos projetos abertos e da quantidade de projetos, pode consumir bastante memória sim, por isso falei que acho meio normal. Tem muita gente relatando isso na Internet.

Tem um projeto na empresa q eu to trabalhando, em c++ no visual studio, que tem quase 200 subprojetos internos. Esse cenário não é muito raro no ambiente corporativo. Imagina o tanto de memória que a IDE precisa pra indexar um monstro desse e te dar autocomplete, procurar ocorrências de utilização quando você refatora algum método, ou coisas do gênero.

Antes de partir para algo radical, formatar, estou vendo aqui a pagina de suporte da microsoft, e tem alguns procedimentos que estou fazendo indicado por eles para consumo excessivo de ram. Agora quando eu reinicio e abro apenas o netbeans, fica em 50% de ram. O engracado é que no monitor de memoria do netbeans ele diz que esta usando 300Mb e no gerenciador de tarefas do windows ele esta usando 700Mb

Desliga o anti vírus e testa como que fica o consumo total.

Sim, neste caso depende do uso, concordo que o tamanho do projeto e a arquitetura do mesmo podem influenciar no consumo de RAM. Se este for o caso, tá explicado, porém a IDE sozinha em si, com projetos de tamanho “normal”, não deveriam ter esse consumo tão absurdo de memória. Só por curiosidade, executei o Eclipse agora na minha máquina, com seis projetos de webservices para NF-e, projetos de tamanho médio, o consumo de RAM ficou em 980 MB, o que sim, concordo que é alto, porém não chega nem perto dos 12 GB.

Resta saber, o que está consumindo tanta memória? A sua IDE ou o seu projeto?

1 curtida

Depois de você rodar sua aplicação, você tem certeza que ela está morrendo? Não será que só a tela fecha mas fica pendurada rodando?

Veja se tem um botão vermelho de “pause” na IDE e aperta ele ate ficar cinza.

Os 12GB nao carregam de cara. Eu passo o dia trabalhando na IDE, inicio tomcat, faco um deploy, e vou testando o que estou fazendo… e a quantidade de memoria vai subindo. depois de algumas horas… eh que ele esgota a quantidade de memoria da maquina. As vezes por exemplo, com 3 horas… ja esgota os 8gb. Esse do 12gb atinge facil se eu deixar a opcao de deploy automatico no netbeans.

Então provavelmente sua aplicação tem algum gargalo de memória, as vezes até algo que esteja instanciando os objetos sem que as referências sejam liberadas corretamente após o uso faz com que o GC não consiga eliminá-los.

Seria interessante você fazer a métrica da sua aplicação com o VisualVM pra você poder ter uma visão se tem algo de errado.