Dficuldades em java

Ola, sou novo aqui, e gostaria de saber quais dicas me dão para nós iniciantes de programação quando não conseguimos entender nada que o professor fala na faculdade.
recentemente tive que fazer um pequeno programa abordando polimorfismo mas não consigo entender nada o que o professor faz, principalmente na lógica dos problemas e ele não explica muito bem e eu acabo não perguntando também o que me resulta em uma frustração e sentimento de que nunca vou entender esse universo da programação. Dicas?

Na faculdade iniciei mais ou menos assim… logo procurei varios tutoriais e cursos na internet, o que me deu uma grande ajuda foi o curso do canal UNIVERSIDADE XTI.
Esse forum tbm é show… fica de olho no site Udemy.com.br, lá tem varias promoções nos cursos e chegam a custar R$30,00.

1 curtida

poxa, valeu amigo, vou ficar esperto sim

Deveria perguntar, é uma forma de você aprender e do próprio professor aprender a ensinar melhor. :wink:

2 curtidas

Acho que a melhor forma de aprender é fazendo exercícios.

Comigo, no primeiro dia de aula de programação, quis fazer um jogo que tinha como objetivo adivinhar senha, terminei em 3 dias, e em duas semanas já dominava muita coisa, menos OO. OO só vi no segundo semestre.

Eu ainda aprendo bastante tentando resolver problemas aqui no GUJ, sendo que nem sempre acabo respondendo.

O plural ai é temeroso.
Assista os vídeos da XTI, como Jederson_Andre mencionou.
Veja as aulas sobre polimorfismo.

2 curtidas

no inicio pra entender bem java eu revisava todo o conteudo em casa, existe otimos tutoriais no youtube que vai te ajudar e muito a fixar o conteudo,logo voce vai entender como funciona, nao desanime , bons estudos

1 curtida

Cara, no inicio quando eu estudava sobre java via que o pessoal da turma tinha muita dificuldade por nao entender realmente bem logica de programação.
Aqui tem um link bem bacana sobre polimorfismo (é mais simples do que parece)
Exemplo plimorfismo

1 curtida

Uma dica boa, sem querer fazer comercial é o Alura.
La tem n cursos de java e outras linguagens e você pode ver e rever…
é bem barato…

Sobre a faculdade acho o seguinte…
Tente se atentar primeiramente a camadas…
Onde cada um atua…
Onde o HTML atua…
O que o css faz?
O que o javascript faz…
O que o java faz…

Tente primeiro entender isso… Entendendo isso, você ja vai conseguir fazer um sitezinho responsivo
usando estas linguagens…

Parte de Polimorfismo… Acho que você entender de cara em que você vai usar, sem trabalhar na área e tals fica bem difícil … claro que algumas pessoas entendem de cara…

Eu mesmo tive dificuldades em entender tudo isso… Depois quando estagiando é que fui começar a entender pq se usava o polimorfismo… pq de uma classe abstrata… etc etc…

Seria mais ou menos começar a pensar como um arquiteto… claro que tem chão pra isso… mas seria mais ou menos isso… modelar em java não é uma tarefa facil…

Aprenda primeiro o que eu te disse… vc vai usar mais isso no dia a dia…

Dentro das empresas existem níveis de programadores (estag, junior, pleno, senior e arquitetos)

Você sendo junior não vai fazer esse tipo de modelagem (provavelmente) alguem acima de você com mais visão de negócio irá fazer… e esse cara acima de você vai mandar você construir telinha… fazer chamada no banco e exibir na tela…

Concentre-se em aprender a fazer um site responsivo no momento… conectado a um banco… e respondendo chamadas…

Aprendeu isso o resto com o tempo vc aprende…

Espero ter ajudado…

1 curtida

Olá @Al_Silva

Também sou novato em programação.

No meu ver, a gente não aprende as coisas na faculdade, A faculdade é nada mais do que uma “introdução” e um diploma. Acho que o entendimento vem quando praticamos e nos desafiamos, seja fazendo um novo curso ou resolvendo exercícios.

Algo que tem me ajudado muito é o livro Java, Como programar, que muito provavelmente deve ter na biblioteca da sua faculdade.

Estes são o mesmo livro porém de edições diferentes.

Acho que se utilizasse ele como um “complemento” de sua aula, irá te ajudar muito. Como no seu exemplo, na aula você aprende sobre polimorfismo e em casa ou em algum tempo livre, você estuda pelo livro, vendo o que o mesmo fala e pratica utilizando os exercícios oferecidos pelo mesmo.

E o mais importante é não desanimar. A curva de aprendizagem tem várias etapas, começamos aprendendo muito e em algum momento parece que simplesmente “congela” e não conseguimos aprender mais nada. Isso é normal e faz parte da curva de aprendizagem. O importante é encontrar um ânimo e continuar os estudos.

Espero ter contribuído de alguma forma. Bons estudos.

3 curtidas

Isso mesmo… tudo na teoria é fácil,mais o conhecimento vem realmente é na pratica, no botar a mão na massa, isso é fundamental.
Terminei minha faculdade agora no inicio do ano, e estou desenvolvendo um pequeno sistema para um cartório aqui da minha cidade, e já aprendi varias coisas muito legais que na faculdade nem sonhava que existia.

1 curtida

Com certeza verei, assisti também o gustavo guanabara e entendi bem melhor, obrigado !!!

Vlw igor, vou ficar firme, pois agora é questão de honra

Valeu mesmo, eu vou adquirir este livro , também ganhei um muito legal sobre java para games de um amigo, vou estudar por ele também

Nossa, não tinha pensado nessa visão. Interessante mesmo. Eu ja entendi bem melhor como funciona o polimorfismo, as sobrescritas e sobrecargas, heranças etc. Não perfeitamente, mas já fiz um pequeno sisteminha na aula com contas de banco etc. A realidade é que preciso aprender bem html e css (estou fazendo um curso online de php onde aborda-se tudo isso). Mas muito bom ter a visão de o que eu farei sendo um programador junior ou estagiando. Você pode me falar como foi sua experiencia estagiando no começo, pois ainda tenho muito receio de entrar no mercado mesmo estagiando sem saber muito. Nomalmente os empregadores sabem que um estagiário não é expert? Eles ajudam ou se você não é tão bom, é logo dispensado? Obrigado pelas dicas

Então Al_Silva, depende da empresa…
é aquele negócio, tem empresa que quer contratar um junior para fazer trabalho de pleno (custo) ou um pleno que seja arquiteto kkkkk depende da empresa.

Normalmente ajudam… Se vc entra como estagiário terá um tutor, mentor (cada empresa da uma nomenclatura) para te ajudar…
Mesmo sendo junior ou pleno terá ajuda… ninguém sabe e tudo…

É como qualquer área ou emprego, sempre tem gente boa e gente ruim, mas pedir ajuda não é um crime,
eu mesmo sou pleno, e vivo pedindo ajuda em coisas que não sei, principalmente de regras de negócio onde quem tem maior conhecimento são os mais antigos da empresa.

Você só não será bom se for acomodado e preguiçoso, se tiver vontade nenhuma empresa vai te demitir por pouco conhecimento, até pq vc é um estagiário não tem obrigação de saber muita coisa…

Boa sorte!

Legal saber disso, eu quero muito mas muito aprender e conseguir um estágio, por que realmente sinto a falta de um mentor que me ajude as vezes, pois em casa tentando fazer os exercícios, fica difícil até do meu professor me atender, e na sala a única forma é esperar todo mundo sair e aí eu gasto a paciência dele hehe. Mas minha vontade é imensa, mas ainda estou um pouco perdido, mas estou estudadando todos os dias, quando tenho tempo, só é difícil pois eu sendo professor também, quase vivo pra meus alunos hehe

Ol Silva

Com certeza ter uma didática na hora de ensinar faz toda diferença…muitos professores sabem o que é e como funcionam mas não sabem explicar ou repassar. Sabemos como é…principalmente conceitos como polimorfismo.
Sabendo exatmente disso, eu fiz esse artigo https://fernandofranzini.wordpress.com/2010/07/07/pizzaria-polimorfica-2/ e esse curso - https://for-j.myedools.com/jse-polimorfismo
Estou a disposição…

1 curtida

wow, legal, obrigado mesmo