Criar lista automática, de preferência sem cadastro no banco (JavaWeb - JSP)

Olá! Preciso de uma ajuda de vocês!
Fiz um sistema de TCC que funciona da seguinte forma: o usuário cadastra um funcionário e um EPI para esse funcionário. Esse EPI tem data de validade. Eu preciso que meu sistema faça uma comparação da data de validade desse EPI com a data atual e liste em uma aba do sistema quantos dias faltam para esse EPI vencer. Aí eu queria que aparecesse uma mensagem tipo assim:

" O EPI (nome do EPI) do funcionário (nome do Funcionário) vence em (??) dias."

E que essa mensagem fosse atualizada a cada dia, sabe? Então o sistema deveria fazer a atualização dessa mensagem diariamente. Alguém tem alguma ideia de como eu poderia fazer isso? De preferência, sem criar cadastro em banco dessa comparação. Mas se precisar, não tem problema.

Desde já, muito obrigada!!

Ué, e como você pretende armazenar esses dados sem um BD?
Antes, me diga: Por que de preferência sem usar banco? É alguma limitação física ou do projeto?

Oi! Só não queria armazenar o aviso no banco de dados. Os dados de cadastro do Funcionário e do EPI são salvos sim em um banco.
Minha preferência de não usar é porque a intenção é que sejam geradas muitas mensagens de aviso por dia, daí pra não “entupir” o banco, só. Mas se precisar usar, não tem problema.

E qual sua dúvida técnica? Em como fazer a query pra calcular quantos dias faltam pra poder exibir na tela? Em que passo você parou?

Sim, como eu calculo e como isso é atualizado automaticamente, sabe? Tipo, imagina que o usuário clique no item “Avisos do Dia” do menu. Nessa página deve aparecer as mensagens com quantos dias faltam para o vencimento de um determinado EPI.
O que eu não sei é como que o sistema calcula isso e apresenta, sem eu precisar fazer uma tela de cadastro comum, entende? E como ele atualiza isso sozinho, sem o usuário precisar dar nenhum comando…
Estou usando JavaWeb, tipo jsp, Servlet essas coisas

Um passo de cada vez, sobre o cálculo, você precisa informar qual banco está usando e a estrutura das tabelas envolvidas, mostrando dados de exemplo pra facilitar te ajudarem.