Dicas de o que aprender para criar um App Android

Olá a todos, boa tarde.

Estou estudando programação a pouco mais de 4 meses com o objetivo de criar um App. Porém gostaria de algumas dicas para direcionar os meus estudos e não “perder tempo” estudando algo que não vou usar inicialmente.

O app que quero desenvolver deve funcionar da seguinte maneira: (Depois, pretendo implementar outras coisas, mas o objetivo inicial é esse.)

O usuário irá selecionar algumas opções que será apresentadas para ele.
Exemplo A ou B.
Depois de algumas respostas do usuário, quero apresentar para ele uma opção baseado no histórico estatístico geral que vou ter com a opinião de outras pessoas.
Exemplo, usuário escolheu B. E alguém a maioria dos usuários disseram que determinado produto tem B 70% melhor do que A 30%. Então eu mostraria esse produto para ele.

Para criar o App estou estudando Android Studio e Java, porém em relação ao Banco de dados, ainda tenho dúvidas. Estou estudando SQL, mas é a melhor opção para integrar todo um ecossistema?

Espero que minha dúvida não tenha ficado mais complicado do que deveria.

O que quer dizer com ecossistema? Você pode colocar os dados na “nuvem”, por assim dizer, que na verdade pode ser um servidor seu com SQL, mas um banco de dados SQL dentro do app Android parece exagero?

Cara, não sou muito de ficar fazendo propaganda gratuita, mas estou fazendo um curso da udemy, do Jamilton Damasceno (este) e estou gostando muito.
Para resolver o teu problema, sugiro utilizar o firebase, é uma ótima opção e bem fácil de se usar.

Verdade, financeiramente também é bem mais vantajoso manter os dados na nuvem do que um banco de dados físicos em casa né? Mas de qualquer maneira eu deveria aprender os comandos e como funciona um banco de dados? O que você me indicaria?

Opa, muito obrigado. Hoje ainda assim que chegar em casa, vou pesquisar sobre.

Não necessariamente. O problema que você descreveu não precisa de banco de dados.

Se você não quer perder os dados quando o servidor for reiniciado, aí vai ter que armazena-los num banco de dados, sim.

Fiquei curioso. Como ele vai apresentar uma estatística sem armazenar os dados em algum lugar?

Memória?

No servidor precisa um banco de dados, mas no app não porque ele pode baixar os dados sob demanda no aparelho.

Olá, boa tarde.

Mas para o que eu preciso, a memória só é o suficiente? Por que eu quero ter um registro de opiniões das pessoas sobre determinada coisa, e com isso indicar. Então eu teria que ter uma base geral né? Eu conseguiria acessar essas informações, se elas estiverem na memória de casa celular?

Certo, foi por isso que sugeri colocar os dados na nuvem. Você vai ter uma “base central” onde toda a informação obtida via apps pode ser processada. Nesta base geral você tem um banco de dados e tem acesso a toda informação. O app conecta com sua base por meio de uma API, não precisa de banco de dados dentro do app.

Sem uma base central seu app só vai poder trabalhar com as informações de cada usuário separadamente. :unamused:

Ataaa, entendi. Muitíssimo obrigado. Então, tem algum tipo de linguagem especifica que eu deveria estudar para utilizar os dados dessa maneira na Nuvem? Ou só com o Java do Android eu consigo fazer essa conexão?

Você pode criar outro tópico pra fazer essa pergunta já que este tópico é sobre Android?