Controlar motor de passo

eai galera
não tenho noção de como começar a desenvolver um software que
controla um motor de passo, se alguem pode me ajudar agradeço pois
sou novo na linguagem e estou atraz de conteudos pra aprender

Para controlar um motor de passo, você não pode escolher a linguagem primeiro e depois sair tentando fazer as coisas. Você tem de fazer ao contrário, ou seja, ver como é que é a interface que você vai usar com o motor de passo, quais as linguagens de programação que podem ser usadas com essa interface, etc. Provavelmente você usaria C, nâo Java.

C é melhor pra trabalhar com porta serial, mas dá pra fazer em java tb.

Procure pela api de porta serial…

Assim, pra controlar o motor é prático vc usar um Microcontrolador pra isso(quase um pc intero imbutido num chip). O que acontece é que microcontroladorea ( ou PICs) são limitados comparados aos computadores comuns ( claro, o negócio tem 1 cm de comprimento =/). Então, economizar o máximo em recursos é valido. Até existem PICs com JVM e portanto suportam java, mas são muito caros, até inviáveis. A sintaxe de C é bem parecida com JAVA, use-o nos microcontroladores. Tem apostilas boas na net, dá uma procurada. Agora, se quiser mesmo usar java pra “controlar”, faça a interface no computador em java e na placa com o PIC use C. Tome cuidado com os tipos de dados: os caracteres em C são do tipo ASCII e em JAVA é unicode. Então, ao enviar “A” do JAVA para C, chegam 2 bytes por exemplo e o C não intende o que vc quer.

eai pessoal
muito obrigado pela atenção vou absorve ao maximo isso tudo

Cara, pra controlar um motor de passo vc precisa é de uma porta serial e matlab :wink: !!!

Confia em mim, vc vai economizar anos…

Isso obviamente se for pra pesquisa.

Se vc quiser embarcar o controle num objeto, micrcontrolador na veia :wink:

(de qualquer forma, usa o matlab pra isso também…)

Matlab? Nunca ouvi falar… A proposito, vc já mecheu com controle via serial?
Como burlou essa falta de compatibilidade entre UNICODE e ASCII ( JAVA/C)?
Estou desenvolvendo isso, quero ver como vcs fazem pra saber se meu método é bom ou não

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L…

Eu não estaria no décimo período de engenharia se não fosse o abençoado Matlab…

Cara, com uma porta serial e uma placa de aquisição e I/O vc pode controlar pelo Matlab, criando funções altamente complexas e usando o Simulink pra desenvolver o diagrama de blocos.

Um exemplo de diagrama de blocos no Simulink:

Como eu disse antes, vai te economizar uma vida inteira.

Se é acadêmico, eu te aconselho a adquirir a placa PCI-1171. (vou conferir se o nome é esse mesmo)

edit: Cara, agora fiquei na dúvida se realmente é o que vc procura, porque, como eu disse, vc não vai conseguir embarcar o código.
Até daria, porque o Matlab exporta e se não me engano exporta direto pro microcontrolador, mas ae são oooooooooutros 500. Não sei como funciona.