Dicas de o que aprender para criar um App Android

Olá a todos, boa tarde.

Estou estudando programação a pouco mais de 4 meses com o objetivo de criar um App. Porém gostaria de algumas dicas para direcionar os meus estudos e não “perder tempo” estudando algo que não vou usar inicialmente.

O app que quero desenvolver deve funcionar da seguinte maneira: (Depois, pretendo implementar outras coisas, mas o objetivo inicial é esse.)

O usuário irá selecionar algumas opções que será apresentadas para ele.
Exemplo A ou B.
Depois de algumas respostas do usuário, quero apresentar para ele uma opção baseado no histórico estatístico geral que vou ter com a opinião de outras pessoas.
Exemplo, usuário escolheu B. E alguém a maioria dos usuários disseram que determinado produto tem B 70% melhor do que A 30%. Então eu mostraria esse produto para ele.

Para criar o App estou estudando Android Studio e Java, porém em relação ao Banco de dados, ainda tenho dúvidas. Estou estudando SQL, mas é a melhor opção para integrar todo um ecossistema?

Espero que minha dúvida não tenha ficado mais complicado do que deveria.

O que quer dizer com ecossistema? Você pode colocar os dados na “nuvem”, por assim dizer, que na verdade pode ser um servidor seu com SQL, mas um banco de dados SQL dentro do app Android parece exagero?

Cara, não sou muito de ficar fazendo propaganda gratuita, mas estou fazendo um curso da udemy, do Jamilton Damasceno (este) e estou gostando muito.
Para resolver o teu problema, sugiro utilizar o firebase, é uma ótima opção e bem fácil de se usar.

Verdade, financeiramente também é bem mais vantajoso manter os dados na nuvem do que um banco de dados físicos em casa né? Mas de qualquer maneira eu deveria aprender os comandos e como funciona um banco de dados? O que você me indicaria?

Opa, muito obrigado. Hoje ainda assim que chegar em casa, vou pesquisar sobre.

Não necessariamente. O problema que você descreveu não precisa de banco de dados.