Contador Java

Boa tarde, estou iniciando em java, mas com conhecimento em outras linguagens e lógica de programação. Eu gostaria que me ajudassem no seguinte problema.

Eu preciso criar um contador que conte a quantidade de números que o usuário digitou e além disso, ele vá somando os números digitados pelo usuário e criando uma soma.

Por exemplo:

Digite um número:
2 //armazena esse número e no contador ele sobe de 0 > 1

Então o programa pergunta para o usuário se ele deseja digitar outro número, caso ele responda sim vai refazer esse processo anterior sem perde o valor digitado e os valores contados pelo contador.

Nesse caso, o usuário pode digitar a quantidade de valores que quiser e o contador vai somar o total de números digitados por ele e armazenar, a variável que está recebendo o valor vai está guardando o valor e somando ele;

Deseja digitar outro valor?
Sim

Digite o número:
4 // nesse caso a variável já tem 2 + 4 = 6 && o contador está em 2

Então, podem me ajudar?

1 curtida

Ola, vou listar o que você precisa:

-Laço de repetição
-3 variáveis: uma para ser o contador, uma pra soma e outra para condição (se deve permanecer no laço ou nao)
-Saber somar um numero (soma = soma + novoValor)

Olá Gabriel!

Você disse ter conhecimento em outras linguagens. Legal isso, cara. Bem, vamos lá.
O que você precisa: O Scanner (pra ler os dados do usuário), 3 variáveis, um laço de repetição e o operador +=. A lógica é simples:

Contador: Deve ser um tipo inteiro. Ele começa em zero, toda vez que o laço se repetir ele acrescenta em um. Você pode fazer isso usando contador++;

Soma: A soma não tem segredo. Toda vez que o usuário digitar um número, essa variável soma com o conteúdo dela.

Condição: Você disse que sua condição é o usuário digitar “sim” ou “não”. Como fazer isso? Bem, você pode usar um char (com S/N) ou um String (com Sim/Não ou ainda S/N usando .charAt(0)) como condição para o seu laço de repetição. Pense também em fazer uma comparação: O usuário DEVE digitar Sim ou Não. Se ele digitar outra coisa, o que acontecerá? (dica: você pode usar IF , SWITCH e afins. Google it!)

Acredito que com todas essas informações você vai ser capaz de conseguir resolver seu problema! :smiley:

1 curtida

E ai Grabriel!
Que legal mano, eu também sou um Iniciante em Java.
Mas diferente de você o Java é a minha primeira linguagem de programação que eu peguei para aprender :smile:
Mas o primeiro curso que eu fiz foi logica de programação usando o Visual G, ou Portugou.
E o mais legal é que eu fiz muitos exercícios.
Mas sem mais delongas!
Eu antei fazendo uns teste e consegui fazer um programa com este perfil que você esta procurando.
Veja o código que eu criei;
public static void main(String[] args) {
int n, s=0;
String resp;
Scanner teclado = new Scanner(System.in);
do {
System.out.print("Digite um número: ");
n = teclado.nextInt();
s += n;
System.out.print("Quer continuar? [S/N] ");
resp = teclado.next();
}while (resp.equals(“S”));
System.out.println("A soma de todos os valores é "+ s);
}

Espero que tenha ajudado !!!

1 curtida