Diferenças de Swing e JavaFX

Olá, meu nome é Mateus e este é meu primeiro tópico aqui.
Eu gostaria de saber as principais diferenças entre o famoso e novo FX para o Swing, pois agora quero saber qual deles devo usar em quais tipos de programas etc…

Olá @Mateus_Berger tudo bem?
Então cara, pra começar a minha resposta, sugiro que estude Swing para conhecer, mas seu foco mesmo seja JavaFX. A Oracle já anunciou que vai “abandonar” o Swing(não vai remover, mas não vai mais atualizar), então não faz muito sentido usá-los agora. O JavaFX será “a nova era” da programação. Na verdade, não “será”, porque já está aí há um bom tempo, apenas sendo aperfeiçoado e ganhando mais espaço no meio dos desenvolvedores. Eu, particularmente, achei mais facil que usar Swing. Mas já me acostumei a usar Swing… Não que eu não vá migrar, eu apenas estou estudando JavaFX ainda.

Vamos ao que realmente interessa.
Sobre o Swing:
Swing é um Widget Toolkiit para usar com Java. Ele é compatível com AWT(Abstract Window Toolkit), mas trabalha de forma diferente. Ela tenta renderizar por conta própria seus componentes, ao invés de deixar isso para o sistema operacional, como a maioria das outras API de interface gráfica fazem.
Esse conceito, eu tirei da Wikipedia mesmo, o link está aqui
Resumindo… Swing é uma API de interface gráfica que desenha/renderiza os seus próprios componentes, tirando esse trabalho do Sistema Operacional.

Sobre JavaFX:
Ele traz mais facilidade à compreensão do código(eu acho). Leia um pouco mais aqui e tem umas coisas na Wikipedia também
E, com certeza, está mudando(para melhor) os sistemas de quem está desenvolvendo com JavaFX usando suas ferramentas ao máximo e da maneira correta.

Como eu disse… Ainda não sei muito sobre JavaFX. Fiquei tão centrado em Swing, que não pesquisei além rs… Agora que estou dando meus primeiros passos em JavaFX, criando uns Frames, uns Buttons… Nada muito complexo. Mas estou gostando bastante.

Então…