Desapontado com GUJ? StackOverflow em português!

André, só ressaltei que, independente de como, a moderação sempre existe. No StackOverflow, o FAQ deixa bem claro que discussões como as que você gostaria, “mais políticas”, não são toleradas. Aliás, o fórum nem sequer dá abertura para discussões próximas disso, ao não ter uma área de off-topic - que é, aliás, onde 90% dos nossos tópicos são trancados e onde os problemas geralmente ocorrem.

Não foram os membros que criaram as regras, mas a equipe que administra o Stack Overflow, os membros só ajudam a aplica-las.
Os donos só dão um pouco mais liberdade para que os usuários façam o papel de moderadores, mas não significa que eles não possam mandar no site como quiserem.

Sempre existirão tópicos trancados e divergências. Divergir é parte da natureza humana, caso contrário, o Direito seria uma ciência exata, e não haveria necessidade de tribunais.
E não é um sistema mais colaborativo que vai impedir isso de acontecer.

Independente, também acho sensacional a idéia de usar uma forma mais colaborativa de moderação. Reduz a necessidade de moderadores e, realmente, muitos tópicos irão parecer menos arbitrariamente trancados.

Já fiz o commit.

Commited… :wink:

Agora uma coisa gostaria de levantar aqui. Não adianta mudar de fórum galera, tem que haver mudança de postura.

Eu quase sempre entro nos Off-Topics do GUJ porque tenho usado a comunidade mais como um escape do dia-a-dia maluco que estou vivendo.

A situação esta realmente ficando incontrolável, mas isso é mais culpa de quem alimenta os trolls do que qualquer outra coisa. Quanto a questão da moderação, me desculpem, mas as vezes rola realmente muito mimimi sobre moderação que na maioria das vezes, são reclamações de outros trolls.

Concordo que a última situação foi constrangedora, mas não é por isso que o GUJ deixou de ser bom, ao contrário, o maior fórum de Java em Português que possui o maior número de Helps nas mais diversas áreas do Java, ainda é o GUJ de longe.

Eu acho a solução simples, quem não quer, não entra em off-topic, não concordo em fechar o fórum. Viu um troll ??? ignora, é a bala de prata pra matá-lo…

Não concordo com pontuação, quem ajuda, ganha sua reputação sem precisar ter um marcador dizendo que aquele cara é legal ou não…

Enfim, essa é minha opinião…

Abs []

Isso tem um nome: MERITOCRACIA.

É de se esperar que o brasileiro não esteja acostumado com isso. Melhor é o QI, não é??? :wink:

[quote=andre_salvati][quote=adriano_si]
Não concordo com pontuação, quem ajuda, ganha sua reputação sem precisar ter um marcador dizendo que aquele cara é legal ou não…

[/quote]

Isso tem um nome: MERITOCRACIA.

É de se esperar que o brasileiro não esteja acostumado com isso. Melhor é o QI, não é??? ;)[/quote]

Não acho que o QI seja melhor e nem sou contra a MERITOCRACIA. Só acho desnecessário isso ser tão levado a sério em fórum de Internet, que de alguma forma pode gerar uma guerra de egos sem fim. Do jeito que migrarão alguns trolls pra lá, a chance de acharmos coisas do tipo “porque não me deram um positivo na resposta se a minha foi a melhor que a de fulano ??? Mimimimimimimimimimimimimi ???” entendeu cara ???

Meritocracia se aplica no seu trabalho, com seus projetos realizados, fruto do seu trabalho. Se eu uso QI ??? Sim, sem dúvida. Conhecendo o perfil das pessoas com quem trabalho e sabendo o quanto elas têm de mérito. Não adianta indicar o melhor técnico se o cara não sabe nem se comunicar.

Enfim, como falei no Post anterior, essa é minha opinião.

Abs []

Bom gente, o mais importante, vale a pena apoiar todo e qualquer movimento a fim de gerar um repositório de informações.

Já commitei e já indiquei aos meus contatos javeiros… :wink:

Agora vou acompanhar e torcer pra dar certo.

Sem mais, boa noite a todos

Abs []

Pq pessimismo? Será pessimismo ou aversão à mudança? Se vc participasse do StackOverflow em inglês notaria que não existe “disputa de egos” nem mimimi.

Tem certeza q vc comitou?? Não vi o seu perfil entre os mais recentes… Adriano, é isso??? :wink:

Eu participo do StackOverFlow em inglês, e o perfil de um fórum é definido mais por seus usuários do que por seus recursos. Os recursos simplesmente eliminam os trolls, pois os mesmos se cansam com os impedimentos. Tanto não nego a eficiência do método, que estou apoiando o projeto, só não gostaria de pendurar o GUJ em uma cruz e nem que a motivação pra criar um fórum bom, seja pedrada em um outro fórum que sempre atendeu bem a comunidade.

[quote=andre_salvati]
Tem certeza q vc comitou?? Não vi o seu perfil entre os mais recentes… Adriano, é isso??? ;)[/quote]

Vou entrar lá de novo e conferir se o que ocorreu… Não coloquei descrição na hora de enviar, será que é isso ???

Já volto.

Acho que até já consegui 1 adepto… rsrsrsrs :smiley:

Confere ?? ficou certinho ???

Abs []


[quote=adriano_si]Bom gente, o mais importante, vale a pena apoiar todo e qualquer movimento a fim de gerar um repositório de informações.

Já commitei e já indiquei aos meus contatos javeiros… :wink:

Agora vou acompanhar e torcer pra dar certo.

Sem mais, boa noite a todos

Abs [][/quote]

La a coisa é bem mais rigida, pelo menos no stackoverflow, pra começar se não é uma Question, ja ta fora logo de cara, topicos repetidos tambem são logo identificados, opniões e bate papo la não é o lugar, la o objetivo é bem claro, faça uma pergunta clara, e não repetida e obtenha uma resposta, saiu disto ta fora!

Em suma, eu gosto, e ja comitei.

Sobre o GUJ, sim, é o maior forum java do Brasil, mas as vezes a moderação deixa a desejar(sim eu sei que os caras tem vida), não to falando de estar aqui 24 horass vigiando os trolls, mas sei la, parece que não tem uma regra clara e definida.

Como o Viny falou, esta postura mais dura é reclamação nossa, e é mesmo, eu lembro da época, mas parece que foi de 8 pra 80, não tem um meio termo não? Antes deixavam os trolls e o flame correr solto e não faziam nada, agora bloqueiam um tópico, que como ja foi discutido, até o momento não tinha muito flame, sem dizer uma palavra.

Acho que se tivessem deixado ao menos uma mensagem explicando o motivo do trancamento, não teria gerado tanta repercusão.

A unica coisa que temos(pra quem sabe) é este endereço: http://www.guj.com.br/moderation/showActivityLog.java, e que nem sempre os moderadores deixam as melhores “descrições” sobre a moderação, por exemplo as descrições para o bloqueio dos tópicos em questão(pior salario) foi: “chororo” ou “choramingação”

O problema é que os trolls, assim que são bloqueados, abriam tópicos como esse para reclamar do bloqueio (ou até mais inflamados).
Aí usavam exatamente o que tinhamos escrito, para fomentar discussão dizerem que foram desrespeitados, etc.

Percebam, inclusive, que o autor do tópico original reabriu o tópico apenas uma vez, e já essa reabertura foi imediatamente inundada por usuários fazendo bagunça.
Enquanto os trolls fizeram isso umas 5 ou 6 vezes, sozinhos.

Só para constar: Eu enviei uma MP para o autor do tópico original explicando o motivo do trancamento.

Agora, acho engraçado quem fala em postura profissional abrindo um tópico público para “botar a boca no trombone”. Isso também não é postura profissional.
O GUJ tem canais adequados para se reclamar da moderação e você sempre poderia ter entrado em contato direto com um dos moderadores.

Até porque, nós também somos passíveis de erro.

PS: Só para deixar claro, quando estou falando de trolls, não me refiro ao autor desse tópico.

[quote=adriano_si]Acho que até já consegui 1 adepto… rsrsrsrs :smiley:

Confere ?? ficou certinho ???

Abs [][/quote]

Acho que falta voce confirmar seu e-mail, tem uma mensagem vermelha logo embaixo do teu commit!

André, a sua memória me parece curta considerando que vc foi cadastrado em 2005.
Essa MERITOCRACIA(que sou totalmente a favor, mas não num fórum de Internet) já teve aqui, e deu MUITA confusão.Pela sua data de registro(2005) vc deve ter pego o velho tempo das estrelinhas, e isso dava muito problema.Tinha usuários votando em outros de forma sistêmica só porque não concordava com a posição de outro em dado assunto. O brasileiro não sabe votar(novidade…), e tinha mais gente preocupada em ferrar o outro do que avaliar positivamente, com trolls se cadastrando só para detonar o Karma de outro usuário.E como o Adriano falou, ainda há o risco de guerra de EGOS, o que prejudica o sentido de COMUNIDADE do GUJ.

É verdade, mas o método era bem rudimentar quando comparado aos recursos atuais do StackOverflow. Não é pq não deu certo aqui, que não vai dar certo lá.

Vai ajudar??

[quote=adriano_si]Commited… :wink:

Agora uma coisa gostaria de levantar aqui. Não adianta mudar de fórum galera, tem que haver mudança de postura.

Eu quase sempre entro nos Off-Topics do GUJ porque tenho usado a comunidade mais como um escape do dia-a-dia maluco que estou vivendo.

A situação esta realmente ficando incontrolável, mas isso é mais culpa de quem alimenta os trolls do que qualquer outra coisa. Quanto a questão da moderação, me desculpem, mas as vezes rola realmente muito mimimi sobre moderação que na maioria das vezes, são reclamações de outros trolls.

Concordo que a última situação foi constrangedora, mas não é por isso que o GUJ deixou de ser bom, ao contrário, o maior fórum de Java em Português que possui o maior número de Helps nas mais diversas áreas do Java, ainda é o GUJ de longe.

Eu acho a solução simples, quem não quer, não entra em off-topic, não concordo em fechar o fórum. Viu um troll ??? ignora, é a bala de prata pra matá-lo…

Não concordo com pontuação, quem ajuda, ganha sua reputação sem precisar ter um marcador dizendo que aquele cara é legal ou não…

Enfim, essa é minha opinião…

Abs [][/quote]

Concordo com o Adriano. Nos ultimos 3 meses tenho preferido acessar o Off-topc por varios motivos:
1 - quando eu acesso algum dos forum de duvidas as duvidas que sei como responder já estão respondidas ( O que significa que ajuda sempre tem e isso é ótimo)
2 - estou em um projeto pessoal, e não estou utilizando frameworks convencionais. Por isso não estou tendo duvidas.
3 - off-topc, em se tratando de TI, é interessante e tenho aprendido muito além de ver as tendencias de mercado.

Não sou muito fã de ficar criando Contas em foruns, senão vai ocorrer o mesmo que ocorreu com as redes sociais: Facebook, twitter, orkut, linkedin…
Rede social de tudo quanto é tipo e gosto. Isso pra mim não faz muito sentido.

Com ou sem trolls, pra mim, um forum só basta.
Se quando eu voltar a ativa ver que a maior parte das duvidas que estou tendo estão sendo respondidas nesse forum, ai eu me cadastro.
Quem garantirá que um troll não vai criar varias contas e positivar trolagens?

Luiz, no StackOverflow vc não precisa criar conta, basta logar com seu usuário do Facebook, Gmail, Twitter, etc…

Além disso, o StackOverflow não é uma rede social nem um fórum. Ele é uma ferramenta de Q & A (Questions And Answers).

Deixa ver se entendi, está dizendo que não funciona por causa de uma implementação de estrelinhas de 10 anos atrás?

O StackOverflow pelo menos rankeia as respostas e consequentemente, os usuários.
Isso é muito bom.

Tanta gente que fala tanta besteira em cada lugar, que eu votaria por nunca mais receber respostas destas pessoas. O Stack simplesmente não os deixa postar mais.
E isso é melhor ainda.

Oi,

Eu acompanho o Guj, Stack, JavaFree e alguns fóruns internacionais de Java. Todos possuem Trolls. Nem por isso deixei de usa-los… e nem por isso deixarei de usa-los.

Nem sempre a resposta no Stack resolve o meu problema, assim como nem sempre a resposta do GUJ resolve o meu problema. Em ambos os fóruns pode-se notar que existem pessoas qualificadas e fazendo o seu trabalho. Diga-se de passagem, um excelente trabalho.

O intuito de uma comunidade relacionado ao estudo é a transmissão do conhecimento. As pessoas deveriam ter consciência disso e usar o seu conhecimento para o bem.

Façam como eu: Diga não aos Trolls e não se importem com eles.

Tchauzin!

pra mim, duas contradições: Stack em Português; entrar em outro fórum porque está desagradado…

já passei meses sem acessar esse sítio, às vezes por questões que não são tão objetivas, ou pelo comportamento infantil (se não patológico) de alguns membros…mas é assim mesmo, aqui ou no Stack.