GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Descobrir operadora do celular a partir do número

Ei galera gostaria de saber se existe algum web service, API ou alguma outra forma de descobrir a operadora de um celular baseado no numero e poder utilizar esse recurso na minha aplicação java.

Desde já agradeço!

Não sei se existe um recurso tão fácil para você usar assim. Sei que tem esse site http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/consulta/consultaSituacaoAtual.action que você coloca o numero e tem um captcha e você consegue ver a operadora. Se você criar um robo que consegue quebrar o captcha consegueria fazer o java executar a consulta.

Abraços

Esse site eu conhecia, enquanto a idéia de criar um robo pra realizar um volume não autorizado de consultas acho um pouco forçada demais.

Agradeço a atenção e a sugestão mas particularmente esse tipo de solução não faz parte da minha personalidade...

Não sei se estou enganado, mas
a Anatel estava pra aprovar ou já aprovou uma lei que
o usuário pode trocar de operadora e permanecer com o mesmo número.

Então, acho que não será mais possível descobrir a operadora através de um algoritmo.

Só pra complementar, essa lei já foi aprovada :smile:

Bom, não tem como saber não.

Mas tenho uma alternativa: não pode ligar para os usuários e perguntar qual a operadora de celular? Ou então, no cadastro, não pode acrescentar o campo "operadora"?

Também você poderia descobrir isso batendo com as informações de sua própria conta telefônica. Supondo que sua operadora seja Vivo, haveria tarifação diferenciada entre Vivo-Vivo e Vivo-outra operadora. Não é o ideal, mas já dá pra ter uma ideia.

Antigamente era possível saber pelos 2 primeiros dígitos do telefone. Em uma empresa que eu trabalhei havia uma tabela associando cada um desses números à respectiva operadora.

Mas como foi dito, hoje em dia não dá mais por causa da portabilidade.

Mesmo com a questão da portabilidade numérica eu gostaria muito desse algoritmo, pq de qualquer maneira é um porcentagem muito pequena da população que faz a mudança de operadora com o mesmo número...

Se alguém puder me passar esse algoritmo eu agradeço muito... 8)

Infelizmente eu não tenho como obter essas informações, foi em uma empresa onde trabalhei há bastante tempo.

Mas é basicamente assim: O DDD + 2 primeiros números determinam a operadora.
Por exemplo, meu celular (11) 92xx-xxxx é da Claro, então teoricamente todo número (11) 92xx-xxxx é Claro também.

Algumas pessoas do alto escalão da empresa tentaram pedir a tabela completa para a Anatel, mas eles não divulgam. A solução foi sair garimpando esses dados. Começando pelas pessoas conhecidas, funcionários, familiares, depois ligando para números aleatórios que começavam com determinados dígitos... Quando o sistema entrou em produção a tabela não estava 100% completa, foi-se atualizando depois conforme descobriam mais prefixos.

Por exemplo

telefones com o começo

99 = Tim
91 = Vivo
88 = Claro
84 = Brasil Telecom

Meu telefone é da Claro e é um dos mais antigos - em São Paulo, e ele começa por 91.

O meu é TIM do Ceará dos mais novos e começa com 96...

Alguem tem esse algoritmo que funcione de uma meneira mais precisa...

Ou seja, vai exigir fazer algumas ligações, ou então simplesmente ir àquele site ( http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/consulta/consultaSituacaoAtual.action )e ficar tentando. Por exemplo, para o número (85)9600.1234 eu obtive a informação "TIM", assim como também para (85)9601.1234, e também para (85)9699.1234. Qual são os primeiros 4 dígitos do seu telefone?

cara eu acho que codigo pra isso é muito simples so ler o numero de telefone como se fosse uma string e pegar os dois primeiros digitos apos o DDD e comprar caso seja 87 OI 97 vivo.... mas acho que você falou bobagem por pouca pessoa muda de operadora, eu ja pulei de operadora umas 3 vezes, você não tem mais medo de mudar de operadora e ter problemas pras pessoas entrarem em contato com você e mesmo porque você ganha altas coisas mudando de operadora, muitos descontos.

esses que passei são aqui de SC, dos meus contatos ehhehehhe, meu é TIM é 99 :stuck_out_tongue:

Tá explicado :smiley:

Acho que isso é um beco sem saída amigo. Eu mesmo já mudei de operadora, assim como um amigo ali em cima também.
E levar esse "algoritmo" dos dois primeiros digitos ao pé da letra é comprometer a integridade do seu código, até pq ele é(era) diferente para cada região.
Talvéz o melhor neste caso seja perguntar para o usuário, mas não sei pra que tipo de aplicação é destinado essa função.

Agora abstraindo um pouco...
Se eu nao me engano a operadora avisa quando você está ligando para alguem da mesma operadora que você através de um som diferenciado.
Esse é o unico meio legal que eu conheço
hahahahaha

(88) 9642 XXXX

Rapaz vc pode ter mudado 3 ou 300 vezes mas a procura é baixa no meu ponto de vista...

Veja o link: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdc/noticias/2010/portabilidade-numerica-tem-baixa-procura

De qualquer maneira, você pode, ao cadastrar um cliente, entrar com uma informação default (do tipo "(85)96___" = TIM NORDESTE) e então mudar a operadora para a correta, caso o cliente informar que não é essa a operadora e sim outra.

É uma boa idéia... Mas eu gostaria de fazer esse algoritmo em escala nacional, uma vez não possuindo dados para tal torna-se inviável...

Mas se o usuário tiver um celular TIM e quiser "dar o cano" dizendo que é OI eu não vou poder negar, pq não tenho como confirmar isso, é isso que quero...

Algum colega tem um algoritmo desse tipo pronto?